Skip to content

10 dicas para ter um estilo de vida simples

Você sabia que a simplicidade é uma disciplina espiritual? Isso se deve aos textos bíblicos que destaca ela como uma marca da vida cristã. Por exemplo, em Mateus 6, a simplicidade cristã é enfatizada. Neste capítulo, Jesus fala sobre a presença do Reino de Deus no cenário humano e como sua prioridade deve ser valorizada acima de qualquer outra necessidade pessoal.

Jesus ordena categoricamente: “Não acumulem para vocês tesouros na terra”, em vez disso, “acumulem tesouros no céu” (v. 19-20). Podemos observar que “tesouros” podem ser tanto riqueza material quanto “outros ídolos” que podem ocupar nosso coração e retirar a centralidade devida ao Senhor. 

Portanto, para ter uma vida simples, segundo Jesus, não podemos nos apegar demasiadamente ao “tesouro”, seja ele qual for. “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (v. 21).

Se você deseja adotar um estilo de vida simples, aqui estão 10 dicas para incorporar esse estilo em seu cotidiano, extraídas do livro “Celebração da Disciplina”, de Richard Foster:

 

1) Compre as coisas pela utilidade que têm, não pelo status que conferem. 

2) Rejeite qualquer coisa que crie em você alguma dependência. 

3) Desenvolva o hábito de dar coisas. 

4) Recuse a propaganda da moderna quinquilharia eletrônica. 

5) Aprenda a desfrutar das coisas sem possuí-las. 

6) Desenvolva um apreço profundo pela criatividade. 

7) Critique de forma saudável todas as propostas do tipo: “Compre agora, pague depois”. 

8) Obedeça às instruções de Jesus sobre falar direta e honestamente: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mt 5.37). 

9) Rejeite qualquer coisa que seja instrumento de opressão. 

10) Afaste-se de qualquer coisa que o distraia de sua busca pelo Reino de Deus. 

 

Por: Mateus Silva de Almeida. Adaptado de O Clarim. Edição 70, pp. 19-20.