O que preenche o vazio que há dentro de nós.
Continue reading- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa
O que preenche o vazio que há dentro de nós.
Continue readingÀ IGREJA, COM CARINHO
Devoção: Professor lembre-se de dedicar uma parte do tempo para investir em sua vida devocional. É imprescindível que você ore a Deus, leia e estude a Bíblia Sagrada e interceda por seus alunos. Não se esqueça de pedir ao Espírito Santo para transformar a vida de cada um de sua classe também nos momentos em que a lição estiver sendo ministrada.
Slides: Acesse o link AQUI, faça o download dos slides e utilize-os para enriquecer ainda mais o estudo da lição.
Comentários adicionais: Os comentários adicionais são um auxílio a mais no preparo de sua aula. Nesta lição 2, temos os seguintes comentários: “Esboço das cartas”; “Anjos=mensageiros”; “Jesus, o princípio da criação”; e “Conhecimento absoluto”. Veja os comentários:
Dinâmica para introdução: Traga um manual de instruções de qualquer tipo: manual de carro, manual de eletrodoméstico, bula de remédio, etc. Destaque as orientações mais importantes e pergunte aos alunos quais são as utilidades de ser ter essas orientações. Diante dessa abordagem, mencione quão importantes são as cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia Menor. Lembre os alunos de que elas simbolizam a totalidade das igrejas em todos os tempos e, consequentemente, tem a ver com nossas igrejas locais.
Observação: Ao iniciar a primeira parte, “O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO”, não deixe de observar que as sete igrejas NÃO representam sete eras da igreja cristã, como alguns pensam erroneamente.
Dinâmica para o desenvolvimento das perguntas: O próprio professor deve responder a primeira pergunta da lição e então, para dar continuidade, a classe se dividirá em sete grupos, cada grupo estará responsável por uma igreja (Éfeso, Ermirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia). Os grupos podem ser maiores ou menores, conforme a quantidade de participantes da Escola Bíblica, podendo, inclusive, distribuir duas igrejas para cada grupo, se o professor preferir. Todos os grupos terão 7 minutos para analisar suas igrejas respectivas. Seguem alguns exemplos:
Cada grupo apresentará todas as suas conclusões. Ao término das apresentações, as perguntas 2, 3 e 4 já terão sido respondidas automaticamente.
Sobre Ap 3:14, no item 1, referente à igreja de Laodicéia, caso deseje enfatizar, cite também a explicação do livro da FATAP “Teologia Sistemática: A doutrina de Cristo e do Espírito Santo”, na página 19. Segue uma parte do texto na íntegra:
“Muitos se apegam à expressão princípio da criação de Deus para também defender que Jesus teve um começo ou um princípio; esse, porém, não é o ensino do texto em questão. Segundo os autores do livro Resposta às Seitas – um manual popular sobre interpretações equivocadas das seitas, o termo grego arché, traduzido como “princípio”, nesse versículo, traz o sentido de “aquele que começa”, “origem”, “fonte” ou “causa fundamental”. Esse versículo, então, enfatiza apenas que Jesus é o arquiteto da criação (Hb 1:2)”.
Vídeo: Na segunda parte da lição, o TEXTO BÍBLICO APLICADO, ao trazer a discussão as duas perguntas aplicativas, apresente o vídeo que se encontra no link: https://www.youtube.com/watch?v=8rEjfXdJbx8. Individualmente e como igreja, temos ouvido a repreensão do Senhor?
Dinâmica para conclusão: Em um segundo momento, distribua entre os irmãos tiras de papel com as promessas que foram feitas às sete igrejas e que estão descritas no item 2 da parte aplicativa, “Levemos a sério as promessas de Jesus a sua igreja”. Se possível, dê a cada irmão a promessa correspondente à igreja que foi estudada por ele com seu grupo. Que levemos a sério cada uma dessas promessas.