Sete fatos que marcaram a história promessista pelo ministério do Pr. Cassiano

O pastor vivenciou importantes momentos da denominação. O Promessistas.org relembra alguns desses acontecimentos. 

 

Nesta terça-feira, 18, o Pr. Cassiano Domingos de Souza dormiu no Senhor, em Curitiba (PR). Ele é considerado uma das maiores lideranças da Igreja Adventista da Promessa. O pastor vivenciou importantes momentos da história promessista. O Promessistas.org relembra alguns desses acontecimentos, seguindo a instrução bíblica: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13:7)

 

1. Jubilação 

Uma das fotos mais icônicas do livro “Marcos que pontilham o caminho”, segunda edição, está registrada nas páginas 102 e 103 (caderno de fotos). A imagem retrata a cerimônia de Jubilação dos Pioneiros, Pr. João Cavalcanti Netto e Pr. Godofredo Rodolfo Wanderley, realizada pelo Pr. Cassiano. Esse fato é o único que apresentamos, fora de suas gestões. Na foto, também estão presentes os pastores José da Costa Menezes, Manoel Santana Lopes e Miguel Corrêa, todos aguardam a ressurreição do Senhor.

LEIA MAIS: 

Carta aberta da Diretoria da Convenção Geral sobre o falecimento do Pr. Cassiano Domingos de Souza 

“Venha se conectar com a vida na TV Viva Promessa na semana de férias de 2023!”, convida o Diretor da TV Viva Promessa 

 

2. Grandes batismos 

Primeiro grande batismo em Perus (SP).

O Espírito Santo agiu poderosamente e na primeira gestão, sob responsabilidade do Pr. Cassiano, foram realizados três grandes batismos. Destacamos dois deles. O primeiro ocorreu em 1980, quando igrejas da Grande São Paulo realizaram um batismo em Perus (SP) com a presença de 3 mil pessoas. Deste grupo, 211 foram batizados nas águas, e a pregação foi feita pelo saudoso líder.

O segundo grande batismo aconteceu em 22 de janeiro de 1981, em todas as igrejas e congregações no Brasil, e na Grande São Paulo, na cidade de Mairiporã, 1500 pessoas participaram e 103 almas foram batizadas para Cristo. A programação foi dirigida pelo Pr. Cassiano e o Pr. Daniel de Oliveira, que já dorme no Senhor. (Marcos que pontilham o caminho: Páginas 223 e 224)

 

3. Grandes eventos

Nos primeiros anos de suas gestões, impulsionado pelo poder de Deus e com o apoio dos demais pastores da Diretoria Geral, foi realizada a Passeata com Cristo, que distribuiu 60 mil folhetos em um dia no centro de São Paulo, com a participação de 3.500 promessitas. Em 1982, no Jubileu de Ouro da Igreja, 6 mil pessoas foram ao Ginásio de Esportes Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu, São Paulo, para comemorar os 50 anos da Igreja Adventista da Promessa, e assistiram à pregação “O Batismo no Espírito Santo”, realizada pelo Pr. Cassiano. (Marcos que pontilham o caminho – Páginas 225-227)

 

4. Liberdade para mulheres no púlpito

Em entrevista à “Revista IAP em Ação”, o pastor relatou que, pelo menos até 1986, havia resistência com a presença das mulheres no púlpito,  mas nesse ano, o ponto foi aprovado e as mulheres puderam utilizá-lo a partir de então.

 

5. Criação dos batistérios 

No ano de 1988, o Presbitério Geral estudou a possibilidade do batismo nos templos e, após um minucioso estudo bíblico, chegou-se à conclusão de que não havia contradição bíblica na realização da cerimônia em batistérios. O Pr. Cassiano realizou a cerimônia no primeiro batistério da denominação instalado na Promessa Jardim Aeroporto, em Campinas, na Convenção Paulista.

