Uma contribuição para a fé das próximas gerações, diz Ms. Fran Rodrigues sobre livro de Teologia Sistemática

Participante das discussões na programação que ocorre no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), ela explicou a importância do encontro e observou dois pontos centrais sobre os debates deste dia.

Em entrevista à TV Viva Promessa, a diretora financeira da Convenção Paulista, Missionária Francinete Rodrigues, destacou que os temas em estudo na reunião da Câmara Teológica, realizada neste sábado (04), que comporão o livro de Teologia Sistemática da Igreja Adventista da Promessa serão uma contribuição histórica para as novas gerações, além de se tornarem uma ferramenta importante para a igreja brasileira.

 

Presente e participante das discussões na programação que ocorre no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), Francinete explicou a importância do encontro e observou dois pontos centrais sobre os debates deste dia. “Traz pra gente uma contribuição para a teologia da nossa própria igreja e também como um aparato para outras igrejas que podem utilizar, assim como a gente, quando não tinha os nossos materiais, utilizava de outras instituições. A gente pode oferecer o nosso material também para outras instituições”, afirmou.

Ela também ressaltou que o novo livro trará maior coerência para a teologia promessista, por ser fruto do trabalho dos próprios estudiosos da denominação. “A gente tem algo produzido pelos nossos teólogos, a partir da nossa perspectiva, dos temas que estão sendo trabalhados, estão sendo estudados. Isso permite que a gente consiga então entregar um material ao povo promessista.”

Francinete concluiu classificando a obra como um legado para as próximas gerações. “Eu acho que isso traz muita relevância por ser algo histórico, contribuindo assim com as próximas gerações que terão esse material em mãos e poderão ter uma visão mais ampla daquilo que a gente crê, sobre a nossa fé.”

Assista a entrevista aqui: 

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

O que são a Comissão Teológica e a Câmara Teológica?

Entenda como funcionam estes dois importantes órgãos da Igreja Adventista da Promessa. 

 

Neste sábado (04), a Câmara Teológica está reunida no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), para apreciação de mais três capítulos do Livro de Teologia Sistemática da Igreja Adventista da Promessa. O Promessistas.org explica o que são essas duas importantes “casas” da denominação. As definições foram retiradas do Regimento Interno da Convenção Geral, disponível neste link (páginas 10 e 11).

 

Comissão Teológica

A Comissão Teológica tem o propósito de estudar os temas doutrinários e teológicos encaminhados a ela pelas Assembleias Gerais ou Regionais, Juntas Gerais ou Regionais, Diretorias Gerais ou Regionais, além das Assembleias das igrejas locais.

Ela é constituída por 15 membros — pastores, missionárias e presbíteros — todos com formação na área teológica, indicados e aprovados em Assembleia Geral.

O Regimento Interno também estabelece os limites de sua atuação, como: receber, analisar e emitir parecer sobre pontos a ela encaminhados; solicitar a colaboração e o apoio de outras pessoas por ela indicadas, sem direito a voto.

Câmara Teológica

Já a Câmara Teológica é um órgão da Assembleia Geral, segundo o artigo 29 do Regimento Interno. Ela estuda e emite parecer sobre os assuntos doutrinários propostos pela Comissão Teológica ao longo do intervalo entre uma Assembleia Geral e outra.

A composição da Câmara Teológica inclui: a Diretoria da Convenção Geral; um representante de cada Ministério da Convenção Geral; e até quatro representantes de cada Convenção Regional do Brasil e do exterior, indicados bienalmente pela Junta Regional Deliberativa, aprovados pela Assembleia Geral da Convenção Regional e encaminhados à Assembleia Geral da Convenção Geral para ciência, podendo ser reconduzidos.

 

SOBRE AS REUNIÕES

As reuniões da Câmara Teológica são presididas pelo presidente da Convenção Geral ou por seu substituto legal. O quórum de instalação é de maioria simples de seus componentes.

Para aprovação dos temas relacionados à Confissão de Fé Promessista (31 pontos de O Doutrinal e a Fé que Professamos) é necessário voto favorável de 75% dos presentes. Para os demais assuntos, é exigido voto favorável de 50% mais 1 (um) dos presentes.

Os assuntos doutrinários, propostos pela Comissão Teológica à Câmara Teológica, devem ser disponibilizados a todos os membros da Assembleia Geral da Convenção Geral com antecedência mínima de 30 dias. Os componentes da Câmara Teológica, dentro do prazo definido pela Secretaria Geral, podem enviar emendas ao texto para análise da Comissão Teológica, desde que encaminhadas com pelo menos 15 dias de antecedência à reunião da Câmara Teológica.

SOBRE AS DELIBERAÇÕES

Após ouvir a Comissão Teológica, a Câmara Teológica dará parecer aos temas apresentados e prestará relatórios anuais à Assembleia Geral, assim, diante disso, a AG delibera, aprovando ou reprovando, os pareceres apresentados pela Câmara Teológica.

Os pareceres da Câmara Teológica, aprovados ou desaprovados pela Assembleia Geral da Convenção Geral, que não necessitem de regulamentação pelas respectivas comissões competentes, deverão ser implementados nas IAPs imediatamente após o recebimento da ata da Assembleia Geral.

Por isso, é necessário que a igreja tanto participe quando necessário por meio de suas assembleias, e ore pelas lideranças, teólogos e teólogas da Igreja, para que sejam sempre iluminados pelo Espírito Santo e permaneçam fiéis à Palavra de Deus.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Fotos: APC

 

Câmara Teológica se reúne para apreciar temas do livro de Teologia Sistemática Promessista

Antropologia, Hamartiologia e Soteriologia estão em pauta na reunião que ocorre neste sábado (04.10).

 

A Câmara Teológica está reunida neste sábado (04.10), dia do Senhor, no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), para refletir sobre temas importantes para a fé dos promessistas. Entre os assuntos em pauta estão: Antropologia (doutrina do homem), pontos ligados à Hamartiologia (doutrina do pecado) e à Soteriologia (doutrina da salvação).

 

Esses estudos, analisados pelos representantes regionais que compõem a Câmara Teológica, integrarão o futuro Livro de Teologia Sistemática da Igreja Adventista da Promessa. 

O encontro foi iniciado com um momento devocional conduzido pelo Pastor Willy Corrêa, em Salmos 86:11-13. Ele incentivou os líderes presentes a participarem desse tempo confiando não no entendimento humano, mas na força e dependência de Deus por meio de Seu Espírito Santo.

 

O presidente da Convenção Geral, Pr. Adelmilson Julio Pereira, que dirige a reunião da Câmara Teológica, destacou a importância dos assuntos e reforçou a necessidade de serem fiéis à Palavra de Deus e à Igreja do Senhor Jesus Cristo. 

Ore pelas lideranças, teólogos e teólogas da Igreja, para que sejam sempre iluminados pelo Espírito Santo e permaneçam fiéis à Palavra de Deus.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Fotos: APC.