Nota de falecimento

Pr. Ildebrando Braga, da Convenção Norte
 
A CONVENÇÃO NORTE COMUNICA QUE DORMIU NO SENHOR NESTA QUARTA-FEIRA (29/08), O PR. ILDEBRANDO BRAGA. ELE ESTAVA INTERNADO  NO HOSPITAL DE CLINICAS EM BELEM  (PA) HAVIA ALGUNS DIAS E SEU QUADRO COMPLICOU COM UMA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA.
HOMEM DE DEUS, NASCIDO NO DIA 11 DE AGOSTO DE 1942, FALECEU AOS  70 ANOS DE IDADE, TENDO 28 ANOS DE PROMESSISTA E 20 ANOS COMO  PASTOR. ERA CASADO COM A DIACONISA LEONICE BRAGA, COM QUEM TEVE NOVE FILHOS, QUE GERARAM MUITOS NETOS E BISNETOS. PASTOREAVA ULTIMAMENTE A IAP EM BENGUI E EM CARMELANDIA, NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM.
FOI DIRETOR DE  PATRIMôNIO DA CONVENÇÃO NORTE NA GESTÃO DO PR. GUILHERME PINHEIRO E ERA PAI DO PR. THIAGO RIVOREDO, TESOUREIRO DA MESMA CONVENÇÃO. DEDICOU SEU TEMPO À FAMíLIA E À IGREJA, DEIXANDO SEU EXEMPLO COMO FILHO FIEL ATÉ A MORTE. NOSSOS SINCEROS SENTIMENTOS PELO MOMENTO DE SEPARAÇÃO E DESEJAMOS QUE A FAMILIA SEJA CONSOLADA PELO PODER DO ESPíRITO SANTO, ATÉ A VOLTA DE NOSSO SENHOR E REDENTOR JESUS CRISTO.
————————————————
 

Dorme um “galileu”

 
 
 
E todos pasmavam e se maravilhavam,dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando… das grandezas de Deus (?). (At 2:7 e 11)
 
 
 
Atos dois fala de uma multidão de pessoas: judeus que tinham nascido em dezessete nações, numa reunião internacional de cinquenta dias, em Jerusalém, para a agradecer a Deus pelas boas colheitas. A festa de Pentecostes! No último dia, entre um pequeno grupo que estava a orar já há alguns dias, desceu o Espírito Santo com grande poder, e começaram a falar em línguas estranhas, línguas espirituais, língua dos céus.
 
 
 
Quem estava falando essa maravilhosa língua? Galileus! Gente da Galiléia, uma das regiões da Palestina nos tempo de Jesus.  Gente conhecida por ser inculta e humilde; pessoas simples no falar e no viver, como Idelbrando da Costa Braga, nascido num vilarejo humilde, Maracanã-PA, em 1942. Homem que teve em Deus seu único recurso de vida. Fez-se parceiro do Espírito Santo como o único recurso para poder ser sal e luz neste mundo. Simples demais este homem!
 
 
 
Começou sendo salvo por Jesus quando se achava totalmente perdido no álcool. Deixou tudo para trás para seguir seu Mestre. Sempre guiado pelo Espírito Santo, o “galileu” de Maracanã chegou ao presbiterato em 24 de janeiro de 1992. Pastoreou o rebanho de Cristo por vinte anos, em quatorze igrejas locais, sempre apoiado integralmente por sua amada e fiel companheira Leonice da Costa Braga. Ontem, dia 29 de agosto, pela manhã, o homem simples do interior do Pará sofreu uma parada cardiorrespiratória e dormiu nos braços do seu Mestre.
 
 
 
“Enquanto viveu, deixou o exemplo de uma pessoa honesta, sincera, de bom caráter nos negócios, e acima de tudo, fiel ao seu Deus”, declarou um de seus filhos, Thiago Rivoredo Braga.
 
