Sábado Abençoado: Para quem quer descansar e voar mais alto!

Diante dos dias tão agitados que vivemos, da quantidade de conteúdo a que temos acesso — que passa diante dos nossos olhos e faz nossos dedos se movimentarem —, para este mundo que recusa o descanso, como se isso fosse um crime, Jesus Cristo deu um conselho bem interessante e antissistema:

“Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”
(Mateus 6:26)

Imagine o Senhor Jesus propondo isso numa grande corporação, durante o frenesi de um expediente, ou mesmo em algumas igrejas. Jesus parece querer ensinar sobre a importância da reflexão. Agora, pare por 30 segundos, deixe de ler e olhe para a imagem das aves voando. Apenas observe.

Olhou? Parou?

Então, relembre as palavras do Mestre: “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros…”

O público de Jesus, assim como nós, estava preocupado com o sustento, com a correria da vida. E o Senhor chama a atenção deles para enxergarem, nos detalhes simples das aves dos céus, o cuidado do Pai.

É um desafio sairmos das telas, das agendas, das demandas e simplesmente olhar para o céu. Mas a proposta de Jesus é justamente essa: ajudar-nos a enxergar o cuidado de Deus, a presença do Pai em nossa vida cotidiana — assim como Ele cuida dos pássaros. Muitas vezes queremos respostas “de outro mundo” para os problemas do nosso, mas a resposta, nesse caso, foi simples: observe o voo dos pássaros, seus alimentos, seu ninho. Quem organiza essa vida é Deus, direta ou indiretamente (cf. Salmo 104:12; Jó 38:41).

Nesse sentido, aproveite o dia do Senhor — o sábado — para refletir sobre o quanto você tem sido dependente do Criador e sobre como tem colocado sua esperança no cuidado do Pai celestial. Cristo não sugere o abandono do trabalho nem uma vida sem organização, mas mostra que Deus precisa estar presente nessas coisas. A confiança na Sua providência e cuidado deve estar acima de nossas preocupações (cf. Filipenses 4:6-7).

Por isso, confie na presença do Senhor em sua vida. Não deixe que as preocupações tirem seu descanso. Ter essa postura de parar e descansar no colo do Pai é cumprir a ordem de Cristo:

“Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
(Mateus 6:33)

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)