Tenha a verdade como estilo de vida

Assim, não ensine a criança mentir para a professora para justificar a ausência na aula e não minta para o governo a fim de não pagar imposto

 Não mintais uns aos outros, uma vez que já vos despistes do velho homem com os seus feitos (Cl 3:9).
No primeiro texto sobre a mentira, alertamos sobre um dos graves prejuízos provenientes da prática mentirosa: a perda da credibilidade. Sem confiança, relacionamentos se esfacelam como um castelo de areia atingido pela água. No presente texto, veremos que a mentira pode prejudicar, além da credibilidade, a espiritualidade de uma pessoa. Sem atitudes verdadeiras, um ser humano jamais cultivará um relacionamento verdadeiro com o próximo, muito menos, com Deus.
Aos pés do Senhor, somos fortes. Esse Deus, todavia, não atua em engano, pois é verdadeiro e não pode mentir (Tt 1:2). Se somos salvos em Cristo, pertencemos à família de Deus, a igreja, que foi incumbida de lutar pela manutenção e defesa da verdade. Em confirmação a essa ideia, o apóstolo Paulo orientou ao jovem Timóteo da seguinte maneira: …fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade (1 Tm 3:15).
Uma pessoa, família ou comunidade cujas palavras e ações se baseiam em mentiras, não pode viver no centro da vontade de Deus e nem representá-lo. Na verdade, todos aqueles que se afastam da verdade, tem por pai não o Deus da verdade, mas o deus deste século, o diabo. Aos mentirosos, Jesus acusou no evangelho de João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
Você se lembra da história do conhecido casal Ananias e Safira? Pois bem, eles faziam parte da família de Deus no primeiro século da era cristã. Um dia, porém, resolveram se apegar à mentira. Eles intentaram enganar ao Senhor e a igreja, mentindo sobre o valor da propriedade que haviam vendido. O resultado? Ambos foram punidos com a morte (At 5:1-11). Mentir não vale a pena.
Você, querido leitor, que perseverou na leitura desse texto, faça valer a pena o tempo que você empregou nele. Como? Sendo verdadeiro diante de Deus. Não desonre ao Senhor com palavras e atitudes falsas. Não se deixe moldar pelo engano. Preserve em seu estilo de vida a verdade, a honestidade, a seriedade e a honra. Seja bom exemplo para os outros. Recordo-me de uma professora que fazia questão de lembrar: “Espelhem-se nos melhores”. Tomando carona nesse conselho, sugiro que nos inspiremos naqueles que preservaram a reputação de um caráter moldado pela verdade e, ao mesmo tempo, sejamos dignos de inspirar os outros de forma positiva.
Se você almeja que a sua família preserve a espiritualidade em Deus, não ensine a criança mentir para a professora para justificar a ausência na aula; não minta para o governo a fim de não pagar imposto; não minta para o pastor para reter o dízimo que pertence ao Senhor; não minta para o cobrador a fim de não pagar o que deve. Custe o que custar, fale a verdade, viva a verdade, estimule a verdade e defenda a verdade.

Culto na IAP faz parte de celebração oficial

IAP em Cascavel (PR) sediou evento para marcar 165 anos da Polícia Militar

Na semana passada, a Polícia Militar no estado do Paraná comemorou 165 anos. Inciando os eventos, foi realizado na noite da quarta-feira (07) um Culto na Igreja Adventista da Promessa, no centro de Cascavel.
Diversos militares do 6º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar), junto aos familiares, participaram da celebração. O culto contou com ações de graças e orações em favor dos militares, que arriscam suas vidas para servir à população.
Leia mais em https://cgn.inf.br/noticia/38269/culto-da-inicio-as-solenidades-de-comemoracao-aos-165-anos-da-policia-militar-no-parana?fbclid=IwAR1dKbHT_y3W0zN1EQ-rAsxfFrPHJgYjIT3ofGlfPGKpnW6BmJ8bm3vdct0

 

Pedido de oração

Oremos pelo bebê Ikaro, de Taubaté (SP)

Vamos rogar a Deus pelo bebê Íkaro Miguel Ramos dos Santos, nascido no último dia 31.  Ele foi diagnostico com uma patologia rara – Tetralogia de Fallot, uma doença congênita do coração, que pode ser tratável com cirurgia. Afeta aproximadamente 2 em cada 10 mil crianças.
Seus pais, Assis e Joelma, que congregam na IAP em Taubaté (SP) precisam também de nossas orações, pois estão lidando com muitas circunstâncias que não imaginavam. Por exemplo, a mãe só pode vê-lo quando vai amamentar, pois ele está sendo submetido a muitos exames.
Cremos que nosso Deus realiza milagres, conforme sua vontade. Vamos adotar essa família em nossas orações, numa demonstração de amor fraternal.
 

