A pós-verdade e a fé cristã

Quando o que “eu sei”, o que “eu acho” e o que “eu faço” predominam, não estamos seguindo a Palavra de Deus

 
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (Jo 8.32)
Pós-verdade é um neologismo  utilizado pela primeira vez pelo dramaturgo Steve Tesich  em 1992, que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais. A Universidade Inglesa de Oxford classificou esta palavra como principal para esclarecer muitos acontecimentos políticos pelo mundo. Se algo está sendo dito repetidas vezes nas redes sociais, alcançando respaldo nas convicções pessoais, independente de que seja verdade ou não, passa a ser assimilado como um fato pela maioria. E, desta forma, baseado no “eu”, as pessoas montam um “kit” dessas verdades aparentes e passam a nortearem-se por elas. Mas, será verdadeiro um assunto ou posicionamento por ter sido massificado? Nem sempre. Muitas vezes, temos presenciado a verdade vir à tona, mesmo depois de um assunto ter virilizado nas redes sociais. No entanto, mesmo que a verdade apareça, as pessoas preferem continuar acreditando na mentira, por estar de acordo com a sua ótica. O que prevalece é o seu “achismo” independente da verdade. Assim, rejeitam a verdade e escolhem a pós-verdade.
Gostaríamos muito que o termo “pós-verdade” fosse aplicado apenas às notícias políticas, porém, temos visto este fenômeno relacionado aos valores espirituais. Por isso, o aumento dos desigrejados (sem igreja) ou poligrejados (participam em mais de uma igreja). Nestes casos, formam um kit religioso pessoal e ficam sem uma igreja para servir ao Senhor ou participam em várias igrejas simultaneamente. Por exemplo, congregam em uma igreja pela música, em outra pelo ensino ou pregação, e ainda em outra pela estrutura física do prédio. Este comportamento, por ser similar ao “pós-verdade” da área política, gera insatisfação e muitas vezes reflete a aceitação da velha mentira de Satanás no Éden, ao relativizar a Palavra de Deus e escolher seu próprio destino.[1] Ou seja, uma exaltação exacerbada do “eu”. Quando o que “eu sei”, o que “eu acho”, o que “eu faço” predomina, independente da Bíblia Sagrada e do modelo de Cristo, isso equivale a se colocar embaixo do senhorio de Satanás e trilhar o caminho da apostasia que conduz à perdição. É querer ser igual a Deus, quando na verdade, não passa de um minúsculo “deus”.
Para a fé Cristã alguns valores são inegociáveis como a Bíblia, a Igreja e Jesus Cristo.
A Bíblia é inspirada[2] e inerrante[3] em seu conteúdo; eterna;[4] clara nos princípios Divinos;[5] suficiente para mostrar os propósitos do Reino de Deus;[6] indispensável para o crescimento espiritual[7] e uma revelação especial do Evangelho Eterno.[8]
A Igreja, apesar de suas fraquezas e ainda não estar glorificada, Ela é a Noiva do Cordeiro;[9] o Corpo de Cristo;[10] a Família[11] e a Lavoura[12] de Deus; o Sacerdócio Real, a Nação Santa, o Povo adquirido de Deus;[13] o Rebanho[14] e o Edifício[15] do Senhor. A perfeição será após o arrebatamento da Igreja, na glória eterna.
Quanto à Cristo, Ele é o personagem central da Bíblia, do evangelho e da história.[16] O princípio e a finalidade de todas as coisas.[17] O Rei dos reis e Senhor dos senhores.[18] O único salvador por viver de maneira santa,[19] morrer na cruz[20] e ressuscitar.[21] [22]
Saciemos nossas vidas nas fontes da salvação que jorram profusamente da Bíblia Sagrada. Perseveremos com os nossos irmãos na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.[23] Aceitemos, ministremos e celebremos a “verdade” libertadora de Cristo[24] pois podem passar os céus e a terra, mas essa verdade nunca será “pós”.
[1] Gn 3.1-5
[2] 2 Pe 1.21
[3] Lc 16.17
[4] 1 Pe 1.25
[5] 2 Tm 3.16
[6] Hb 4.12
[7] Sl 1
[8] Rm 15.4
[9] 2 Co 11.2
[10] 1 Co 12.12-31
[11] Ef 2.19
[12] 1 Co 3.6-9
[13] 1 Pe 2.9, 10
[14] Sl 100.3
[15] 1 Co 3.9
[16] Jo 1.1-3
[17] Cl 1.16
[18] Ap 19.16
[19] Hb 4.15
[20] Jo 19.30
[21] Jo 14.6
[22] At 7.55, 56
[23] At 2.42
[24] Jo 8.32

