Nota de falecimento

Dsa. Aynê Sodré Fonseca, da IAP em Vila Medeiros (SP)
 
 
Faleceu nesta terça-feira, 16 de abril de 2013, a Dsa. Aynê Sodré Fonseca, da IAP em Vila Medeiros (SP). Setenta e oito foram os anos que o Senhor Deus lhe permitiu viver. Pode-se afirmar que foram anos bem vividos dos quais, em sua maioria, serviu ao Senhor. A nossa querida irmã Aynê agora faz parte da galeria dos bem-aventurados citada em Apocalipse 14:13: E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem”.
Faltam-nos palavras para dizer tudo o que a vida dessa mulher representa para a Igreja Adventista da Promessa. Ela dedicou grande parte do seu tempo para a obra do Senhor, seja por meio das funções exercidas na igreja, em suas visitas aos enfermos, na prática do amor e na operosidade de sua fé. Estimada pela sua família e pela igreja, zelosa dos princípios cristãos e dedicada no exercício da filantropia, ou seja, uma verdadeira serva de Deus. Além de ser sempre ativa na Sofap, exerceu o diaconato por 32 anos. Fica registrada a nossa gratidão, em nome de Jesus Cristo, o Senhor da Igreja Adventista da Promessa, por tudo o que ela fez.
A Dsa. Aynê, foi casada com Pb. Sebastião Fonseca e deixa cinco filhos:  Edson Antônio Fonseca, Elcio Daniel Fonseca, Elisabete Fonseca de Oliveira, Elisete Sodré Fonseca Cipriano e Elder Carlos Fonseca, além dos genros  Moyses de Oliveira e Vicente Cipriano, e noras Miriam Barbosa Fonseca, Rita Borges Fonseca e Márcia Cristina de Lima Fonseca.
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (I Ts 4:15-17)
O corpo está sendo velado no Templo da IAP em Vila Medeiros (Rua Eurico Sodré, 275 – Vila Medeiros). O culto fúnebre será na quarta, às 9 horas, e em seguida o sepultamento ocorrerá no cemitério Primavera I (11 horas) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 3535, Taboão – Guarulhos (SP).
 
Pr. Josiel Euzébio Peixoto, da IAP em Vila Medeiros

DICAS DA LIÇÃO 3 – SOMOS IGREJA – Ser igreja é… existir para glória de Deus


Prezado professor, é com muita alegria e satisfação que publicamos as dicas desta lição. Esperamos em Deus que estas lhes sejam úteis para a ministração da lição. Fique à vontade para utilizar as que você julgar possíveis para o seu contexto e até para adaptar à sua realidade, se necessário. As dicas são estas:
1) Mais conteúdo: baixe os slides desta lição (link: http://portaliap.org/slides-licao-somos-igreja/ ). Veja também os comentários adicionais no Portal IAP e traga mais conteúdo para sua aula.
2) Introdução: A introdução da lição nos informa que, através da oração de uma pessoa, é possível saber quem verdadeiramente ela é. Bom, antes de ler a introdução, distribua, entre os alunos, uma folha de papel e peça-lhes que escrevam uma oração pessoal. Peça que sejam bem leais aos desejos de sua alma. Após uns 3 min., leia a introdução e fale para cada aluno, silenciosamente ou não, comparar sua oração com a de Paulo. Leve-os a refletirem sobre o que andam orando a Deus.
3) Leve algum aparelho eletrônico para a igreja (de preferência um pequeno, como celular, liquidificador, batedeira, chapinha etc.). Um só é suficiente. Mostre o mesmo para os alunos e faça a seguinte pergunta: Como podemos descobrir a maneira correta do funcionamento deste aparelho, com detalhes. A resposta esperada é: no manual do fabricante. Neste momento, você deve apresentar o manual do fabricante do aparelho que você levou. Mostre-o e fale, em rapidíssimas palavras, sobre sua importância. Pergunte se alguém tem costume de ler manuais. Pois bem, aonde estamos querendo chegar? É que a lição desta semana tem a ver com a razão da existência da igreja. Onde nós descobrimos como a igreja deve funcionar? A igreja também tem o seu manual: a Bíblia Sagrada. Nela, o dono e construtor da igreja deixou-nos diretrizes para o seu bom andamento. Diga que, na presente lição, vamos estudar algumas destas diretrizes. A partir desse momento, inicie os tópicos da primeira parte da lição: “PARA A IGREJA SABER”.
4) Você também pode utilizar o método das perguntas de maneira diferente e mais interativa. Divida a classe em duplas ou trios e peça aos alunos que reflitam sobre a questão 05 e elaborem uma resposta para essa questão. Dê cinco minutos para que conversem e mais cinco minutos para que os grupos compartilhem o que refletiram na discussão.
5) Finalize a primeira parte da lição mostrando novamente o aparelho eletrônico que levou para a sala de aula e o seu manual. Pergunte para os alunos o que acontecerá, se o eletrodoméstico não for usado seguindo as orientações do manual. Pergunte, também, o que pode acontecer com a igreja, se ela não pautar a sua conduta neste mundo obedecendo às prescrições do criador. Em seguida, apresente com determinação as duas aplicações.
6) O tópico “Desafio da semana” é muito importante, pois, a partir dele, os alunos são encorajados a colocar em prática tudo o que aprenderam por meio desse estudo. Dessa forma, você, professor, deve desafiá-los a essa prática. Não se esqueça de fazer isso! Nesta semana, marque um encontro com seus alunos para conversarem sobre as necessidades do bairro onde a igreja em que vocês congregam está inserida. Reflitam sobre o que vocês podem fazer, como igreja, para ser sinal de Deus nesta comunidade. E não só reflitam: façam!

Convenção Nordeste Oriental

Assembleia teve culto e reunião entre os pastores

 

A Convenção Nordeste Oriental realizou sua 1ª Assembleia no dia 6 de abril de 2013, no Alto do Eucalipto, no Centro de Vivência Cristã, Vasco da Gama (Recife- PE). Foi uma linda festa.
Pela manhã após o início pelo Superintendente Regional, Pr. Cláudio Silva Freire, o Pr. José Lima, presidente da Convenção Geral ministrou a mensagem do Projeto Proclamar. Á tarde, foi realizada a apresentação dos relatórios de secretaria, tesouraria e departamentos, e noticiado o relato das viagens a Moçambique, pelo Projeto Plantando Esperança, pelo Pr. Sebastião Xavier e Pr. José Lima. O Pr.  Valdecir Alves de Melo, Superintendente da Convenção Sul Matogrossense e representante da Junta Geral, impetrou a benção apostólica.
À noite, realizou-se grande culto de adoração, ocasião em que o Pr. Eneias da Costa, secretário da Convenção Sul Matogrossense e representante da Junta Geral, ministrou a Palavra de Deus e, em seguida, várias pessoas receberam a oração dos pastores. A reunião contou com a participação mais de 300 irmãos vindos do sertão, agreste e zona da mata de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e região Metropolitana Recife, além da presença do Pr. Wilton Coelho, diretor de Patrimônio da Convenção Rio Grande do Sul. O evento contou também com a presença de outros irmãos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o Ms. Sandro Lucena, da Convenção Bahia. No domingo, houve uma reunião com os pastores, momento em que Deus realizou milagres e restaurou ministérios. A Diretoria da Convenção Regional é grata a Deus por tudo o que Ele fez naquele final de semana.