DICAS DA LIÇÃO 09 – A Batalha do Armagedom

Confira a dinâmica “Qual filme te lembra?”, mapas do Rio Eufrates e Megido, além de uma sugestão de leitura alternada com discussão.

 

Dica 1 – Dinâmica: “Qual filme te lembra?”

Posicione uma cadeira em um local central da sala de aula. Inicie a aula perguntando: “Qual filme você assistiu que deixou toda a ação para o final, de forma emocionante e de tirar o fôlego?”

Peça aos alunos que, ao se lembrarem de algum filme, dirijam-se até a cadeira para compartilhar, resumidamente, as cenas mais marcantes. Após as participações, explique que a Batalha do Armagedom será algo semelhante, com momentos emocionantes e decisivos no final da Grande Tribulação, pouco antes da volta do Senhor. Conclua essa parte lendo Apocalipse 16:12-16 com a turma.

 

Dica 2 – Mapa do Rio Eufrates

O Item 1 da lição destaca a simbologia e a importância do Rio Eufrates na revelação bíblica. Para enriquecer a explicação, sugerimos que o professor utilize o mapa indicado abaixo durante a aula. Caso a imagem tenha problemas de resolução, disponibilizamos o link para acesso ao site do mapa: Mapa do Rio Eufrates.

Imagem: Reprodução/Internet.

 

Mapa e Imagem de Megido

Segundo o livro de Apocalipse, o local simbolicamente escolhido para a Batalha do Armagedom é o Monte de Megido. Durante a explicação, mostre o mapa e a imagem do local. Explique as grandes batalhas que ocorreram ali e como o apóstolo João utiliza essa referência para ilustrar os intensos conflitos dos últimos tempos.

Imagem: Reprodução/Internet.
Imagem: Reprodução/Internet.

Links:

Mapa de Megido

Imagem de Megido

 

Dica 3 – Leitura alternada e discussão

Peça aos alunos que realizem uma leitura alternada de Apocalipse 19:11-21, que descreve o desfecho da batalha.

Após a leitura, oriente-os a destacar:

  • A forma como o Senhor Jesus retornará.
  • As diferenças entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.

Promova uma discussão sobre como Jesus lidará com o dragão, o anticristo e o falso profeta, incentivando os alunos a compartilhar suas reflexões sobre o texto.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC) e Editora Promessa.