Dicas da lição 13 – "Crescimento sobrenatural"

Uma das marcas do avivamento autêntico

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 13, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/03/LB327_13.mp3
Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
Slides da lição: Baixe o slide da lição 13, acessando o link: http://backup.portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-327/#downloads e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Dinâmica: Baseada na “Parábola do Semeador” (Mateus 13:1-9).
Objetivo: Levar os participantes a conclusão da Palavra e a definição pessoal de como o cristão pode ajudar no avivamento da igreja e consequentemente qual sua participação no crescimento sobrenatural da igreja.
Material: Pedaços de cartolina recortadas em forma de semente; Na parte de trás, tiras de papéis coladas com as perguntas que serão solicitadas no desenvolvimento da dinâmica: SUGESTÃO DESENHO:

Desenvolvimento: Ao abordar o item 2 da Aplicação “Em favor do crescimento da igreja, trabalhemos”, dê as sementes a quatro pessoas diferentes e rapidamente leia a parábola do semeador. Após isso, peça a cada participante que leia a pergunta na tira de papel. Quem ler a pergunta deverá responde-la. Desse modo, um participante vai ler: “Quem é o semeador?” (Ouça a definição do irmão que está com esta pergunta), outro: “Quem é a terra fértil” (Ouça a definição do irmão que está com esta pergunta), outro: “Quem é a terra seca, ( Ouça a definição do irmão que está com esta pergunta)“, outro: “Quem é o deserto?”( Ouça a definição do irmão que está com esta pergunta). A atividade toda deve ser concluída em 5 minutos. Ao final, o (a) professor (a) deve solicitar para toda a classe uma autoavaliação sobre o ato de lançar as sementes da palavra e aguardar no Senhor, pois a terra fértil está à espera das nossas sementes. Quanto mais semearmos a semente do evangelho, mais crescimento haverá na casa do Senhor.
Ilustração: Releia o último parágrafo do item 2 “As circunstâncias do crescimento”, e faça uma comparação com a planta “dente de leão”. Mostre no Datashow a figura da planta abaixo ou se preferir, faça o download no link https://www.saudedica.com.br/os-12-beneficios-do-dente-de-leao-para-saude/

– A comparação deve ser feita no sentido de que a igreja se espalhou na terra sob perseguição a fim de dar bons frutos. Ela nasceu e cresceu para ser bênção de Deus no mundo, levando a cura aos enfermos pela proclamação do evangelho.
Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!
Colaborador (a): Ivanilde Hilário Prado Vieira serve a Deus na IAP em Pq. Edu Chaves, São Paulo – SP.
Editor: Jailton Sousa Silva
 

Coronavírus – Mensagem da Convenção Geral aos promessistas

Queridos irmãos e queridas irmãos, a paz do Senhor Jesus a todos. Muitas são as preocupações e mensagens que temos recebido sobre o coronavírus. Já publicamos a alguns dias atrás texto com ênfase no esclarecimento e prevenção e outras ações nas redes sociais que publicaremos nos próximos dias. Além disso, queremos aproveitar esse espaço para apresentar algumas outras recomendações:

1-      Devemos nos precaver, em todo o território latino americano, mas não devemos entrar em estado de choque ou contribuir com distribuição de fake news, que mais atrapalha do que ajuda o serviço de saúde do nosso país;

2-      É importante tomarmos cuidado com grandes aglomerações de pessoas e, por isso, devemos praticar os hábitos de higiene que estão fartamente divulgados na mídia;

3-      Ao ir à igreja temos o gostoso hábito de cumprimentar uns aos outros com aperto de mão e abraços. Pelo menos dentro desse período de crise do vírus, pedimos que todos sejam orientados a evitar esses cumprimentos, diminuindo o risco de contágio;

4-      Se apresentar sintomas (fartamente divulgados) ou estiver doente, dê preferência por ficar em casa;

5-      Se houver ceia programada ou apresentação de crianças nos próximos dias, converse com a liderança para que seja combinado o adiamento;

6-      Ofereça álcool gel na entrada e saída de todos os cultos;

7-      Tome maior cuidado com as crianças e tenha maior atenção com nossos idosos, faixa de maior risco da doença.

