DICAS da Lição 01 – O precursor do Servo

Para sua primeira aula do segundo trimestre, confira nossas dicas: ilustração, dinâmica, palavras-chave e vídeo. 

DICA UM – Ilustração para explicar o precursor (introdução)

Utilize o parágrafo de abertura do item “Com os olhos no Evangelho”, e leia-o a seus alunos para definir e deixar mais claro a explicação da palavra “precursor”: O termo “precursor” era usado para designar os corredores que precediam oficiais de alta patente que viajavam a cavalo ou em carroças. Esses corredores tinham a função de desobstruir o caminho ou fazer proclamações (Gn 41:43; 1 Sm 8:11; 2 Sm 15:1; 1 Rs 1:5; 18:46; Et 6:9). Da mesma forma, a missão dada por Deus a João Batista foi preparar o caminho e o povo para receber o Senhor Jesus Cristo (LB, p. 8).

DICA DOIS – Dinâmica abram o caminho (item 1)

Dinâmica dos objetos no caminho: Antes da aula, espalhe objetos (sapatos, cadeiras, vasos, etc.) na entrada, no caminho ou perto dos bancos da sala. Depois que todos entrarem, peça que cada um ajude a retirar os obstáculos do caminho. Assim que o caminho estiver livre, leia: Isaías 40:3-4, Malaquias 3:1 e Marcos 1:2. Em seguida, explique que a missão de João Batista era exatamente essa: preparar o caminho para o Senhor. Ele anunciava a chegada do Ungido de Deus, aquele que viria salvar o mundo.

DICA TRÊS – Palavras-chave (item 1)

No item um, sugerimos que você utilize na explicação as quatro palavras-chave destacadas abaixo. Por meio delas e dos textos, o professor consegue explicar os conteúdos do item 2, sem precisar ler toda a lição na hora da aula, mantendo interatividade e contato visual com os alunos. 

  • Humildade: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo 1:19-21,23). “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30).

  • Superioridade de Cristo: “Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias (…), varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim” (Jo 1:26-34).

  • Confrontador: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão” (Mc 6:18).

  • Testemunha: “Logo, o executor mandou que lhe trouxessem a cabeça de João. Ele foi e o decapitou no cárcere” (Mc 6:27).

DICA QUATRO – Vídeo: O que é arrependimento? (item 2; aplicações 1 e 2)

A pregação do arrependimento e da mudança de vida foi o cerne das mensagens de João Batista e Jesus, conforme explicado no item 2 da lição. O vídeo sugerido, do Pastor Augustus Nicodemus, esclarece que o arrependimento, a mudança de vida e a fé em Cristo formam um “pacote completo” dentro do plano da salvação, como pregado pelo precursor e o Messias. 

📌 Assista ao vídeo: 

 

Texto: Secretaria de Escola Bíblica.

Confira a apresentação da nova série de Lições Bíblicas “Jesus: o Servo em Ação”

O Promesssitas.org traz com exclusividade a apresentação da nova revista, bem como a nova área com materiais relacionados aos estudos. 

 

A partir do dia 5 de abril, os promessistas estudarão na Escola Bíblica das igrejas locais, a nova série de Lições Bíblicas do 2 trimestre de 2025 com tema: “Jesus: o Servo em Ação”. O Promesssitas.org traz com exclusividade a apresentação da nova revista, bem como a nova área com materiais relacionados aos estudos, disponível neste endereço: https://promessistas.org/lb351/. Onde você encontra: o estudo 1 em pdf, cartazes, capas e posts para redes sociais. Em breve, outros recursos serão disponibilizados aos estudantes e professores. 

A seguir, confira a apresentação escrita pelo diretor da Editora Promessa, Pr. Eleilton Freitas: 

“Nos quatro evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João –, Jesus é o principal personagem. Contudo, em cada um deles, Cristo é apresentado em perspectivas diferentes. No evangelho escrito por Marcos – material que utilizaremos como base para esta série de estudos –, a característica do Senhor Jesus Cristo que se sobressai é a de Servo. Essa é a razão de o tema geral ser Jesus: o Servo em ação. Marcos é o mais breve e simples dos quatro evangelhos. O autor não se delonga com extensos comentários. A narrativa fala por si só. Ao lermos suas páginas, ficamos encantados com seu personagem principal: Jesus Cristo, que, conforme dissemos, é apresentado como um Servo ativo, rápido e incansável. É o Servo em ação.”

 

DATA E PROPÓSITO

“O evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito – provavelmente, no início da década de 60 do primeiro século. Mas com que propósito foi escrito? Recordemos suas primeiras palavras: Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus (Mc 1:1). Então, do que ele vai tratar? Do evangelho. E o que é o evangelho? É a boa notícia sobre Jesus. A boa notícia de que Deus vai restaurar todas as coisas por meio do seu Filho. Logo, dito de modo simples, o propósito desse evangelho parece ser, acima de qualquer coisa, pôr diante do público a pessoa e a obra de Cristo. 

Marcos deseja apresentar por escrito o testemunho dos apóstolos sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. O Marcos que escreveu esse evangelho é o mesmo João Marcos, filho de uma mulher rica de Jerusalém (At 12:12), dona da casa para onde Pedro fugiu depois de ter sido solto milagrosamente da prisão e onde os cristãos, reunidos, oravam. O apóstolo Pedro o chama de filho, por ser seu discipulador (1 Pe 5:13). Por isso, é praticamente consenso entre os estudiosos que boa parte das informações que Marcos traz em seu evangelho procede do apóstolo.” 

 

DESTINATÁRIOS

“Por fim, vale lembrar que os primeiros cristãos a receberem esse evangelho possivelmente viviam na cidade de Roma. Em poucos anos, eles seriam duramente perseguidos por Nero. É que, em 64 d.C., metade de Roma seria queimada pelo fogo. A crescente suspeita de ser Nero o responsável pela tragédia o levaria a colocar a culpa nos impopulares cristãos, fazendo do cristianismo uma religião ilícita. Nesse contexto, os cristãos já teriam o evangelho do Servo em mãos, isto é, a boa nova sobre o Filho de Deus que venceu e estava com eles. O evangelho de Marcos é altamente encorajador! Oramos para que o estudo deste evangelho traga um tempo de muito crescimento a você, querido estudante. Que Deus abençoe também todos os professores que ministrarão estas lições. A Jesus Cristo, o Servo, toda honra e toda glória!”

Edição: Agência Promessista de Comunicação (APC).