Ações de solidariedade são boas oportunidades de aproximar comunidades do Evangelho

Ação da Convenção Norte, na Promessa Benfica (centro), em Benevides (PA), promoveu mais de 100 atendimentos em saúde para a comunidade local. 

 

Benfica, Benevides (PA) – “Vim aqui porque estou com um problema de saúde e também porque o atendimento dos médicos é diferente. Eles olham nos olhos da gente, fazem uma análise do que a gente tá sentindo.” Foi assim que Andrea Cruz, a primeira pessoa atendida na ação do Voluntários da Missão, avaliou o acolhimento recebido em mais uma iniciativa do grupo, realizada na Igreja Adventista da Promessa de Benfica (centro), em Benevides (PA), Convenção Norte.
Ela, que congrega na Promessa Águas Lindas, em Ananindeua, foi uma das pessoas que tiveram acesso aos mais de 100 atendimentos no domingo (29.09), durante a ação promovida, que abriu as portas para mais uma mobilização da igreja com a comunidade local. 

Josinaldo Gomes (foto abaixo), que trabalha com vendas nas ruas do município, também aproveitou a oportunidade para verificar sua saúde, já que faz parte de uma família com histórico de diabetes.

 

“Estava passando aqui em frente da igreja, fui convidado e entrei. O processo foi ótimo, graças a Deus. É bom ter de vez em quando, para ajudar a população do nosso município”, explicou. “A gente espera pela saúde pública, que é precária, aí é ótimo ter esse projeto maravilhoso da igreja.”

Os dois relatos exemplificam como a igreja pode utilizar sua estrutura para atender aos que sofrem, tanto oferecendo a Palavra de Deus, quanto com o atendimento em saúde, como neste projeto da Convenção Norte, que disponibilizou clínica médica, nutricionistas, testes rápidos, exames de glicose, entre outros serviços.

 

Leia mais: Voluntários da Missão: projeto na Convenção Norte leva serviços gratuitos para comunidades 

 

O projeto “quebra muros e abre portas” para a pregação do Evangelho e o contato com a população, de forma que talvez não ocorresse de outro modo. Ele também estimula a cultura do voluntariado, mobilizando profissionais para colocarem suas profissões a serviço da missão de Deus, como foi o caso da Dra. Larissa Kalif.

“Foi um prazer tirar meu domingo de folga para poder ajudar a população que precisa, que muitas vezes não tem condições de buscar atendimento médico, um atendimento multidisciplinar”, como o oferecido pela igreja.

Ela relatou que muitos dos atendimentos realizados foram voltados à orientação de pacientes que já haviam passado por outros serviços, mas não sabiam como iniciar o tratamento. “Muitos não sabiam ler a receita, não faziam a medicação de forma correta, e aqui a gente pôde dar essa orientação ao paciente e à família.”

 

OPORTUNIDADE PARA O VOLUNTARIADO

A enfermeira Marta Assunção, com oito anos de experiência, Mestra em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças da Amazônia (UEPA/UFAM), atua na Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA) e é professora na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), levou alguns alunos para participar da ação. “Esse tipo de atividade oferece uma vivência que, fora da sala de aula, permite sair da teoria e entrar na prática — é uma prática cheia de desafios, porque cada paciente necessita de um olhar diferenciado.”

 

Ressaltou ainda que esse cuidado próximo reflete a dimensão holística do ser humano, como ensina a doutrina da igreja sobre a integralidade do homem criado por Deus. “A igreja serve como um espaço de educação popular. E essa educação popular é uma oportunidade tanto para promover saúde quanto para pregar o evangelho — assim como fez Jesus, que era uma pessoa do povo”, analisou.

Ela que congrega na Promessa Benfica (Centro) e participa de diversas atividades, como a Celebração Promessista local, afirmou que essas ações criam pontes entre a igreja e a comunidade: “Faz com que pessoas que nunca pisaram na igreja, nunca deram a chance de partilhar aquele momento com os irmãos, possam ir ao encontro do Senhor de forma indireta.”

E destacou que as ações despertam o voluntariado na própria comunidade de fé: “É uma oportunidade dos líderes conhecerem os voluntários da igreja local, buscar saber se existem pessoas que trabalham na área da saúde e como a igreja pode contribuir trazendo essas atividades educativas para dentro do templo. Eu creio que essas pessoas podem ser grandes ajudadoras da obra.”

 

Sobre o Voluntários da Missão

O projeto Voluntários da Missão nasceu de uma iniciativa da Diaconisa Dilce, do Vice-superintendente da Convenção Norte, Pastor Ary Magalhães e de sua esposa, Diaconisa Sandra, e do Presbítero Rubilar Neves.

A proposta foi apresentada ao superintendente regional, Pr. Francileu Sousa, e à diretoria regional, que a abraçaram e aprovaram na Assembleia Regional de 2025. Desde então, a instituição atua como um braço social, filantrópico e espiritual da igreja na região.

Texto e fotos: Andrei Sampaio/Agência Promessista de Comunicação (APC).

Consejos para la clase de la Lección 02 – ¿El matrimonio: algo pasado de moda?

Para tu clase de la Escuela Bíblica, te sugerimos: una pregunta reflexiva, la dinámica de los lazos, la participación de los alumnos y el desafío familiar.

