“O que é necessário ter para fazer a missão de Deus?”, questiona Pastor Adelmilson Julio Pereira

 No último dia do Encontro Ministerial da Convenção EuroÁsia, presidente geral reforçou a importância do poder de Deus para a missão.

“Antes de realizar a missão de Deus, é necessário receber algo da parte de Deus.” Essa foi uma das ênfases centrais da reflexão do Pastor Adelmilson Julio Pereira, presidente da Aliança Mundial Promessista (AMP) e da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa. O líder esteve em Portugal para o primeiro Encontro Ministerial da Convenção EuroÁsia, realizado entre os dias 18 e 20 de julho, em Lisboa e Setúbal, Portugal. 

Assista à pregação completa:

 

Como parte da programação, no domingo (13), o Pr. Adelmilson proferiu uma mensagem com o tema “Vendo a Europa com o coração missionário!”, baseada em Mateus 28:16-20. Segundo ele, “Deus está fazendo uma grande obra no mundo. Ele começa a conectar as pessoas. Deus usa pessoas pequenas e simples para fazer grandes coisas.”

Leia mais: Encontro Ministerial da Convenção EuroÁsia ocorre em Lisboa, Portugal

Durante sua exposição, ele relembrou a trajetória de Abraão, destacando como Deus corrigiu seu caminho, sua visão e seus medos (Gênesis 12 e 15). Ele relacionou essa jornada à dos discípulos de Jesus, que, mesmo diante da grande comissão em Mateus 28, ainda tinham dúvidas e medos (v. 5). Adelmilson traçou um paralelo entre o chamado de Deus a Abraão, quando Deus disse: “vai”, e a ordem dada por Jesus aos discípulos: “ide por todo o mundo”.

“Antes de realizar a missão de Deus, é necessário receber algo da parte de Deus. Esse algo não pode ser recebido por força humana”, afirmou. Em seguida, fez a pergunta central da pregação: “O que nós precisamos para fazer a missão de Deus?”
A resposta, segundo o pregador, está na própria grande comissão: “Se todo o poder foi dado ao Senhor, então é poder e autoridade de Cristo Jesus.” E acrescentou: “O que vai nos impulsionar na Europa não é a organização Adventista da Promessa. O que vai nos empurrar é a autoridade de Cristo Jesus.”

 

A maior autoridade

O Pr. Adelmilson destacou a autoridade de Cristo, recebida do Pai, conforme enfatiza o evangelho de Mateus: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.” Com base nessa afirmação, ele declarou: “Se toda autoridade foi dada para Cristo, não tem autoridade para os governos deste mundo, não tem autoridade para os presidentes deste mundo, não tem autoridade para os sábios deste mundo, porque toda autoridade foi dada para Cristo Jesus.”

Diante dessa certeza, reforçou: “Então, não tem lugar difícil para se pregar na Europa, porque toda autoridade foi dada a Cristo Jesus.” Segundo o pastor, é pelo poder de Cristo que a igreja cumpre sua missão: “Fazemos a missão aqui na Europa no poder de Cristo Jesus. Não fazemos no nome da denominação, mas no nome de Jesus. Para realizar a missão, Jesus tira os medos e as dúvidas da igreja” (Efésios 1:18-23; Filipenses 2:8-11).

Missão na prática

Ao final da mensagem, Adelmilson ofereceu orientações práticas para o compartilhamento do evangelho no cotidiano: “Ore por um amigo, abrace alguém, testemunhe a um vizinho. Se envolva com as pessoas, gaste tempo com as pessoas, testemunhe com as pessoas.” 

 

Sobre a Convenção

A recente Convenção EuroÁsia abrange países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Índia e Nepal, somando mais de 400 membros.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

 

Jovem se batiza na Promessa depois de ter passado por várias igrejas

 Luís Corrêa desceu às águas batismais e contou como a chegada à igreja foi determinante para sua decisão.

