O pastor vivenciou importantes momentos da denominação. O Promessistas.org relembra alguns desses acontecimentos.
Nesta terça-feira, 18, o Pr. Cassiano Domingos de Souza dormiu no Senhor, em Curitiba (PR). Ele é considerado uma das maiores lideranças da Igreja Adventista da Promessa. O pastor vivenciou importantes momentos da história promessista. O Promessistas.org relembra alguns desses acontecimentos, seguindo a instrução bíblica: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13:7)
1. Jubilação
Uma das fotos mais icônicas do livro “Marcos que pontilham o caminho”, segunda edição, está registrada nas páginas 102 e 103 (caderno de fotos). A imagem retrata a cerimônia de Jubilação dos Pioneiros, Pr. João Cavalcanti Netto e Pr. Godofredo Rodolfo Wanderley, realizada pelo Pr. Cassiano. Esse fato é o único que apresentamos, fora de suas gestões. Na foto, também estão presentes os pastores José da Costa Menezes, Manoel Santana Lopes e Miguel Corrêa, todos aguardam a ressurreição do Senhor.
LEIA MAIS:
Carta aberta da Diretoria da Convenção Geral sobre o falecimento do Pr. Cassiano Domingos de Souza
2. Grandes batismos

O Espírito Santo agiu poderosamente e na primeira gestão, sob responsabilidade do Pr. Cassiano, foram realizados três grandes batismos. Destacamos dois deles. O primeiro ocorreu em 1980, quando igrejas da Grande São Paulo realizaram um batismo em Perus (SP) com a presença de 3 mil pessoas. Deste grupo, 211 foram batizados nas águas, e a pregação foi feita pelo saudoso líder.
O segundo grande batismo aconteceu em 22 de janeiro de 1981, em todas as igrejas e congregações no Brasil, e na Grande São Paulo, na cidade de Mairiporã, 1500 pessoas participaram e 103 almas foram batizadas para Cristo. A programação foi dirigida pelo Pr. Cassiano e o Pr. Daniel de Oliveira, que já dorme no Senhor. (Marcos que pontilham o caminho: Páginas 223 e 224)
3. Grandes eventos
Nos primeiros anos de suas gestões, impulsionado pelo poder de Deus e com o apoio dos demais pastores da Diretoria Geral, foi realizada a Passeata com Cristo, que distribuiu 60 mil folhetos em um dia no centro de São Paulo, com a participação de 3.500 promessitas. Em 1982, no Jubileu de Ouro da Igreja, 6 mil pessoas foram ao Ginásio de Esportes Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu, São Paulo, para comemorar os 50 anos da Igreja Adventista da Promessa, e assistiram à pregação “O Batismo no Espírito Santo”, realizada pelo Pr. Cassiano. (Marcos que pontilham o caminho – Páginas 225-227)
4. Liberdade para mulheres no púlpito
Em entrevista à “Revista IAP em Ação”, o pastor relatou que, pelo menos até 1986, havia resistência com a presença das mulheres no púlpito, mas nesse ano, o ponto foi aprovado e as mulheres puderam utilizá-lo a partir de então.
5. Criação dos batistérios
No ano de 1988, o Presbitério Geral estudou a possibilidade do batismo nos templos e, após um minucioso estudo bíblico, chegou-se à conclusão de que não havia contradição bíblica na realização da cerimônia em batistérios. O Pr. Cassiano realizou a cerimônia no primeiro batistério da denominação instalado na Promessa Jardim Aeroporto, em Campinas, na Convenção Paulista.
6. Educação Teológica
Outro fato importante durante as gestões do Pr. Cassiano foi a criação da Faculdade de Teologia Adventista da Promessa (FATAP), hoje conhecida como CETAP. Em 1994, a Junta Geral Deliberativa decidiu criar a instituição, e o pastor, conhecido por seu ardor doutrinário e por dar aulas nas instituições da igreja, foi o primeiro diretor da instituição de Teologia. (Marcos que pontilham o caminho – Páginas 183; 165)
7. Férias pastorais e berçários
Em sua primeira gestão, que começou na década de 1980, quando assumiu a presidência, logo institui as férias pastorais; ele também deu autorização para a criação do primeiro berçário, em Vila Maria, deslocando a gráfica para Vila Medeiros.
Com toda convicção, existem muitos outros episódios que mostram que a vida do Pr. Cassiano foi vivida para o serviço do Reino, e certamente, eles virão à mente do leitor, fatos que mostraram a força de sua liderança e submissão ao Espírito de Deus, que agiu no homem que era servo e limitado, usando-o ousadamente para Sua glória.
Por: APC Jornalismo.