Primeira Festa da Colheita da Convenção Amazônica reúne centenas de pessoas e celebra frutos de Bases Missionárias em Manaus

Evento histórico na Praça Lagoa da Compensa marca o crescimento numérico e espiritual da denominação na região.

 

Manaus (AM) – A primeira Festa da Colheita da Convenção Amazônica, organizada pela Igreja Adventista da Promessa, celebrou os frutos de mais de 50 Bases Missionárias, momento em que mais de 400 promessistas demonstraram gratidão ao Senhor, experimentaram a comunhão e testemunharam a expansão de sua atuação missionária na capital amazonense. O marco espiritual foi realizado na Praça Lagoa da Compensa, bairro Compensa, no último sábado (27), em Manaus.

A festa, inspirada no Projeto Crede (estratégia regional de evangelização baseada no modelo das bases), transformou a praça em um ambiente de louvor e integração, preparada para equilibrar celebração e propósito missionário. Stands interativos organizados pelas Bases Missionárias exibiram brindes, literaturas e folhetos, além de testemunhos de vidas transformadas; apresentações musicais, com a participação de jovens e adultos e mensagens edificantes de líderes regionais, enfatizaram a importância da colheita espiritual e reforçaram o tema central: “A missão não pode parar”.

O superintendente regional da Convenção Amazônica, Pastor Alfredo Viana Gomes, destacou o caráter histórico do evento: “Já foi dada a largada! A Convenção Amazônica desponta um crescimento promissor: numérico e expansivo de salvos, que certamente refletirá em batismos e discipulado. Gratidão a Deus por uma geração de líderes engajados, avivados e comprometidos com a missão”.

Já o diretor financeiro regional,  Pr. Ezer Gomes, explicou que “a Festa da Colheita foi um movimento da igreja promessista para divulgar as Bases Missionárias. Cada base pôde mostrar seus frutos, lembrando que plantamos e regamos, mas só Deus dá o crescimento”

CELEBRAÇÃO DUPLA

No evento também foi comemorado os 80 anos do Ministério de Jovens (MJ), um grande colaborador de iniciativas inovadoras na convenção. Recentemente, o MJ de Roraima realizou um encontro com mais de 100 pessoas, uma demonstração do potencial de mobilização da juventude promessista. E na Festa da Colheita, esse entusiasmo se refletiu na alegria e motivação de todos.

Essa celebração não apenas reuniu centenas de pessoas, mas também solidificou a estratégia de evangelização por Bases Missionárias, modelo que tem sido aplicado em outros campos, como em Óbidos (PA), onde a Festa da Colheita chegará à 12ª edição em 2025. O Pr. Ladiel Nunes, secretário regional da Convenção Amazônica, enfatizou a eficácia do formato: “Foi comprovado que o formato do evento funciona e pode ser usado mais vezes. A programação, o tempo para cada atividade e a mensagem foram muito boas”.

A primeira Festa da Colheita encerrou com um chamado à igreja para permanecer “uma Comunidade Focada em Vidas” e refletir o legado de uma denominação que cresce em unidade e propósito. Como declarou o Pr. Alfredo Viana: “Até que Cristo volte, seremos uma comunidade focada em vidas. A Jesus Cristo, honras e glórias!”.

 

Edição: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Informações:  PromeNEWS – Ministério de Comunicação da Convenção Regional Amazônica

Fotos: PromeNEWS

Dicas para aula da Lição 01 – Família, Um Projeto De Deus

Confira seis dicas para aula do início do trimestre: com vídeos, dinâmicas e recursos para dinamizar sua aula. 

 

DICA UM – ESBOÇO DOS ITENS 1 E 2

Como sugestão de plano de aula, destacamos um roteiro para o (a) professor (a) iniciar sua aula do estudo 1, itens 1 e 2. Nele, estão os principais pontos do conteúdo:

Item 1: Mundo (sistema) com muitos conceitos de família
A Bíblia, Palavra de Deus, apresenta a família padrão, constituída de homem e mulher (Gn 1:26-28; Gn 2:19-25). Esse é um padrão geral que será desrespeitado pelo ser humano ao longo da história, mas que continua sendo o modelo da vontade de Deus.