 

CONSEJO UNO (introducción) – Pregunta reflexiva

Comienza la clase preguntando a los alumnos: “¿Qué has escuchado cuando se habla del matrimonio?”

Espera que compartan sus experiencias: si han oído más comentarios negativos o positivos, si el tema suele aparecer en forma de bromas o de testimonios edificantes.
Después de escucharlos, destaca que el estudio se enfoca en el modelo creado por Dios, entre un hombre y una mujer, tal como enseña la Biblia.
Muestra que el propósito es redescubrir el valor y el significado bíblico del matrimonio, según lo presentado en esta Lección 02.

 

CONSEJO DOS (ítems 3 y 4) – Dinámica de los lazos

Para hacer la enseñanza más dinámica e interactiva, especialmente al tratar sobre el pacto del matrimonio (ítem 4), reparte cintas de raso a las parejas de la clase. Después de leer Génesis 2:24, pide que las parejas hagan un lazo con la cinta, simbolizando la unión.

Explica que el término bíblico “unirse” transmite la idea de un vínculo firme y duradero (como un lazo), algo que Dios desea ver en la vida conyugal. Pregunta: “¿Cuál es el mayor desafío para mantener este lazo firme, sin desatarlo?”

Finaliza recordando que, con la gracia de Dios, es posible mantener el vínculo y superar los desafíos.

 

CONSEJO TRES (ítem 5) – Participación de los alumnos – acta de matrimonio

Pide con anticipación a los alumnos casados que lleven sus actas de matrimonio a la clase (avísales individualmente o en el grupo de la clase).
El día de la lección, diles que muestren los documentos (si se sienten cómodos) y cuenten cómo fue aquel día.
Explica la importancia de hacer pública la unión: un acto que simboliza compromiso, alianza y el inicio de una nueva historia bajo la bendición de Dios.

 

CONSEJO CUATRO – Desafío familiar

La Secretaría de la Escuela Bíblica propone desafíos semanales para aplicar el contenido en familia.

Desafío de la Semana 2: Foto familiar.
Tómense una foto juntos y compártanla en el grupo de la iglesia. El objetivo es valorar la unión familiar y registrar momentos especiales que refuercen el compromiso y el amor en el hogar cristiano.

 

Texto: Secretaría de Escuela Bíblica / Traducción con ayuda de Inteligencia Artificial – ChatGPT.

Dicas para aula da Lição 02 – Casamento: algo fora de moda?

Para sua aula da Escola Bíblica, sugerimos: pergunta reflexiva, vídeo sobre o tema, dinâmica dos laços, participação dos alunos e o desafio da família. 

 

DICA UM (introdução) – Pergunta reflexiva

Comece a aula perguntando aos alunos: “O que você já ouviu quando o assunto é casamento?” Espere que compartilhem suas experiências — se ouviram mais comentários negativos ou positivos, se o tema costuma aparecer em forma de piadas ou testemunhos edificantes.
Após ouvi-los, destaque que o estudo se concentra no padrão criado por Deus, entre um homem e uma mulher, conforme a Bíblia ensina. Mostre que o propósito é redescobrir o valor e o significado bíblico do casamento, conforme apresentado nesta Lição 02.

 

DICA DOIS (Itens 1 e 2) – Vídeo –  “O casamento está fora de moda”

Um comentarista de TV em Santa Catarina expressa sua opinião sobre o tema. Esse vídeo pode servir como ponto de partida para os Itens 1 e 2, estimulando a reflexão sobre os motivos que têm tornado o casamento “descartável” em nossa sociedade e o contraste com o modelo permanente e sagrado estabelecido por Deus. 

Após assistir, conduza um debate com a turma sobre os valores apresentados no vídeo à luz da Palavra. Assista o vídeo abaixo: 

 

DICA TRÊS (Itens 3 e 4) – Dinâmica dos laços

Para tornar o ensino mais dinâmico e interativo, especialmente ao tratar do pacto do casamento (item 4), distribua fitas de cetim aos casais da turma.

Após ler Gênesis 2:24, peça que os casais deem um laço com a fita, simbolizando a união.

Explique que o termo bíblico “unir” traz a ideia de ligação firme e duradoura (como um laço) — algo que Deus deseja ver na prática da vida conjugal.

Pergunte: “Qual o maior desafio para permanecer com esse laço firme, sem desatá-lo?”

Finalize lembrando que, com a graça de Deus, é possível manter o vínculo e superar os desafios.

 

DICA QUATRO (item 5) – Participação dos alunos – certidão de casamento

Peça antecipadamente para os alunos casados levarem suas certidões de casamento para a aula (avise individualmente ou no grupo da turma). No dia da aula, diga para mostrarem os documentos (se sentirem à vontade) e contarem como foi aquele dia. Explique a importância de tornar pública a união, um ato que simboliza compromisso, aliança e início de uma nova história sob a bênção de Deus.

 

DICA CINCO – Desafio da família

A Secretaria de Escola Bíblica propõe desafios semanais para aplicar o conteúdo em família.

Desafio da Semana 2: Foto em família. Tirem uma foto juntos e compartilhem no grupo da igreja. O objetivo é valorizar a união familiar e registrar momentos especiais que reforcem o compromisso e o amor no lar cristão.

Texto: Secretaria de Escola Bíblica.