Sexualidade, um presente de Deus para a humanidade

É preciso resgatar o entendimento da vivência sexual sadia como culto a Deus

Vergonha, constrangimento, dúvida e culpa são mais comumente associados à sexualidade humana do que beleza, união e manifestação divina. A Palavra de Deus apresenta o ser humano como sua imagem e semelhança manifesta na forma masculina e na feminina, sendo ambas orientadas a multiplicar (ex. Gênesis) e a viver o prazer físico (ex. Cântico dos Cânticos), o que só é possível verdadeiramente alcançarem juntas.
Como unidade integrada nas dimensões do espírito (nous), mente (psique) e corpo (soma), em sua experimentação de vida e de fé, os seres humanos têm, através da sexualidade, a possibilidade de realizarem a integração do casal nessas três dimensões, pelo 1) prazer da partilha e complementaridade dos corpos; 2) da existência do amor e da responsabilidade consciente das mentes; e, 3) da comunhão espiritual, transcendental, na experiência de êxtase atingido no orgasmo.
Para a cultura semita, do mundo antigo, o reconhecimento e a integração dessas três dimensões e o papel da sexualidade sempre foram claros e devidamente tratados como saúde integral pelos terapeutas cristãos (os curad´almas) até o século I d. C.
Esse presente maravilhoso dado por Deus, contudo, teve seu uso e compreensão descaracterizados ao longo da história humana e na própria história da igreja, o que acabou, inclusive, banalizando a importância da continuidade da vida, do milagre do desenvolvimento da gravidez e do nascimento em si. Hoje temos um mundo onde se difunde o sexo feito de qualquer jeito, a qualquer momento, com qualquer pessoa, sem qualquer objetivo e, infelizmente, os reflexos desse pensamento têm influenciado os membros das igrejas.
No aconselhamento de casais cada vez mais ouço sobre a pobreza ou o adoecimento da convivência sexual, sempre desarticulando a tridimensionalidade humana. Já com os adultos solteiros, ouço muitos argumentos mundanos, pelo desconhecimento da seriedade da questão da sexualidade aos olhos de Deus confundido com contextualização de pós-modernidade ou, no extremo oposto, uma castidade de identidade reprimida, frustrada, sem falar na ocultação da orientação homossexual por medo profundo e o não saber o que fazer ou para quem pedir ajuda.
Diante desse cenário, certamente temos que parar com a cultura do proibir, condenar e ocultar, e desenvolver a cultura do explicar, cuidar e ensinar a lidar. É preciso resgatar o entendimento da vivência sexual sadia como culto a Deus, comunhão de gratidão, por sua criação maravilhosa, e manifestação de amor, da própria divindade em nós, por nós e através de nós.

Vem aí a Conferência Teológica 2019

Evento será em 26 de outubro, na IAP em Santana (São Paulo – SP)

Com o tema “RESGATADOS: Reflexões sobre a doutrina bíblica da salvação”, o Centro de Estudos Teológicos da IAP (Cetap) promoverá mais uma Conferência Teológica. Com o objetivo de estimular a reflexão teológica, o evento acontece sempre próximo a data de comemoração da Reforma Protestante – 31 de outubro. Este ano acontecerá no dia 26 de outubro, na IAP em Santana (Av. Voluntários da Pátria, 1168), em São Paulo-SP, próximo ao Metrô Carandirú. Será das 15h às 20h30.
Inscrições limitadas pelo site do Cetap

Dicas da lição 12 – “Priscila e Áquila, um casal dedicado à missão

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 12, acessando o link: http://backup.portaliap.org/wp-content/uploads/2019/06/Licao_12_Priscila_e_Aquila.mp3
Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
Slides da lição: Baixe o slide da lição 12, acessando o link:  http://backup.portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-328/#downloads e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag
Vídeo 1: Durante a semana o(a) professor(a) ou equipe responsável pela Escola Bíblica poderá compartilhar  com os alunos via redes sociais, um vídeo muito pertinente ao assunto. No vídeo o Dr. Airton Dias, professor universitário e membro da equipe do Ministério Jovem da IAP, dá dicas sobre a escolha da profissão e a maneira que a mesma pode glorificar a Deus, servindo-o em sua missão. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=86&v=4e5jcpe_faM
 
 
Projeto: Para ilustrar o assunto do item 2: “Servindo com a Vocação”, usaremos como exemplo o projeto “Missões Radicais”, um conjunto de ações missionárias da IAP em alguns países como Argentina, Bolívia e Peru, que contou com a colaboração da Junta de missões e Ministério Jovem da IAP, em outubro de 2018. No exemplo citado, as ações foram realizadas com o grupo designado à Bolívia, objetivando evangelização e assistência de saúde às comunidades carentes. No vídeo, há o breve depoimento do Pr. Osmar Pedro (Um dos coordenadores do projeto) e da Dra. Jéssica (Dentista da equipe), membro da IAP em Maringá – PR, sobre a realização de um dos dias do projeto. Segue também o link das fotos que poderão ser selecionadas para mostrar à classe a realização do “Missões Radicais” na Bolívia, um exemplo muito marcante de como podemos servir a Deus com a nossa vocação/profissão.
Vídeo “Missões Radicais” na Bolívia:
https://www.facebook.com/JuventudePromessista/videos/921391494720055/
 
Fotos “Missões Radicais” na Bolívia:
https://www.facebook.com/pg/JuventudePromessista/photos/?tab=album&album_id=1933700059986276&ref=page_internal
 
Dinâmica: “Minha casa e meus dons para servir na missão”.
 Na Segunda parte da Lição: “Ensinos para praticar”, o(a) professor(a) poderá realizar a seguinte dinâmica para aplicação do conteúdo: Tempo em pequenos grupos “Minha casa e meus dons para servir na missão”
Objetivo: Estimular a vivência de um grupo pequeno que recebe pessoas para servir a Deus com sua casa e dons.
Tempo mínimo: 12 minutos
Como fazer: Essa dinâmica poderá ser realizada na segunda parte da Lição: “Ensinos para praticar”. Então, vamos lá. Divida a classe em grupos menores, em que cada um deles tenham um número de pessoas que seja possível a conversação entre elas. Escolha um líder para cada grupo pequeno. Uma vez separados os grupos, entregue uma folha para cada um contendo 3 versículos e 2 questões que serão usadas para um “bate papo” entre os grupos. Finalize com os depoimentos de pelo menos uma experiência pessoal compartilhada de cada grupo. A folha entregue deverá conter as seguintes informações:
Versículos bíblicos: 1Coríntios 16:19 – Colossenses 4:15 – Atos 18:1-3
Perguntas:

  1. Como servir na missão do reino com a minha casa? Cite exemplos de sua experiência real.
  2. Como a minha profissão, dons e talentos, podem levar outras pessoas ao conhecimento do evangelho? Compartilhe.
Colaborador: Marciel Diniz de Oliveira serve a Deus na IAP em São Miguel do Iguaçu – PR.
Editor: Jailton Sousa Silva

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!