 
 
O “galileu” do Pará agora dorme tranquilo. Aguarda em paz o arcanjo Miguel, que sob o comando de Jesus, tocará a sua poderosa trombeta para despertar todos os que morreram em Cristo. São os bem-aventurados da primeira ressurreição. Se reunirá com gente de todas as tribos, povos, línguas e nações. Estará diante do Cordeiro, dizendo: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. (Ap 5:12)
 
 
 
Marli, Celeste, Ivone, Edilene, Arilene, Aldo, Débora, João e Thiago, sigam o exemplo de seu pai. Se vocês permanecerem fiéis até a morte, como seu pai, receberão a imperecível coroa de glória. Portanto, tenham sempre Cristo como modelo de vida e seu pai como inspiração humana.
 
 
 
Que o Espírito Santo, o Consolador, conforte a esposa, os filhos, os vinte e três netos e os oito bisnetos.
 
 
 
“Pastor Idelbrando, você não pode mais ler nem ouvir, mesmo assim eu escrevo e digo: você vai fazer falta neste mundo! Nos vemos na glória.”
 
 
 
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 
(I Ts 4:14-18)

 
Pastor José Lima de Farias Filho
 
Presidente da Convenção Geral da IAP
 

Semana Acadêmica de 1 a 4 de outubro

Kerigma – Reflexões sobre a Missão da Igreja

SEMANA ACADÊMICA.

1.    O que é?
Semana Acadêmica, é um evento voltado para alunos de teologia ou pessoas que gostem de uma abordagem séria sobre assuntos bíblicos e teológicos.
2.      Como acontece?
As ministrações acontecem em formato de palestras e são antecedidas por momentos de oração e louvor.
3.      Quando acontece?
De 1 a 4 de Outubro de 2012
4.      Onde Acontece?
Na Igreja Adventista da Promessa – Santana.
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 1168 – Carandiru / SP – Cep: 02010-000
Referente: Próximo à estação Carandiru do metro (Linha Azul)
5.      Quem participa como preletor? Nome, mini currículo (histórico ministerial e formação), foto…

Hermes Pereira de Brito (Dia 01-10)

Pastor desde Janeiro de 1995; Atuou por 02 anos como Coordenador de Assistência Social – CASAP, por 04 anos como Diretor de Patrimônio e 04 anos como Diretor Jurídico da IAP. Atualmente exerce a função de Vice-Presidente Geral da Convenção das Igrejas Adventista da Promessa.

Felipe José (Dia 02-10)

Missionário desde Agosto de 2010; Estudante do curso de Bacharel em teologia pela FATAP (Faculdade de Teologia Adventista da Promessa); Atuou como Diretor Financeiro da FUMAP (Gestão 2008-2012), Atualmente é Diretor Financeiro da FATAP.

Eleilton Willian de Souza Freitas (Dia 03-10)

Pastor desde Dezembro de 2011; Colaborador do DEC (Departamento de Educação e Cultura), Bacharel em teologia pela FATAP (Faculdade de Teologia Adventista da Promessa), Estudante do Curso de Bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo – FTBSP. Atualmente é Vice Diretor da FUMAP.

José Lima de Farias Filho (Dia 04-10)

Pastor desde Dezembro de 1998; Médio em Teologia pelo Instituto Bíblico Adventista da Promessa – IBAP; Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília – FTBB, e Faculdade Teológica Metodista Livre, São Paulo – FTML. Atualmente exerce a função de Presidente Geral da Convenção Adventista da Promessa.
6.    Tema central?
Kerigma (Kerigma)Reflexões sobre a missão da igreja.
Tema para cada dia?

Tema I: A igreja do Kerigma01/10/2012

Síntese: Nessa reflexão será abordada a natureza da igreja em atos dos apóstolos, o surgimento da Igreja Adventista da Promessa, vida, chamado e ministério do Pr. João Augusto da Silveira, a experiência do batismo no Espírito Santo e a proclamação da mensagem por todo o Brasil.