O irmão Luís Corrêa, de 27 anos, compartilhou um pouco sobre sua jornada até o batismo nas águas. Ele passou por diversas igrejas — incluindo a Igreja Católica e outras denominações evangélicas —, mas foi na família promessista que encontrou a força do Espírito por meio da Palavra de Deus e de bons exemplos, o que o levou a decidir-se pelo batismo. O jovem também testemunhou como vem sendo discipulado: pela participação na Escola Bíblica, leitura devocional das Escrituras e estudo do livro O Doutrinal, que apresenta as doutrinas bíblicas promessistas.

“Seguir o caminho de Cristo sempre foi algo no qual tive vontade desde criança. Mesmo não tendo muitos incentivos familiares, eu tentava ir porque gostava. Frequentava muito a Católica, mas não me sentia totalmente feliz. Desde então, frequentei inúmeras denominações, até ter o incentivo da família da minha namorada”, relata o jovem, que se batizou na manhã do dia do Senhor, sábado (28/06), em cerimônia realizada na Igreja Adventista da Promessa do Jardim Bom Pastor, bairro de Belford Roxo (RJ).

Luís relembrou como o testemunho, e até alguns “puxões de orelha”, da família de sua namorada ajudaram nesse percurso: “Minha sogra e minha namorada me incentivavam, me davam lições, muitas eram de moral mesmo, mas graças a essas lições, pude enxergar que era o caminho certo. Ver minha irmã mais nova seguindo o caminho certo me fez repensar muito no que eu estava esperando para trilhar pelo mesmo caminho.”

Sua formação cristã tem ocorrido de forma consistente na igreja local. “Além da Escola Bíblica aos sábados, tenho lido a Bíblia e feito devocional todos os dias. Além, claro, de estar estudando O Doutrinal, completou.

 

O DIA DO BATISMO

O Pastor José Júnior, que batizou Luís e também lidera o Ministério de Intercessão Regional da Convenção Rio de Janeiro, foi auxiliado na ocasião pelo Presbítero Vinicius, pelos diáconos Gerônimo e João, e pela Diaconisa Lidiane. Durante a confissão pública de fé, o líder testemunhou sobre a alegria dos céus diante do arrependimento e da fé em Jesus de Luís:

“Estamos aqui para praticar esse ato de fé. Como disse o presbítero Vinicius: ‘O céu não cessa suas festas’, quando um pecador se arrepende. Cremos que esse ato de arrependimento não foi de agora, mas aprouve ao Senhor que o irmão tomasse a decisão de descer às águas. É uma decisão livre e espontânea, e aqui, nesse ato, se cumpre a promessa: ‘Quem crer e for batizado será salvo’.”

Cercado de glorificação a Deus e hinos ao Cordeiro, o jovem foi batizado.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Com informações: Comunicação Convenção Rio de Janeiro
Fotos e vídeos: Divulgação / Promessa Bom Pastor

Moçambique: Convenção Noroeste Paulista ajuda na reconstrução de quadra em Nampula

Primeira etapa da obra contou com reforço de muitos irmãos e irmãs; obra segue a todo vapor. 

 

Durante quase 20 dias, o superintendente regional da Convenção Noroeste Paulista revisitou a Igreja Adventista da Promessa de Nampula, em Moçambique. Pastor Osmar Pedro da Silva partiu de Guarulhos (SP) ao lado do Pastor Christian França e da sua esposa, a Missionária Josilene França, que fazem missão no país africano, e contaram com apoio do Pr. José Carlos Almeida. A equipe participou de uma força-tarefa para reconstruir uma quadra/templo que foi destruída pelo ciclone tropical Jude, em março deste ano

Com o apoio dos irmãos e irmãs da convenção, além de outros espalhados pelo Brasil, a fundação e o início da elevação das paredes foram realizados durante a estadia no país.

O líder volta ao país seis anos após sua última visita ao lugar. O Pr. Osmar — que já foi vice-presidente da Convenção Geral e diretor da Junta de Missões do Brasil — retornou para essa missão especial. “Deixamos toda a parte estrutural encaminhada. O Pastor Christian continuará na coordenação. O trabalho é intenso. É um desafio. É uma obra de 30 metros por 17 de largura. É uma obra considerável. E graças a Deus chegamos até aqui”, informou em um dos vídeos sobre a viagem, que podem ser vistos nos perfis do @soudapromessa nas redes sociais.

