‘A Psicologia e os princípios do Evangelho trabalham para a restauração da alma’, diz Pr. Valdeci em programa da TV Viva Promessa

O programa Sala de Leitura estreou na nova programação do canal com indicação de livro e o autor falando da obra.

 

Estreou com grande estilo o Sala de Leitura, mais novo programa da TV Viva Promessa. O convidado de estreia foi o pastor Valdeci Nunes de Oliveira, um dos nomes mais importantes da Igreja Adventista da Promessa. Em um dos momentos mais relevantes da atração quinzenal, o autor comentou um trecho de seu livro Aconselhamento: Um Ministério, Uma Necessidade, lido pelo apresentador, pastor Wellington Varjão, que destacou a importância tanto da Psicologia quanto do Evangelho.

 

O trecho diz: “No aconselhamento, além das técnicas ou procedimentos recomendados normais pela Psicologia, devem ser somadas também, os ensinamentos do evangelho, a orientação divina configurada nos ensinos e exemplos contidos na Palavra de Deus”.

O autor comentou que “tanto a Psicologia quanto as Escrituras Sagradas tratam de doenças da alma, tratam da cura da alma. O Evangelho é o instrumento que Jesus nos deixou para nele encontrarmos as orientações de que precisamos para a cura dos nossos males espirituais. A Psicologia cuida do emocional, de qualquer forma, as duas fontes trabalham com esse objetivo: a restauração da alma”, ressaltou.

 

Ele também aprofundou a questão e disse que, quando a alma está enferma, precisa do tratamento adequado. Pontuou que, além da ciência, os princípios divinos podem ajudar quem precisa no contexto do aconselhamento cristão. “O tratamento, apenas Psicológico, não vai resolver a situação daquele que está com seu emocional abalado, se não contar com os ensinamentos do Evangelho. Para o tratamento da alma, da vida espiritual das pessoas, é necessário que haja não só a orientação psicológica, mais os ensinamentos do evangelho.”

O pastor Wellington complementou a resposta destacando o lugar da ciência na vida das pessoas e no aconselhamento. “Muita gente acha que os estudos acadêmicos não têm o seu valor, porque muitas vezes quer tratar de alguém com problema emocional, por exemplo, somente através do seu conhecimento bíblico. Mas o senhor conseguiu reunir neste trecho do livro a importância dos dois ensinamentos, dos dois conhecimentos”, finalizou.

 

Sobre a obra e o autor

De autoria do pastor Valdeci Nunes de Oliveira, o livro Aconselhamento: Um Ministério, Uma Necessidade é resultado de 12 anos de observação, pesquisa e exercício do ministério na área de aconselhamento cristão, disponível na loja virtual da Editora Promessa (clique aqui para adquirir).

O escritor é graduado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia. Foi professor e diretor do Seminário e da Faculdade de Teologia Adventista da Promessa.

 

Sobre o programa

O Sala de Leitura é apresentado quinzenalmente, todas as quartas-feiras, às 20h, no canal da TV Viva Promessa no YouTube (www.youtube.com/@tvvivapromessa). A atração contém momentos de leitura de trechos dos livros, respostas a dúvidas de leitores, além de entrevistas com os autores das obras publicadas pela Editora Promessa.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

Fotos: Reprodução/TV Viva Promessa. 

“Lembrando do Senhor na mocidade”: oito jovens são batizados em Nova Iguaçu (RJ)

Em um dia especial, mais de 160 pessoas contemplaram o novo nascimento de discípulos de Cristo.

 

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” é uma passagem muito conhecida do livro de Eclesiastes 12:1, e foi exatamente isso que oito jovens sedentos fizeram ao se batizarem em Jaceruba, Nova Iguaçu (RJ): entregaram publicamente suas vidas, ainda na juventude, ao Senhor. São eles: Marcos Antonio, Davi, Gabriella e Miguel, da Promessa Engenheiro Pedreira; Matheus, Miguel, Isaac e Samuel, da Promessa Lago dos Peixes.

Além de praticarem a ordenança deixada por Jesus, as duas igrejas reuniram 163 pessoas para celebrar, no domingo (20/07), não apenas o batismo, mas também momentos de intensa comunhão, com cultos conjuntos, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Foi um encontro repleto de unidade entre as duas comunidades, distantes apenas 30 minutos de carro, que se uniram para celebrar o novo nascimento dos discípulos de Cristo.

A cerimônia e o culto da tarde foram conduzidos pelo pastor Celso Gusmão, da Promessa Austin. As igrejas tiveram uma tarde de orações, exaltação a Deus e celebração no batismo. Para Marcos, da Promessa Engenheiro Pedreira, o dia foi especial de paz e alegria. “Me batizei porque senti que era o passo natural na minha caminhada com Deus. Tenho buscado me aproximar Dele, e o batismo é a minha forma de professar publicamente meu compromisso com Jesus e com os ensinamentos da Bíblia, mostrando que quero viver essa nova vida em Cristo.”

Gabriela também revelou o motivo de sua decisão: “É um passo de obediência e entrega a Deus. É a forma que encontrei de mostrar publicamente que quero seguir Jesus, deixar o ‘velho eu’ para trás e começar uma nova vida com Ele. Isso não significa que eu sou perfeita, mas que agora escolhi caminhar com Cristo e confiar que Ele vai me transformar dia após dia!”

De acordo com o secretário regional da Convenção Rio de Janeiro e titular da Promessa Engenheiro Pedreira, Pastor Jefferson Pedro, o batismo marca a jornada cristã por ser uma declaração pública de fé no Salvador. “O propósito de Deus para a humanidade é claro: salvar-nos para que, naquele grande dia, possamos estar com Ele, como filhos diante da mesa do Pai. Que a Promessa de Engenheiro Pedreira, assim como toda a Igreja da Promessa no Rio de Janeiro, siga firme nesse compromisso de conduzir vidas a Cristo.”

 

Foco na missão de Deus

Os jovens da Promessa Lago dos Peixes enfatizaram que o batismo é um aperfeiçoamento da caminhada e uma consequência do entendimento da salvação. Miguel Thomé Ferreira, por exemplo, percebeu “que seria bom para mim e para minha relação com Deus, e para que isso me sirva de lembrança de nunca sair dos caminhos Dele. Espero que, no meu futuro com Cristo, Ele me ajude bastante na equipe de louvor, na bateria, e que eu venha ter bastante contato com Deus.”

Samuel contou o que estava por trás de sua decisão: “Decidi me batizar porque creio que Jesus é o único caminho. Ele morreu em meu lugar, e o mínimo que eu poderia fazer é viver para Ele. A experiência do batismo foi impactante, emocionante e muito especial para mim. Me imagino alcançando pessoas para Cristo através da minha voz.”

O Pastor titular da Promessa Lago dos Peixes, Gabriel Pereira, explicou que, como líder em menos de um ano do campo, sente satisfação pelo que ocorreu. “Recebi um presente especial: junto aos meus presbíteros, batizar quatro jovens. O batismo é um marco na vida de qualquer pessoa e um sinal de que a Igreja está sendo obediente a Cristo, cumprindo a ordem que Ele nos deixou na Grande Comissão: batizar aqueles que creem.” Para ele, esse processo faz parte do crescimento da comunidade. “Queremos ganhar nossos vizinhos, familiares e amigos para Jesus, e não vamos parar. Permaneceremos firmes anunciando este evangelho que muda e transforma vidas”, complementou.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC). 

Com informações: Comunicação Convenção Rio de Janeiro
Fotos e vídeos: Reprodução/Comunicação Local