Item 2: Casamento bíblico como base da família
O casamento bíblico é a base da família, e os mandamentos (Êxodo 20:12, 14) reforçam essa importância ao destacar duas ordens para o ambiente familiar:

  • 5º Mandamento: Honrar pai e mãe (autoridade e respeito aos pais)
  • 7º Mandamento: Não adulterar (preservação da santidade da família)

Exercício para ensinar

Separe seus alunos de acordo com suas famílias ou parentesco e peça que formem uma roda (segurando firme). Ao se posicionarem, aplique a seguinte reflexão: “Assim devemos ser, mantendo a aliança, o compromisso de uns para com os outros.”

 

DICA DOIS – VÍDEOS PARA AULA
Para começar sua aula, indicamos dois vídeos que podem ser usados na introdução do estudo e da série – Teologia da família. O primeiro é a apresentação da nova série de Lições Bíblicas, em que o editor da revista, Pastor Eleilton Freitas, fala sobre os conceitos confusos e desprezo pela família e a temática principal dos estudos. Assista aqui: 

Outro recurso é uma novidade apresentada pela Secretaria de Escola Bíblica: o Resumo Criativo do tema dos estudos. Ele pode ser utilizado para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos em aprender. Veja o vídeo aqui:

Após a exibição do conteúdo, pergunte ao aluno o que ele mais espera com os estudos e de que forma acredita que sua família pode ser impactada.

 

DICA TRÊS – MOLDURA DE CASA PARA FOTOS

Faça uma moldura em formato de casa para tirar fotos das famílias da sua classe. A ideia é que as famílias sejam registradas como meio de recordação e também para mostrar como Deus as tem abençoado. A casa pode ser feita de papelão e coberta com algum papel especial, como Color Set, Kraft, Cartão, Contact, EVA ou até mesmo laminado para dar mais destaque. 

As fotos podem ser feitas ao longo dos estudos, publicadas nos stories com a #FamiliaProjetodeDeus e marcando o @escolabiblicapromessista, além de serem impressas e expostas em um painel na igreja.

 

DICA QUATRO – DINÂMICA: OS AMBIENTES NA FAMÍLIA

Para ajudar na dinâmica do item 3 – As funções da família, aplique a seguinte atividade:
Divida uma cartolina em três ou quatro partes retangulares e escreva nelas os ambientes que uma família, segundo a Bíblia, deve ter: Ambiente para adoração, Ambiente para relacionamento, Ambiente de aprendizado, Ambiente de socialização e Ambiente de testemunho.
Distribua os papéis escritos entre duplas ou trios e peça que, durante cinco minutos, conversem sobre o tema de cada parte e reflitam sobre ações práticas para tornar a família daquele modo. Após a conversa, cada grupo deve expor à turma quais dicas práticas podem ser aplicadas para tornar sua casa um ambiente conforme os ensinamentos da lição.

 

DICA CINCO – Dinâmica do coração divino
Para colocar em prática que a família é um projeto que nasce no coração de Deus, faça um coração grande com envelopes. Dê aos alunos pedaços de papel e, em seguida, instrua-os a escrever o nome de suas famílias. Depois, peça que coloquem os papéis nos envelopes e explique: a família está no coração de Deus e é alvo do Seu amor. Mesmo com nossos erros, podemos encontrar no coração de Deus espaço para mudar e seguir a vontade do Senhor.

Referências bíblicas de apoio:

  • Gênesis 2:18-24 – A criação da família no plano divino.
  • Josué 24:15 – A decisão de servir ao Senhor em família.
  • Efésios 3:14-15 – Toda família recebe o nome do Pai.

 

DICA SEIS – Desafio para fazer em casa 

Neste trimestre, a Secretaria de Escola Bíblica traz os desafios da semana como tarefas para serem realizadas em casa. Para a SEMANA 1, temos o seguinte:

Desafio: Momento da Gratidão
Cada membro da família deve compartilhar algo pelo qual é grato a Deus e à família.

Objetivo: Reconhecer as bênçãos recebidas e fortalecer a prática da gratidão.

Referências bíblicas de apoio:

  • 1 Tessalonicenses 5:18 – “Em tudo, dai graças…”
  • Salmos 103:2 – “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.”
  • Colossenses 3:15 – “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração… e sede agradecidos.

Para mais recursos de aula e estudos, acesse: www.promessistas.org/lb353/

Texto: Secretaria de Escola Bíblica.