Esperança em um mundo sem sonhos

Às vezes estamos tão preocupados com os negócios desta vida que quase não refletimos sobre a esperança futura.

Dentre as várias coisas que me chamaram a atenção na viagem a Moçambique, África, está o tema das músicas cantadas. A grande maioria delas era sobre o retorno de Cristo e sobre o mundo vindouro.

A impressão que temos é que, frente a todo sofrimento e pobreza vivido neste mundo, os crentes em Jesus deste país decidiram se agarrar às promessas do porvir. Faz muito mais sentido para eles o texto de Paulo aos Romanos, cap. 8, vs. 24-25.

Segundo o apóstolo, a esperança faz parte da vida cristã: “Porque fomos salvos na esperança. Mas a esperança que se vê não é esperança; pois como alguém espera o que está vendo?”. A esperança, neste texto, diz respeito ao que o futuro nos aguarda.

Perguntei a um jovem moçambicano de vinte anos qual era o sonho dele. Sua resposta foi: “Não tenho sonho, pastor”. Eu o questionei a razão, no que ele emendou: “Não temos nenhum recurso por aqui, não é possível sonhar”. Nesta mesma viagem ouvi outro jovem dizendo a mesma coisa.

Depois desta conversa me fez ainda mais sentido o tema das músicas mencionado no início. Com pouca expectativa de alguma mudança em relação ao presente, os olhos de grande parte dos nossos irmãos moçambicanos estão no futuro.

Diferente deles, a impressão que tenho é que, do outro lado do oceano, mesmo com todas as nossas lutas, temos muito e às vezes estamos tão preocupados com os negócios desta vida que quase não refletimos sobre a esperança futura. Que o Senhor Jesus nunca nos deixe faltar o brilho nos olhos ao pensarmos no mundo vindouro!

Pr. Eleilton Freitas | Vice-Presidente da Convenção Geral e Diretor da Editora Promessa.

CONSEJOS DE LA LECCIÓN 03: ¿El alma es inmortal?

Consulta recursos para tu clase en la Escuela Bíblica: video, imagen y fomento a la participación.

 

Consejo – Video – El Significado de la Palabra ‘Alma’ en Hebreo 

El video destacado ayuda a comprender el significado del término ‘alma’ en hebreo, nefesh. Aclara que, según la Biblia, el término ‘alma’ se refiere a la persona en su totalidad. Puedes usar este video en el Punto 1 y discutir con la clase sobre la importancia de entender correctamente que “somos un alma”.

 

Consejo – Imagen del “Alma” 

En una escena de la telenovela Alma Gemela (TV Globo), la villana Débora (Ana Lúcia Torre) es envenenada y muere. En la escena, registrada en la imagen a continuación, su “alma” se muestra saliendo del cuerpo. Esta representación de un espíritu desencarnado contradice lo que enseña la Palabra de Dios. Muestra esta imagen a tus alumnos y pregúntales si esta comprensión del alma es común. Trae a la discusión la visión de las iglesias evangélicas, pero enfatiza lo que se explicó en el Punto 1 sobre la naturaleza del alma, destacando los textos del Nuevo Testamento que abordan el tema.

 

Consejo – Participación en la Clase 

Distribuye los pasajes bíblicos mencionados en el Punto 2 y pide a los alumnos que comenten sobre ellos. Haz anotaciones durante la explicación para promover una mayor interacción entre los alumnos. Los pasajes son: Eclesiastés 9:10, Hechos 2:27, 31, Eclesiastés 9:5, Salmos 6:5, 1 Corintios 15:51 y 1 Tesalonicenses 4:13.

 

Texto: APC Periodismo y Editorial Promesa.

DICAS DA LIÇÃO 03 – A alma é imortal?

Confira os recursos para a sua aula na Escola Bíblica: vídeo, imagem e incentivo à participação. 

 

Dica 1: Vídeo – O Significado da Palavra ‘Alma’ em Hebraico

O vídeo em destaque ajuda a compreender o significado do termo ‘alma’ em hebraico, nefesh. Ele esclarece que, de acordo com a Bíblia, o termo ‘alma’ refere-se à pessoa como um todo. Você pode utilizar esse vídeo no Item 1 e discutir com a classe sobre a importância de entender corretamente que “somos uma alma”.

 

Dica 2: Imagem da “Alma”

Em uma cena da novela Alma Gêmea (TV Globo), a vilã Débora (Ana Lúcia Torre) é envenenada e morre. Na cena, registrada na imagem abaixo, sua “alma” é mostrada saindo do corpo. Essa representação de um espírito desencarnado contraria o que a Palavra de Deus ensina. Mostre essa imagem para seus alunos e pergunte se esse entendimento de alma é comum. Traga à discussão a visão de igrejas evangélicas, mas enfatize o que foi explicado no Item 1 sobre a natureza da alma, destacando os textos do Novo Testamento que abordam o tema.

Dica 3: Participação na Aula

Distribua as passagens bíblicas mencionadas no Item 2 e peça aos alunos que comentem sobre elas. Faça apontamentos durante a explicação para promover uma maior interação entre os alunos. As passagens são: Eclesiastes 9:10, Atos 2:27, 31, Eclesiastes 9:5, Salmos 6:5, 1 Coríntios 15:51 e 1 Tessalonicenses 4:13.

 

Texto: APC Jornalismo e Editora Promessa.