Formatura e Junta Geral Deliberativa

Eventos acontecem a partir de sábado


O Seminário Interno de Vila Medeiros convida a todos para a formatura da turma de seminaristas 2014, que será no dia 23/05/15, na IAP em Vila Medeiros, a partir das 19 horas. São novos trabalhadores para a Seara de Cristo, glória a Deus!
Na segunda-feira (25), na Chácara Canaã em Cosmópolis (SP) se inicia mais uma reunião da Junta Geral Deliberativa, reunindo toda a liderança da IAP – Convenção Geral e Convenções Regionais. O evento está previsto para se encerrar na quarta (27/05). Oremos por este importante evento no calendário anual da IAP, para que o Senhor da Igreja dirija todas as decisões.
 

Amnésia da alma

Embriagar-nos com nossa prosperidade é como idolatrar nossas conquistas, esquecendo-nos daquele que nos deu vida, saúde, inteligência, dons e oportunidades

“Onde está o menino que matou o gigante?…” É uma pergunta em meio a outras similares de uma antiga música da Banda Gerd, lembra-se?
Alguma coisa aconteceu de muito errado com a noiva de Cristo. As últimas décadas só fizeram piorar comportamentos e atitudes. Em linhas gerais, a comunidade dos santos é cada vez mais parecida com o retrato social, cultural e filosófico vigente.
Sorrateiramente no começo e descaradamente hoje, práticas pra lá de prejudiciais entraram, sem nenhuma cerimônia, na chamada agenda gospel. Dialogar com a cultura e saber interagir com o que ela tem de bom é uma coisa, outra coisa bem diferente é ser engolido vivo pela cultura e tudo o que isso representa, seja bom, seja mal.
Exemplos ruins não faltam. A reverência no momento da leitura Bíblica, no sentar e no levantar, na oração logo ao entrar no templo, foi substituída por irreverência. O zelo e o cuidado espirituais com a própria vida cederam lugar para um relativismo cínico. O legalismo ruim descambou para um liberalismo ainda pior, deixando a míngua itens como equilíbrio e temperança. Enfim, piratear, imitar, fingir, prejudicar, camuflar e disfarçar, fingir ser o que não é já são comportamentos corriqueiros e tranquilos para muitos cristãos da pós-modernidade.
Como chegamos a este quadro? Onde foi parar o temor, o respeito, a devoção, a piedade, a santificação? Onde? Vou arriscar uma resposta através de uma palavra: prosperidade. Isso mesmo, uma coisa boa se não for bem administrada pode virar uma coisa ruim.
A “classe média gospel brasileira”, seja lá qual for o critério para ser membro desta “classe”, pois é só uma opinião, não tenho dados estatísticos nem científicos para definir tal classe, a não ser os dados dos institutos de pesquisas que classificam por TV, computador, geladeira, máquina de lavar, microondas etc.
Voltando ao assunto, a “classe média gospel brasileira” ficou desvairada com todos os bens e entretenimentos sem fim que passou a ter acesso. Empanturrou-se com um pouco de tudo. De vez em quando, tem uma azia, enfrenta um vômito, passa mal. Mas pouco reage, parece embriagada e hipnotizada por suas pequenas e passageiras conquistas.
Tal cenário causa uma espécie de amnésia da alma, que é a perda da memória total ou parcial. No caso da alma, o centro da nossa vontade, emoção, desejo, esperança e fé, o que vejo é uma amnésia parcial, porém perigosa. É parcial porque, semana após semana, os templos estão cheios. É perigosa porque, semana após semana, o que se confirma é um contingente de seguidores conformados e confortáveis com a frouxidão, o descaso, a indiferença, a desobediência, todos crendo que tudo está bom como está.
E na minha humilde opinião, não está bom. Fomos gerados na fé para bem mais que estatutos, regras, proibições, aparências. Tudo isso, se limitado a frieza da letra, só faz levar o indivíduo e suas práticas bem longe de Jesus, o Senhor e Mestre dos relacionamentos profundos, das mudanças radicais, do amor incondicional.
Embriagar-nos com nossa prosperidade é como idolatrar nossas conquistas, esquecendo-se daquele que nos deu vida, saúde, inteligência, dons, oportunidades e caminhos para prosperarmos, ou seja, esquecendo-se do único capaz de colocar-nos em caminhos de vida que nos levem a prosperar.
Walter Brueggemann tem um pensamento que sintetiza brilhantemente este meu texto: “Moisés sabe que a prosperidade produz amnésia”. Quantas vezes aquele povo do deserto testemunhou e foi alvo das prosperidades dadas pelo próprio Deus? E quantas vezes, quando no desfrute da prosperidade imerecida, esqueceram o Deus doador?
Reconhecer o que temos e somos com gratidão a Deus, em todos os nossos caminhos, é mais que necessário, é fundamental para não sermos vencidos pela soberba, pelo orgulho besta e por nossa indomável carne. Lembre-se e nunca esqueça enquanto é tempo, antes que venham os anos nos quais não teremos mais contentamento.
 
