Liderança pós pandemia

A pandemia expôs vários dramas humanos com a Covid-19. Com hospitais abarrotados, muitas mortes, comércio fechado, pobreza dobrada, cultos e pequenos grupos on-line. Paradigmas novos foram postos, o que exigiu de lideranças, novas formas de se ensinar, reunir e dar suporte ao povo de Deus.

O ano de 2021, tem sido marcado por um retorno gradual em todas as áreas, mesmo diante da pandemia. As vacinas, as máscaras,  o álcool em gel, o distanciamento, com a graça de Deus, tornaram este momento possível. E com esse retorno, líderes jovens são expostos a um mundo pós pandemia.

Nunca a igreja viveu momentos de ‘mar’ tão calmo, as ‘águas turbulentas’ tem se lançado contra ela, mas, o líder deve confiar que Jesus, por meio de Seu Espírito, continua dando vitória à igreja. Então, neste mundo pós pandemia, o líder deve levar em conta alguns pontos.

  1. Jesus dá vitória a Sua Igreja: Nosso Senhor declarou que nada, contrário a Ele, pode vencer a igreja, porque seu povo não está acuado se defendendo, mas em posição de ataque/progresso, frente ao sistema mundano. Lembre-se: As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mt 16:18)!
  2. Resista com a Palavra de Deus: Diante da vitória que Cristo dá para a igreja, é necessário, que o líder neste mundo pós pandemia, invista no conhecimento, compartilhamento e vivência da Palavra de Deus, afinal, é conhecendo e pondo-a em prática, que vencemos o sistema que, tão ferozmente se levanta contra a igreja e Deus (Hb 4:12).
  3. Não perca o “time” da Cultura: No mundo pós pandemia, é necessário que líderes cristãos não tenham medo de conhecer e combater (quando preciso), a Cultura. É preciso que medidas de saúde sejam respeitadas, pois fazem bem a vida, assim, como é necessário, que valores ensinados em séries, músicas, jogos, entre outros, sejam filtrados por meio dos valores apresentados na palavra de Deus (Rm 12:1-3).