Dicas da Lição 05 – Uma missão: a comunidade da missão

Confira os recursos didáticos para o estudo: duas dinâmicas, vídeo e um questionário missional. 

 

DICA UM – DINÂMICA A GRANDE COMISSÃO

Pergunta: você sabe o que é a grande comissão e onde está localizada na Bíblia? Justifique sua resposta. (Distribua papéis e canetas para registrarem suas respostas.)

Depois das respostas: exiba em tela ou peça que seus alunos leiam o texto de Mateus 28:18-20: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” Após a leitura, estimule-os a destacarem a importância de saber sobre a grande comissão, e principalmente, vivê-la.

Destaque aos seus alunos a matéria do Portal Guiame que, em uma pesquisa de 2018, mais da metade dos cristãos norte-americanos participantes não sabiam, desconheciam ou não entendiam claramente  a grande comissão. Acesse o conteúdo aqui: Mais da metade dos cristãos não sabe sobre a Grande Comissão, segundo pesquisa

Conclua: é tão importante saber como viver a grande comissão.

 

DICAS DOIS – VÍDEO “O QUE É A MISSÃO?”

Para ajudar nas explicações e discussões dos itens 1 e 2, exiba o vídeo “O que é missão?”, que ajuda a explicar que “Deus não tem uma missão para a igreja, mas uma igreja para a missão!”. Após assistirem ao vídeo, destaque a frase e, junto com o conteúdo exibido, peça que destaquem a importância de saber que a missão da comunidade local é de Deus e como eles veem o Senhor ter permitido que participassem desta obra.

Assista o vídeo aqui: 

 

DICA TRÊS – DINÂMICA SAL FORA DO SALEIRO

Para ilustrar a importância da atuação da igreja como agente de missão, faça a dinâmica “sal fora do saleiro”. Mostre aos seus alunos em uma mesa os seguintes objetos:

  • Um saco de pipoca caseira sem sal acompanhado de um saleiro ou vasilha com sal.
  • Um prato com hortaliças de salada acompanhado de um saleiro ou vasilha com sal.
  • Ovos cozidos acompanhados de um saleiro ou vasilha com sal.

Comece a dinâmica perguntando aos alunos: “Para que serve o sal?” Ao ver as respostas, convide alguns para provarem os alimentos. Em seguida, você explica: o sal ao lado deles não faz diferença alguma. Após essa reflexão, convide outros a irem provar e diga para colocarem sal a gosto. Depois de comerem e falarem do sabor que sentem ao provar uma comida salgada, diga que assim como o sal dá sabor apenas fora do saleiro, a igreja só cumpre a sua essência se sair e anunciar Jesus em tudo que faz. Por isso, ela deve pensar em como utilizar sua vida diária por meio do serviço, do amor ao próximo e da adoração para manifestar Cristo ao mundo. 

Termine: nossa igreja tem sal fora do saleiro ou apenas está presente mas sem fazer a diferença?

 

Dica quatro – Questionário missional local. 

Tanto na parte aplicativa quanto na parte do “meu desafio”, o professor pode aplicar um questionário para diagnóstico em sua igreja local, da seguinte forma:

a) O que mais impede a igreja de nossos dias de cumprir a missão de alcançar os perdidos?

b) Como nosso modo de ser no mundo e todas as nossas ações, atividades, eventos e programas podem ser alinhados com a natureza missional da igreja de Cristo?

c) Como a escola bíblica, o pequeno grupo, as vigílias, os cultos públicos, os espaços de comunhão e as ações sociais da nossa igreja local podem servir para a missão? Dê exemplos no que podemos melhorar.

Material: Utilize papel sulfite e caneta, ou sugira que seus alunos respondam na hora no celular e enviem para seu contato. Compile as respostas e leve no próximo sábado, dando uma cópia ao pastor como sugestões em ações missionais na igreja local.

 

ASSISTA NA TV VIVA PROMESSA: 

 

Por: APC Jornalismo e Editora Promessa. 

PARIS 2024: Olimpíadas, polêmicas e testemunho!