Por tudo isso, entendemos que tomando os devidos cuidados, devemos nos manter congregando e unidos em oração por nossos irmãos em Cristo, pelo Brasil e pelo mundo, em especial por aqueles que têm sofrido com sintomas, estão infectados ou em situação de risco de vida. São muitas as crises que nosso país tem passado e essa pandemia mundial só aumenta o temor e a insegurança de viver em nossos dias, mas seguimos confiando em Jesus e cumprindo a missão, por meio da palavra e da ação, na expectativa de que tudo volte a normalidade. Ore ao Senhor, levante um clamor pelo mundo e que o próprio Deus tenha misericórdia de nós. Que possamos em meio a crise, descansar seguros no amor de Jesus Cristo.

Diretoria Geral da IAP.

Igreja Discipuladora

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”Mateus 28:19

Jesus Cristo deu uma ordem expressa para sua igreja: fazer discípulos em todas as etnias da terra. Essa é a grande comissão que, por muito tempo, costumava colocar a ênfase no ide e, consequentemente, o imperativo se referia apenas ao verbo ir. Mas, será que esta frase dita pelo Mestre (e repetida muitas vezes por sua igreja) está ordenando apenas que precisamos ir? Seguramente, não. Hoje, entendemos biblicamente que o grande foco da missãoé fazer discípulos. Assim, tal compreensão não altera apenas a concepção, bem como a práxis da igreja.
Ficamos espantados com a situação da igreja contemporânea: o ativismo tem “drenado” as energias e os esforços da liderança eclesiástica, levando muitas comunidades a fazerem de tudo, exceto cumprir a ordem de Jesus.
Logo, pensamos nos motivos pelos quais devemos conduzir nossas igrejas ao engajamento no discipulado cristão: 1) porque este é um mandamento de Cristo e deve ser cumprido por todos; 2) porque é o único caminho para a maturidade dos novos crentes; 3) porque uma igreja discipuladora, inevitavelmente, será uma igreja multiplicadora.
Para nós, uma igreja bíblica é uma igreja que investe tempo e recursos em discipulado, por issoa CPL irá reorientar seus ministérios acerca dessa missão. Nosso horizonte é construir uma igreja simples, uma igreja missional e, sobretudo, uma igreja discipuladora.

Convenção Paulistana Leste.

15ª Assembleia Regional

No último sábado, 07 de abril, na IAP Alvorada em Guarulhos, foi realizada a 15ª Assembleia Regional da Convenção Paulistana Leste, com o tema Igreja Discipuladora. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes, representando as 32 igrejas da Convenção.

A pregação foi ministrada pelo pastor Osmar Pedro, vice-presidente da Igreja Adventistas da Promessa, e foi um momento de adoração, louvor e edificação do povo de Deus.

Esta Assembleia teve como objetivo, prestar contas dos dados estatísticos e financeiros da Convenção, além das realizações dos ministérios.

Tivemos a alegria de contar com 34 indicações para diaconato e presbiterato de nossas igrejas, que foram aprovadas por unanimidade.

Os louvores foram ministrados pelo Demap Regional, num clima de adoração. O evento foi finalizado com muita oração e marcado pela presença de Deus e por um sentimento de gratidão a Ele por tudo que realizou em nós e por nós no ano de 2017.
A Ele toda honra e toda glória.

CPL – Uma família de igrejas.

Campanha de missões 2018

A Convenção Paulistana Leste abraçou a causa de termos uma igreja promessista em Luanda/Angola de tal forma que, esperamos que no ano de 2018 uma base missionária já esteja instalada naquele país. Já contamos com 05 almas conquistadas através do Espírito Santo de Deus e dos esforços do pastor Moises Gomes que está pastoreando as igrejas em Setubal e Madri. Continue orando por esse projeto, que o Senhor continue abençoando e dando estratégia para alcançarmos e discipularmos vidas para o reino de Deus.
Contribua conosco nesta missão da igreja discipuladora, orando, ofertando ou até mesmo indo.
Um abraço
CPL

Culto de aniversário 85 anos

85 ANOS, NO PODER E NA ESPERANÇA, esse foi o tema do aniversário da IAP comemorado pelos promessistas da CPL (Convenção Paulistana Leste) no último sábado, 21, em São Miguel Paulista.

A programação foi dirigida pelo pastor Carlos Edson de Almeida. O pastor José de Oliveira Neto nos introduziu á presença de Deus em oração e pudemos sentir, logo no início, a presença do Espírito Santo. Celebramos a glória de Deus com o ministério de louvor da IAP Jd. Das Oliveiras.