Leia mais: Como anda a missão global da Igreja Adventista da Promessa? 

 

Alguns detalhes da obra chamam atenção: três mil blocos — os tijolos — foram produzidos pelos próprios irmãos e irmãs envolvidos no trabalho. Só na primeira semana, 13 colunas foram erguidas. O terreno, adquirido anos atrás com apoio da Junta de Missões e da Diretoria da Convenção Geral, tem 30 mil metros quadrados (100 metros de comprimento por 300 de largura). No local estão casas para pastores, plantações (como a de ervilha) e o prédio que servirá como quadra multifuncional para evangelização por meio do esporte e eventos, como congressos. 

Muitos cooperadores

A reconstrução tem sido um esforço coletivo, com muita fé na providência de Deus por meio de contribuições da igreja brasileira. Uma empresa local foi contratada para construir a estrutura metálica e realizar a fundação do templo. Vários irmãos oram, contribuem financeiramente e, quem pode, coloca literalmente a mão na massa. É o caso do irmão Lucas, que explicou não ter a perna direita e utilizar uma prótese que considera inadequada. Mesmo assim, pediu para ajudar sentado e dar sua parcela de contribuição. (Veja aqui)

O Pr. Celágio, um dos líderes da igreja moçambicana, também está na obra e expressou gratidão pela ajuda dos promessistas brasileiros: “Mesmo distantes, não estamos sós. Temos irmãos, temos pessoas que nos apoiam, de forma direta e indireta. Contamos sempre com o vosso apoio, contamos sempre com as vossas orações.”

A missionária Josilene, ficou responsável por coordenar a alimentação dos trabalhadores e agradeceu pelas orações e contribuições financeiras recebidas para a reconstrução: “Queremos agradecer, em primeiro lugar, a Deus, por tudo que Ele tem feito em nossas vidas; ao Pastor Osmar, que se prontificou e veio aqui conosco. Louvo a Deus pela vida de cada irmã, da Junta de Missões, da Diretoria Geral, todos que colaboraram conosco nesta obra. E frisar a nossa Convenção Noroeste Paulista, nossos irmãos que ajudaram muito.”

O pastor Manoel, outro cooperador local, também expressou sua gratidão: “Quero agradecer a Deus; a todos os irmãos e irmãs, pastores, missionários, que contribuíram na nossa obra aqui em Moçambique. A gente chorou muito, mas louvamos a Deus por cada irmão que contribuiu.”

Gratidão e perseverança

Ao final da missão, o Pastor e Missionário Christian agradeceu o empenho dos promessistas da Convenção Noroeste Paulista: “Os desafios são grandes, mas a gente louva a Deus pela vida do pastor Osmar, todos os irmãos da Noroeste Paulista, toda a equipe, todos os irmãos do Brasil, a Diretoria Geral”, pontuou.
“É um sonho podermos reconstruir esse lugar de culto e adoração. Todas as convenções no Brasil têm se empenhado. A Junta de Missões, na pessoa do pastor Denilson… Ainda falta para concluir. E se Deus tocar no teu coração e você desejar ofertar, faça a sua contribuição.”

As paredes continuam sendo erguidas e, em breve, a estrutura do telhado será montada. O irmão Osvaldo, um entusiasmado trabalhador local, deixou uma palavra de encorajamento:
“Pedimos para aqueles que já ajudaram, que continuem ajudando, continuem dando a mão a Moçambique. E aqueles que ainda não deram as mãos, pedimos que nos ajudem. Nós somos gratos, em nome do Senhor Jesus.”

Para mais informações e contribuições: @soudapromessa no Instagram e Facebook.

Texto: Agência Promessista de Comunoicação (APC).

Fotos: Divulgação/Convenção Noroeste Paulista.