Nota de falecimento

No último sábado, o Senhor recolheu a vida do pr. Daniel Ferrari, aos 72 anos. A Diretoria da Convenção Regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo está num momento de profunda tristeza e quase sem palavras, lidando com essa perda de homem de Deus, íntegro durante toda sua vida e sempre defensor do Evangelho.
Assim como toda a sua família está se sentindo triste, todos nós compartilhamos essa tristeza. Porém, Deus é sabedor de todas as coisas e não questionamos sua soberania.
Como cristãos, entendemos que nossa pátria não está aqui na terra, mas nos céus. Como o pr. Daniel Ferrari, devemos caminhar com Cristo, para quando chegar nossa hora, dizer sem vacilar: “COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ”.
Este homem de Deus está guardado no sono que a Bíblia menciona, o sono dos justos, para acordar no dia da volta de Jesus, que todos esperamos.
Que Deus possa, por meio do Espírito Santo, consolar todos os corações que choram.
Diretoria da Convenção Rio de Janeiro e Espírito Santo
 

Dicas da Lição 13 – “O triunfo do Filho do Homem”

O triunfo do Filho do Homem

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

  1. Introdução: pergunte a seus alunos, qual das lições mais eles aprenderam, ou qual foi mais marcante a eles? Diante disso recapitule de maneira breve, os 12 temas estudados neste trimestre.
  2. Item 1: sobre “A ressurreição de Jesus” exiba o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t78B3DTtrBk. Nele vemos Maria tendo a visão do Senhor ressuscitado. Aplique no conteúdo estudado.
  3. Itens 2 e 3: Estes itens tratam das aparições e Comissão de Jesus aos seus discípulos. No inicio do item 3, a lição explica que Jesus disse que: importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos (Lc 24:44b). Diante deste detalhe, peça na hora da lição que seus alunos, em 1 minuto encontrem textos no Antigo Testamento que falem da vinda do Messias, de seu sofrimento e ressurreição.
  4. Item 4: Este item tratará da ascensão do Senhor, e temos um vídeo de arqueólogos cristão que mostram um pouco desta cena e nos encorajam a cumprir a missão até que Jesus volte. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iqq7AwBqtBQ. Aplique o vídeo no conteúdo estudado.

 

Comentários Adicionais

Item da lição: “A ressurreição de Jesus e As aparições de Jesus”
1. Sepulcro vazio:
“A narrativa de Lucas sobre ressurreição chama atenção ao túmulo vazio (vv. 1-12), à conversa de Jesus com os dois discípulos na estrada de Emaús (vv. 13-35) e à aparição de Jesus aos discípulos (vv.36-43). Neste Evangelho, as aparições acontecem ao redor de Jerusalém, mas não lemos nada sobre aparições do Senhor ressurreto na Galiléia.” (ARRINGTON, French L. & STRONSTAD, Roger (Editores). Comentário bíblico pentecostal: Novo Testamento. Tradução: Luís Aron de Macedo e Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.474).
2. Sepulcro vazio 2:
“Jesus morreu em Jerusalém, e Lucas mostra que esta cidade é o lugar da vitória do Senhor e onde a Igreja recebe o poder do Espírito para evangelizar o mundo. Os discípulos de Jesus ficam surpresos com seu triunfo sobre a morte. Até eles têm de ser convencidos de que Jesus ressuscitou.” (Ibidem, p.474).
Item da lição: “A comissão de Jesus”
3. Escrituras cristocêntricas:
“A divisão solene das Escrituras na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos (as três divisões da Bíblia Hebraica) indica que não há parte alguma da Escritura que não dá testemunho de Jesus. Este, aliás, parece ser o único lugar do Novo Testamento onde esta tríplice divisão é explicitamente mencionada.” (MORRIS, Leon L. O Evangelho de Lucas. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, 1983, p.321).
4. Missão poderosa:
“O Jesus ressurreto tem o poder para enviar o Espírito. Sua autoridade não é limitada como era durante os dias do Seu ministério terrestre. A promessa de meu Pai é designação incomum do Espírito Santo, e ressalta o lugar da promessa divina na Sua vinda. Os discípulos não devem tentar a tarefa de evangelização com seus próprios parcos recursos, mas, sim, devem aguardar a vinda do Espírito.” (Ibidem, p.322).
Item da lição: “A ascensão de Jesus”
5. Ascensão:
“Agora que a ascensão aconteceu, eles não mais estão em desespero. A alegria se torna o tom da vitória. Nenhum outro pode conseguir vitórias para Cristo. Os sinos tocaram no céu, para saudar o retorno de Jesus ali, mas Ele fez com que tocasse o carrilhão de alegria na terra nos corações humanos, em todas as terras e por todos os tempos.” (ROBERTSON, A. T. Comentário Lucas: à Luz do Novo Testamento Grego. Tradução: Luís Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD, p.398).