DICAS DA LIÇÃO 2 – SOMOS IGREJA – Ser Igreja é Desfrutar de Bençãos Espirituais


1. O foco da lição é mostrar que a igreja (formada por todos os cristãos genuínos), desfruta de “bênçãos espirituais”. Esse termo pode ser novidade para alguns membros do corpo de Cristo. Por isso, sugerimos que o professor aproveite o comentário introdutório, que trata sobre a concepção de Paulo sobre bênçãos e a compare em contraste com a de alguns pregadores televisivos. Para auxiliar a discussão, recomendamos o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PvW738BT0nQ
 
 
 
2. Em seguida, se houver condições, o professor pode dividir a sala em quatro grupos dividindo os subtópicos da lição (que são quatro), entre eles, orientando-os a discutirem o conteúdo por alguns minutos. A proposta é que, após esse tempo de discussão, cada grupo possa compartilhar com os demais o que pode aprender. O professor, nesse momento, pode auxiliar na discussão emitindo eventuais comentários. (5 min. conversação; 5 min. exposição).
 
 
 
3. Quanto ao assunto do primeiro subtópico, que trata sobre a “eleição”, a partir da presciência divina (1 Pd. 1: 2), o professor pode aproveitar para ensinar que a salvação, por meio de Cristo, não é, como alguns entendem, o PLANO B, mas o PLANO A de Deus. Isso poderá ajudar o estudante a compreender melhor a doutrina da graça.
 
 
 
4. Para auxiliar na exposição do segundo sub-tópico, o qual fala sobre “adoção”, sugerimos um vídeo com o testemunho de um jovem com necessidades especiais que foi adotado. Acreditamos que, com um pouco de habilidade, o professor pode fazer uma boa aplicação. Segue o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=uqdtsEQBndc
 
 
 
5. Para ilustrar o ensino do quarto subtópico, “Fomos selados com o Espírito”, sugerimos que o professor use a sua criatividade e elabore uma dinâmica simples em que os envolvidos possam receber uma “marca de pertencimento” (selo). O professor deve aproveitar esse assunto para ensinar que TODO cristão genuíno é selado com o Espírito Santo, independentemente de ter sido “Batizado no Espírito Santo”.