A skatista Rayssa Leal, por exemplo, testemunhou a sua fé no Senhor.

 

Nos últimos dias, muitos comentários têm surgido sobre a desagradável e provável sátira utilizando a cena da Última Ceia do Senhor com seus apóstolos, do quadro de Leonardo da Vinci, durante a abertura dos Jogos Olímpicos em Paris. Não se fala de outra coisa, não é verdade? No entanto, no último domingo, dia 28 de julho, o diretor artístico da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, Thomas Jolly, negou ter zombado do Cristianismo.

De acordo com Jolly, a ‘Última Ceia’ “não foi sua inspiração”. “A ideia era fazer um grande festival pagão ligado aos deuses do Olimpo”, referindo-se principalmente ao quadro de Dionísio, o deus da mitologia grega, transgressor da festa e do vinho. Levar drags para a apresentação tinha a intenção de “incluir”, afirmou. Alguns internautas apontaram que a verdadeira inspiração para a cena poderia ser o quadro “A Festa dos Deuses”, do pintor holandês Jan Harmensz van Bijlert. Mesmo negando referência à cena cristã, a organização dos jogos pediu desculpas a quem tenha se sentido ofendido.

Bem, diante de toda essa polêmica, vale lembrar que estamos falando da França, um país que, embora tenha sido um dos grandes “palcos” do cristianismo, isso já não condiz mais com a realidade há muito tempo. A Europa tem se tornado cada vez menos cristã: pós-cristã, anticristã e não cristã, como diria o teólogo brasileiro já falecido Robson Cavalcanti. Sendo assim, se pararmos para analisar de verdade o que vimos nas telas dos nossos celulares, computadores, tablets, enfim, é um reflexo do mundo que jaz no maligno. 

Porém, sinceramente, não deveríamos nos chocar tanto com algo que diz respeito àqueles que não seguem a Cristo, ou seja, eles não têm nenhum compromisso com o Deus verdadeiro. Portanto, é como dizem as Sagradas Escrituras sobre uma postura que se intensificará na grande tribulação: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” (Ap 22: 11-12).

Diante de possíveis provocações e perseguições, não devemos esquecer das posturas do Salvador Jesus Cristo e de Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo, que, diante de seus algozes, responderam ao mal com o bem e intercederam por seus inimigos. Cristo orou: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23:34); e Estevão clamou: “Senhor, não lhes atribuas este pecado.” (At 7:60)

 

ATLETA QUE DÁ TESTEMUNHO

E por falar em compromisso com Cristo Jesus, não foi isso que se viu nas conquistas dos primeiros medalhistas brasileiros? A skatista Rayssa Leal, por exemplo, testemunhou a sua fé no Senhor. Na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Rayssa, que conquistou o bronze no skate street feminino, antes das competições, diante das câmeras da transmissão oficial, disse: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.

Sabe-se que o ato de manifestar mensagens de cunho religioso, qualquer que seja a fé, é proibido pelo Comitê Olímpico durante as competições para “manter a laicidade do evento”, ou seja, a imparcialidade em questões religiosas, sem apoiar nem se opor a nenhuma religião. Mesmo assim, de forma corajosa, essa garota deixou uma mensagem de fé para o mundo inteiro.

Essa atitude deveria ser nossa motivação para compartilhamentos, conversas entre amigos e no dia a dia. Queremos fazer a diferença assim como a adolescente Rayssa Leal? Então, não seria a hora de focarmos na disseminação do evangelho em vez de nos preocuparmos com as provocações inúteis de satanás que já têm o fim definido junto com os seus: “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.” (1 Co 6:9-10).

Quer ser cooperador do Reino de Cristo? Então, pregue a Palavra, diga para este mundo de caos quem é Jesus, o que Ele fez pela humanidade e fale de suas promessas, fale da Salvação, fale da cruz, da ressurreição, fale do CAMINHO, DA VERDADE E DA VIDA!

 

ASSISTA NA TV VIVA PROMESSA: 

 

Texto: Dsa. Andrea Nunes 

Com informações: G1, CNN BRASIL E UOL.

Foto: Internet/Reprodução