 
Pr. Edmilson Mendes congrega na IAP em Pq. Itália (Campinas – SP) e integra o Departamento Ministerial – Convenção Paulista e Geral.

Capelania Prisional participa de programa de rádio

Equipe de Capelania treina equipe em Ribeirão Preto (SP)

Em 2 de maio, a equipe de Capelania Prisional, representada pela missionaria Solange de Oliveira, ministrou treinamento a novos interessados no projeto de capelania em  Ribeirão Preto (SP).

Na parte da manhã, foi apresentado o projeto de Capelania nas igrejas do VI distrito. Foi realizada uma palestra às 17 horas, na IAP do Jardim  Itaporã, onde compareceram representantes da igreja local, Vila Virginia, Sertãozinho e Brodoswki.

Foram abordados assuntos relacionados à Capelania Prisional. À noite, foi realizado um culto de adoração a Deus com muitos louvores. A irmã Daiana, ex-presidiária, contou seu testemunho e a igreja foi impactada pela presença gloriosa do Senhor. Um a um, saíram do seus lugares e foram abraçar a irmã Daiana. Foram momentos inesquecíveis. Deus seja louvado!

No domingo, a equipe participou do Programa “Café com Bíblia” na Rádio Benção, FM 107,5, elevando o índice de audiência da emissora. Ouvintes escreveram dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Europa e outros. O nome do Senhor foi engrandecido. Os participantes do programa não conseguiram conter as lágrimas, sentindo grandemente a presença de Deus nos estúdios da rádio. A Deus seja toda glória para sempre.

O pastor José Cicero Agradeço a todos que estiveram no evento e por aceitar o convite, “que Deus continue abençoando essa obra tão gloriosa”.

A equipe de capelania prisional agradece os organizadores deste evento em especial, Lidiane Larissa, Rose Bim, Ideraldo, Daiana, pastor CÍcero e toda sua equipe e Alex, missionário responsável pelo programa “Café com Bíblia”.
Solange Carvalho de Almeida Oliveira
Coordenadora de Capelania Prisional da IAP

IAP em Juazeiro do Norte (CE)

Celebrando a Deus pelo primeiro aniversário

No dia 17 de maio a IAP Juazeiro do Norte comemorou seu primeiro ano de vida.

Foi realizado no sábado (16) um grande culto de gratidão a Deus pelo lindo templo e pelos frutos visíveis neste ano. Participaram 110 pessoas, dentre estas, membros das igrejas da região (Palestina e Guigó), além dos pastores José Carlos (Tesoureiro da Convenção Paulistana e integrante da Junta de Missões), Davi Salviano (Diretor do Demi – Convenção Paulistana) e Marisvaldo (Diretor do Departamento Regional de Evangelismo e coordenador distrital).

Neste culto de adoração a Jesus, foram apresentados os frutos deste ano de trabalho: 55 pessoas matriculadas na igreja, bênçãos dos projetos da igreja local, Pequenos Grupos, cursos bíblicos, curso de instrumentos musicais, estudo da lição bíblica nos lares, retiro para jovens e, no próximo mês, encontro de casais.

A colheita está sendo feita! Mais frutos virão, em nome de Jesus!
Missionário Franci José

Dicas de lição 8 – CRISTÃOS DE VERDADE – "Ame do jeito de Deus"


01. Devocional Diário: Não se esqueça de ler a Bíblia e de orar por seus alunos e pela Escola Bíblica diariamente, conseguindo, assim, autoridade espiritual, para facilitar a compreensão de todos.  Utilize a Leitura Diária.
 
02. Slides da lição: Utilize os slides da lição, que o ajudam a expor o conteúdo da lição bíblica de maneira visualmente moderna e fácil. Baixa os slides agora: http://portaliap.org/slides-licao-cristaos-de-verdade/
 
03. Comentários adicionais: Acesse este material extra para ajudar a expor melhor o conteúdo a seus alunos:  “Deus: amor e justiça”, “Amor por apreciação”, “A necessidade da morte de Cristo” e “Amor, não egoísmo”. Disponível em: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/08/LB-311_Comentarios-Adicionais.pdf
 
03. Dinâmica: Envie antes da aula para seus alunos, via: e-mail, whatsapp e redes sociais, ou pessoalmente, a pergunta para seus amigos não cristãos, do trabalho, escola, academia e etc.: “O que pensam sobre amor? Depois em sala de aula, peça que exponham a resposta (não precisa dizer o nome da pessoa); após esta exposição, e da ministração da lição, no final do estudo, peça que falem o sentido de amor bíblico, aprendido na lição para esses amigos não crentes (podem ler o estudo da lição 8 com eles).
04. No tópico “a vivência do amor”, mostre aos seus alunos um vídeo por título “ame o seu próximo”, que mostra biblicamente a motivação pela qual devemos amar as pessoas. Encontre vídeo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=dvkfBjw6k20