 

6. Educação Teológica

Outro fato importante durante as gestões do Pr. Cassiano foi a criação da Faculdade de Teologia Adventista da Promessa (FATAP), hoje conhecida como CETAP. Em 1994, a Junta Geral Deliberativa decidiu criar a instituição, e o pastor, conhecido por seu ardor doutrinário e por dar aulas nas instituições da igreja, foi o primeiro diretor da instituição de Teologia. (Marcos que pontilham o caminho – Páginas 183; 165)

 

7. Férias pastorais e berçários 

Em sua primeira gestão,  que começou na década de 1980, quando assumiu a presidência, logo institui as férias pastorais;  ele também deu autorização para a criação do primeiro berçário, em Vila Maria, deslocando a gráfica para Vila Medeiros.

 

Com toda convicção, existem muitos outros episódios que mostram que a vida do Pr. Cassiano foi vivida para o serviço do Reino, e certamente, eles virão à mente do leitor, fatos que mostraram a força de sua liderança e submissão ao Espírito de Deus, que agiu no homem que era servo e limitado, usando-o ousadamente para Sua glória.

 

Por: APC Jornalismo. 

DICAS DA LIÇÃO 04 – O sofrimento e o papel de Satanás

Confira as dicas para aula da Escola Bíblica: Dinâmica da resistência, vídeo “você realmente conhece o Diabo?”, dinâmica “escudo da fé” e Conceitos importantes. 

 

DICA UM

Dinâmica da resistência: Para o início do estudo ou aplicação da lição, aplique a dinâmica da resistência. Você vai precisar dos seguintes materiais: uma mesa, uma vasilha, uma sacola de papel vazia, uma caixa de leite vazia e uma jarra para encher de água.

Executando: Comece dizendo à classe que todos nós somos tentados e enfrentamos muitos sofrimentos, que podem ser resultado de ataques demoníacos. Em seguida, leia o texto de 1 Pedro 5:8-9.

Coloque os materiais na mesa para a dinâmica: a sacola, a caixa e a jarra d’água. Mostre aos alunos a sacola e a caixa, falando sobre os materiais que as duas são feitas e as diferenças em sua provável resistência.

Convide um voluntário para segurar a sacola enquanto a enche de água e pergunte até que ponto a sacola resistirá e se o papel absorverá a água. Em seguida, encha a caixa de papel e questione sobre sua resistência diante da pressão da água e quanto tempo ela vai resistir.

Após a demonstração, explique que, mesmo que a sacola de plástico não estoure, ela tem mais chances de isso acontecer. Aplique a dinâmica, enfatizando que há pessoas que cedem e absorvem tudo, assim como a sacola de papel, mas aqueles que vivem a fé em Cristo podem ser resistentes às tentações e ataques malignos.

Fonte: Blog Ministério com Adolescentes/Adaptado. 

LEIA MAIS:

Carta aberta da Diretoria da Convenção Geral sobre o falecimento do Pr. Cassiano Domingos de Souza

“Venha se conectar com a vida na TV Viva Promessa na semana de férias de 2023!”, convida o Diretor da TV Viva Promessa 

 

DICA DOIS 

Vídeo “Você realmente conhece o Diabo?”: Faça uma comparação sobre a identidade do diabo, de acordo com o item 1, e a imagem de satanás na Bíblia e na história, que aparece no vídeo. Utilize o filme como um suporte para explicar o que a lição diz sobre essa figura maldosa e que não se compara a Deus. Pergunte a visão dos alunos e enfatize a visão da Bíblia. 

 

DICA TRÊS

Dinâmica “escudo da fé”: Para ilustrar o ensino do item 2 da aplicação “resisti-lhes firme na fé”, cole um desenho de um “tiro ao alvo” na capa de uma Bíblia. Mostre a seus alunos e diga: ao olhar para esse alvo, certamente, nossa mente pensa em jogar alguns dardos nele. Faça uma reflexão dizendo que os valores bíblicos nos tornam um alvo, porém, mesmo com os ataques a que somos expostos, continuaremos firmes pois os valores da palavra de Deus são eternos. 

 

DICA QUATRO

Conceitos importantes: Há vários conceitos importantes nos tópicos do estudo desta semana, conceitos sobre a responsabilidade de satanás e os demônios (Página 30); a origem do pecado (item 1); Jesus é incomparável e quem destroi as obras do diabo (item 2); males causados não só pelo diabo (item 3); e o controle de Deus sobre o sofrimento (item 4). 

Por: Editora Promessa