Tema II: A autenticidade do Kerigma 02/10/2012

Síntese: Nessa reflexão será abordada a diferença entre a falsa e a verdadeira proclamação. Mostrando que a pregação autentica contempla a fé em Jesus, a mensagem da cruz e o advento glorioso de Cristo.

Tema III: A amplitude do Kerigma. – 03/10/2012

Síntese: Nessa reflexão será abordado que não existem fronteiras para a proclamação, e que a mesma é contracultura e a cultural. A proclamação não está presa aos paradigmas institucionais, religiosos e sociais.

Tema IV: A essência do Kerigma. – 04/10/2012

Síntese: Nessa reflexão será abordado o cerne da proclamação, veremos que a proclamação está centralizada na pessoa e obra de Jesus Cristo; tendo como objetivo a redenção de todos os pecadores.
7.      Por que acontece?
É uma maneira de estimular os alunos bem como outras pessoas interessadas na reflexão teológica, além do ambiente acadêmico.
8.      Contatos e telefones para informação?
Fone: 11 – 3104-6402
E-mail: secretaria@fatap.org
Site: www.fatap.org/semanaacademica
 

Nota de falecimento

Irmão  José Luiz, pai do seminarista Luiz Eduardo, dormiu no Senhor

 

 Nesta terça-feira (11/09), dormiu no Senhor o irmão José Luiz, que estava acometido por um câncer. Oremos pelo filho, o seminarista Luiz Eduardo, e demais familiares.
 
 
Meu nome é Luiz Eduardo, filho do irmão José Luiz Caldas Nunes, que tem hoje 51 anos de idade. Nossa família sempre foi ativa na igreja. Por alguns anos meu pai reclamou de dores na coluna e no corpo, dores que pensava serem efeitos de sua enfermidade física (artrite psoriática). Há aproximadamente três meses, ele resolveu jogar bola na praia com os jovens da igreja e fraturou a coluna…
Só assim descobriu que estava com um câncer chamado “mieloma múltiplo”, que se manifestou na forma mais agressiva. Ele está internado em São Paulo desde então. Foram muitos momentos de tensão e também da providência de Deus. Minha mãe está todo o tempo com ele, até agora. Eu antecipei minhas férias da Fatap Interna, em julho, para poder ficar duas semanas com ele.
O tratamento de quimioterapia não regrediu a doença que afetou os pulmões, por isso agora terá que entrar com mais duas quimioterapias diferentes. Foi para a UTI e voltou. Nos últimos dias, sofreu dores terríveis que nem a morfina conseguiu aliviar. Fora isso, apareceram caroços nas costas que, se suspeita, são da doença. Apesar disso, sentimos a presença de Deus.
Nas primeiras noites, eu e minha mãe não estávamos mais aguentando. Noites sem dormir com ele sentindo dor e até delirando. Em uma das noites, fui orar à noite no sofá do quarto do hospital. Senti um desejo sincero no coração de pedir que ele fosse batizado no Espírito Santo. Após a minha oração individual, pedi que minha mãe lesse uma passagem bíblica e que orássemos, como de costume. Na oração entre nós, dei a mão para meu pai do lado direito do leito, enquanto minha mãe segurou sua mão do lado esquerdo. Começamos a orar, minha mãe falou em línguas e a resposta de Deus veio: ele foi batizado no Espírito Santo.
Entendi na prática porque Ele é o Consolador. Mas há momentos muito difíceis, em que sofremos muito, com a diferença de termos a confiança em Deus e Sua soberana vontade. Para mim é muito difícil estar no Seminário. Permaneço nos estudos por realmente desejar conhecer mais de Deus e por acreditar que essa ainda é a Sua vontade. Toda a família está muito apreensiva, sendo que tivemos duas perdas neste ano de2012. Afé do meu pai, sua confiança em Deus, é o que mais admiro nestes momentos. Contamos, portanto, com a oração dos irmãos.