Com muito emoção a família CPL contribui para iniciação de um trabalho em Angola, após a ministração do pastor Adelmilson Júlio Pereira que exibiu o vídeo de promessistas angolanos que estão desejosos de que haja uma IAP em Luanda capital de Angola. Ana primeira promessista em Angola evangeliza todos os sábados a tarde, depois de passar as manhãs de sábado estudando a lição bíblica e adorando a Deus sozinha. Porém a demonstração de amor da família CPL, contribuindo com alegria, e as orações feitas, mostram que, de fato ela não está sozinha.

Outro momento marcante foi a sagração dos diáconos e diaconisas que se formaram no final do ano passado, servos de Deus que foram escolhidos para o serviço ao Senhor. O pastor Josias Manoel de Lima dirigiu esse momento e o pastor Luiz Carlos Machado procedeu com o compromisso de serviço ao Senhor, afirmado pelos consagrados. A alegria foi muito grande por parte dos consagrados e dos familiares e irmãos em Cristo, por que isso demonstra que a igreja de Cristo continuará avançando.

O pastor Auriedno de Paula pregou a palavra de Deus baseada no capítulo 1 de Ato dos Apóstolos, recordando como a igreja cristã recebeu o poder do Espírito Santo e como esse poder gerou esperança no coração dos crentes. Da mesma forma que a IAP buscou esse poder, começando com o pastor João Augusto da Silveira e até hoje, 85 anos depois, há esperança nos corações dos promessistas.

A mensagem foi precedida por um intenso momento de oração, busca por avivamento, cura de enfermidades, orações pelos pastores e casais presentes. Nesse momento os crentes se derramaram na presença de Deus com lágrimas e suplicas rogando o favor do Senhor.

Por fim o pastor Edson Andrade despediu a todos com a benção de Deus e todos esperançosos se confraternizaram antes de retornarem aos seus lares.

Família: projeto de Deus

“Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor…”, Sal, 128:1-4.
A família, como nunca antes, vem sendo atacada com rigor desmesurado por aqueles que deveriam protegê-la. Os legisladores,  governantes, magistrados, imprensa, mídia, formadores de opinião que, em vem de fazerem uma cruzada em favor da família, muitas vezes, drapejam suas bandeiras contra ela. Querem desconstruí-la; querem acabar com o gênero; querem confundir os papéis e jogá-la na região cinzenta do relativismo absoluto. É lamentável que aqueles que legislam, governam e julgam, com rara exceção, não manifestam qualquer compromisso com os castiços valores cristãos que forjaram, guiaram e protegeram a família ao longo dos séculos. Destruir seus fundamentos, entretanto, provoca um colapso na própria sociedade. Lutar contra a família, como legítima instituição divina, é conspirar contra nós mesmos, significa declarar uma guerra insana para a nossa própria destruição.

Família é ideia de Deus; nasceu no coração de Deus, no céu, na eternidade. O mesmo Deus que instituiu a família estabeleceu princípios para governá-la. Deus criou o homem e a mulher, instituiu o casamento e os uniu numa relação de plena comunhão emocional, espiritual e física. O casamento, segundo o preceito de Deus, é heterossexual, monogâmico, monossomático e indissolúvel. No casamento deve prevalecer o amor e a fidelidade, a fim de que a intimidade física seja desfrutada com pureza e deleite. Só dentro dessa perspectiva, a família pode cumprir seu verdadeiro objetivo e dar ao mundo uma descendência santa.
A família tem o papel de criar filhos no temor de Deus, para cumprir no mundo seu mandato cultural e espiritual. Mesmo vivendo numa sociedade decadente, a família deve ser governada pela santidade. Mesmo vivendo numa cultura de relativismo, precisa viver dentro das balizas da verdade absoluta. Nossos filhos são herança de Deus e devem merecer nossa maior atenção, cumprir o plano de Deus e serem vasos de honra nas mãos do Altíssimo.  Devem contribuir decisivamente na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais solidária.

Devemos dedicar o melhor do nosso tempo e o melhor dos nossos recursos na formação espiritual, moral e intelectual da família. Investir na família é investir em nós mesmos. Semear nesse canteiro fértil é a garantia de uma abundante colheita. Quando a família vai bem, a igreja é edificada. Quando a família vai bem, a Pátria é bem-aventurada. Quando a família vai bem, os céus se alegram com a terra. Quando a família vai bem, todos, irmanados, caminhamos rumo à bem-aventurança!

Prof. Walter P. Ferreira
Professor/Tradutor