Entenda por que Promessa Nepal é fruto da oração de missionário transcultural.
Dias atrás participei de um encontro de líderes da Synergy, uma rede de igrejas localizada no Reino Unido. Logo ao chegar à casa do anfitrião, fui recepcionado calorosamente por colegas e, em meio a cumprimentos, um senhor de jeans e camisa xadrez se apresentou: “Oi, eu sou o Vick”. Retribuí a saudação, sem imaginar naquele momento com quem eu estava falando.
Ao todo éramos oito pessoas. Sentados na sala, Vick escolheu uma poltrona verde à minha frente. Após todas as apresentações, ele começou a compartilhar sua trajetória de vida. Aos 85 anos, Vick é pioneiro da Missão OM, ao lado de George Verwer, e tem uma história marcante associada ao projeto do Navio Logos, reconhecido internacionalmente. Além disso, ele era amigo de Billy Graham, Irmão André do Portas Abertas e Corrie Ten Boom, pessoas que sempre foram fonte de inspiração para mim e grandes nomes das Missões Mundiais da Igreja.
Durante nossa conversa, Vick relatou sua chegada à Índia nos anos 1960, destacando os desafios enfrentados ao distribuir literatura cristã nas ruas. Em 1968, ele chegou ao Nepal, onde, por meio de malas diplomáticas, os nativos recebiam os quatro evangelhos traduzidos para o nepalês — os únicos livros da Bíblia disponíveis em nepalês, impressos clandestinamente em uma editora secreta na União Soviética.
Junto a seus colegas, fundou a primeira editora estrangeira no Nepal, que passou a fornecer material didático para todas as escolas do país. Dentre as muitas lições que compartilhou, uma frase de Vick ficou gravada em minha memória: *“Crie algo para a sociedade que se torne indispensável”*. Ele estava falando em um contexto em que pregar o evangelho era proibido.
Promessa Nepal, a resposta de uma oração
Ao final do encontro, compartilhei sobre nosso trabalho em uma região do Nepal. Vick revelou que esteve na região em 1972. Naquela época, a área era dominada por maoístas e não havia presença cristã. Enquanto distribuía os evangelhos, Vick orava para que, um dia, houvesse seguidores de Jesus naquele local. Ele ficou emocionado ao saber que atualmente existe ali uma igreja liderada por um pastor nepalês, com apoio de uma igreja brasileira.
Podemos dizer a que Promessa Nepal é fruto de sua oração, ela também é resultado dos princípios presentes em 1 Coríntios 3:6-8: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.”
Texto: Pastor Márcio Johansen, missionário promessista em Liverpool, Inglaterra.
*Vick é um nome fictício.