Escolha o que vai pensar

Você já se pegou repetindo em sua cabeça, no final da tarde, uma mesma música que ouviu na primeira hora do seu dia? Provavelmente sim, ainda mais se a música em questão for uma daquelas com poucas estrofes, infinitas repetições e que esteja na moda. Para terminar com tal “sofrimento” adotamos a estratégia de tentar pensar em outra coisa, como uma outra música, ou “ocupar a cabeça” com algum fato importante do dia, ler um livro ou, ainda, prestar atenção em alguma coisa que esteja ocorrendo em nosso redor. No entanto, não vai demorar muito para aquela “música” voltar a ocupar os nossos pensamentos com todas as suas repetições, rimas e assim por diante.
A música, mais dia ou menos dia, ela irá parar. E quando os nossos pensamentos, ao invés de uma música, são verdadeiros turbilhões de ideias pessimistas, perturbadoras, destrutivas, regadas de ansiedade e desesperança. Onde procuramos soluções e simplesmente não conseguimos, o que fazer?
É muito importante controlar os nossos pensamentos. Mas isso não é nada simples, é uma tarefa complicada. Mas não se desespere! Controlar os pensamentos não é impossível.
Os pensamentos são processos que ocorrem em nosso cérebro que, na verdade, fazem parte de nossas funções mentais. A maioria das funções requer a ação conjunta de neurônios integrados em várias regiões do nosso córtex cerebral.
Algumas pesquisas na área de psicologia mostraram que o pensamento pode alterar os padrões de funcionamento da atividade neuronial em nosso cérebro, acarretando consequências sobre o comportamento motor, e alterações na habilidade de aprendizagem. Tais alterações podem nos causar problemas e alterar a forma como percebemos o mundo e, consequentemente, em dificuldades, que podem resultar em doenças como depressão e ansiedade.
Pensamentos turbulentos resultam em sentimentos turbulentos, e logo o coração e a mente se veem divididos e estrangulados pela ansiedade. Mas, é possível controlar os nossos pensamentos? Acredito que a resposta para essa pergunta esteja onde focamos o nosso pensamento.
Esta é a proposta do apóstolo Paulo em Filipenses 4:8: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas (grifo nosso).
A orientação de Paulo é a de que você coloque o foco do seu pensamento em Deus e em tudo o que ele tem feito por você. Pense nele, não como algo inalcançável, mas como um pai amoroso, real e presente, que cuida integralmente de você. Gaste seu tempo pensando em Deus e em tudo o vem dele, e não naquilo que você acha que poderia ter tido ou sido, ou, ainda, nos eventuais problemas que, porventura, estejam acontecendo.
Confie e concentre-se no seu Deus, deixe que ele te controle inteiramente, principalmente, em relação aos seus pensamentos, e você experimentará a paz que envolve o coração e a mente. A promessa de Deus é real: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Is 26:3).
Precisamos “[levar] cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Co 10:5). Este é um exercício difícil e exaustivo, no entanto, não é uma tarefa impossível. A melhor forma de controlar seus pensamentos é entregá-los integralmente a Deus. Faça isso, com o apoio e segurança que a Palavra de Deus te dá, e você viverá em paz com os seus pensamentos.
Que Deus te abençoe.
 
Por: Roberto de Oliveira Soares é casado com Kizie C. Leonardo Soares, pastor da IAP em Sorocaba, integrante do Ministério de Vida Pastoral e diretor do Ministério Jovem Paulista. Graduando em Teologia pela FTSA, Psicólogo pela UFSCar, mestrado e doutorado em Psicobiologia pela USP e pós-doutorado em Neurociências pela USP.