Raabe, uma mulher de coragem

O que é ter coragem? Você já se fez essa pergunta? Na antiguidade e na idade média a coragem era considerada uma das 4 virtudes cardeais. Ela era uma virtude atribuída aos heróis.

Mas o que é coragem? Será que ela está ligada à ausência do medo? Há quem diga que o medo, às vezes funciona como um mecanismo de proteção. Por isso, gosto mais da ideia de que a coragem está ligada à capacidade de superar o medo, que ela me impulsiona a agir, apesar do medo. E para falar sobre essa perspectiva de coragem eu quero convidar você a fazer uma breve viagem no tempo, e voltarmos à época em que o povo de Israel estava para alcançar a promessa da terra prometida sob a liderança de Josué, mais especificamente quando estava para conquistar Jericó.

Os habitantes de Jericó estavam dominados pelo medo, por saber que Israel marchava em sua direção (Js 2.11). Mas uma mulher é citada na narrativa da conquista dessa cidade, seu nome era Raabe e o que está descrito sobre ela demonstra a sua coragem, sua capacidade de superar o medo e agir, apesar da circunstância. Ela acolhe em sua casa os espias que foram enviados para sondar a cidade e corre um risco duplo, pois os espias poderiam lhe fazer algum mal, afinal estavam ali para expulsar os moradores daquela cidade, e ao escondê-los ela corre o risco de que os guardas do rei de Jericó fizessem mal a ela e aos espias, pois descobrem que eles estão em sua casa (Js 2. 2-3).

Mas o que motivou Raabe a tomar uma decisão como essa e correr esses riscos? Olhando para a narrativa percebemos que ela era uma mulher de fé, ouviu falar de muitos atos milagrosos do Deus de Israel e acreditou que esse era o Deus supremo no céu e na terra (Js 2.11). A sua fé a impulsionou a decidir não ficar paralisada pelo medo, mas diante da oportunidade de receber aqueles homens em sua casa ela acreditou que poderia ter uma chance de ser salva, não apenas ela, mas toda a sua família (Js 2.13). E por poupar a vida dos espias ela os faz prometerem que farão o mesmo por ela e sua família, um sinal é estabelecido entre eles e um cordão vermelho seria pendurado na janela, como garantia que todos que estivessem dentro da casa estariam a salvo.

Você sabe que um dia um novo governo será estabelecido no mundo? Tem um povo se preparando para conquistar um novo céu e uma nova terra, de que lado você pretende estar? Eu te convido a agir com coragem, assim como nossa personagem Raabe e escolher estar ao lado de Deus. Permita que as histórias relatadas na bíblia gerem fé em seu coração e te impulsionem a crer e agir. Um sinal foi estabelecido na cruz, o sangue de Cristo é garantia que somos redimidos de nossos pecados e encontramos paz com Deus, através dele não somos mais seus inimigos.

Por isso seja corajosa, enfrente seus medos, garanta que você e sua casa estarão a salvo. A atitude de Raabe faz dela participante da história de Cristo, pois entra em sua genealogia (Mt 1. 5). Eu te convido a escolher fazer parte também dessa história que continua sendo escrita.

Por: Francinete Siqueira Rodrigues
Formada em Bacharel em teologia pelo Cetap, Licenciatura em Matemática pelo IFSP e Especialista em Finanças e Controladoria pela USP; Missionaria na IAP do Bom Retiro e Maracanã; Esposa do Pr. Denis e mãe do Arthur e do Heitor.

Post original: Ministério de Mulheres.

Publicado: Ministério de Comunicação/APC Jornalismo.