Confira, nas dicas de hoje, a dinâmica do garçom, temas-chave e atividades em grupo.
DICA UM – Dinâmica do garçom
Para explicar o item 1 “sejam diligentes!”, o professor pode utilizar, durante sua aula, a “dinâmica do garçom”. Ela consiste em algo simples e ilustrativo: prepare uma bandeja com água ou suco e coloque-a em uma mesa onde ministrará a aula. O item enfatiza que quem espera “ansiosamente” por Jesus Cristo deve encontrar-se como fiel mordomo. Aí, o professor ou um aluno escolhido deve pegar a bandeja em meio às explicações e distribuir as bebidas.
Ao final da distribuição, o professor deve pontuar: “É assim que Cristo quer nos encontrar em Sua vinda. Servindo uns aos outros”. Assim, o serviço, a santificação (obediência aos mandamentos) e a evangelização são exemplos dos comportamentos que Deus quer ver em cada filho e filha Sua.
DICA DOIS – Temas-chave
Há várias frases, palavras e temas que ajudam o professor a ensinar de forma que os alunos consigam aprender e memorizar os pontos principais da lição. Separamos alguns para você:
Pág. 58: “Pedro, neste trecho em estudo, chama a atenção para o que devem fazer enquanto aguardam sua vinda.”
Pág 59: “A expressão cuidado traduzida significa ‘estejam constantemente guardando a si mesmos”.
Pág 60: “A graça é fruto do conhecimento. Não se trata apenas de compreender um princípio, mas de se relacionar com a pessoa de Cristo”.
DICA TRÊS – Atividades em grupos
O estudo 8 tem vários pontos que o professor pode usar para trabalhar em grupos na aula. Sugerimos que você divida a turma em duas, e distribua as seguintes atividades:
Atividade 1: Distribua entre os dois grupos os itens 2 (“aceitem a verdade”) e 3 (“rejeitem a mentira”). Peça que cada grupo pense em ações práticas para cada um dos itens.
Atividade 2: Na parte aplicativa da lição, peça para as equipes pensarem em maneiras de proclamar o evangelho e exemplificar como a adoração pode ser vista na vida diária dos alunos.
Por: Editora Promessa.
Publicado por: APC Jornalismo.