Junta Geral Deliberativa: entre prestação de contas e a missão

Em entrevista à TV Viva Promessa, Pastor Felipe José comentou sobre os dois dias de reuniões em Curitiba (PR)

Durante entrevista concedida à TV Viva Promessa, canal da Igreja Adventista da Promessa no YouTube, o superintendente da Convenção Paulistana Central, Pastor Felipe José, explicou o papel da Junta Geral Deliberativa nesses dois dias de encontro: a apresentação dos relatórios da Convenção Geral aos líderes de todo o Brasil, nesta quinta-feira (19), e um painel sobre missão, com o tema da reunião — “Missão em movimento: missão no Brasil e no mundo” — nesta sexta-feira (20).

“Então, hoje vai ser um dia mais administrativo, onde a gente vai pensar em questões que envolvem as administrações geral da igreja, administrações regionais”, contou o pastor Felipe. “Por exemplo, a gente tem a prestação de contas, de alguns relatórios da Convenção Geral. A nossa igreja é caracterizada por essa seriedade na prestação de contas.”

O líder regional também detalhou a programação desta quinta-feira na Junta Geral. “Amanhã nós vamos ter um dia que é chamado o dia da missão. Então amanhã é um dia de reflexão, porque a gente vai considerar o movimento missionário no Brasil e no mundo, mas também a gente vai considerar o movimento missionário especificamente da nossa denominação.”

Assista à entrevista completa:

 

“Somos homens e mulheres limitados, contamos com a graça de Jesus”, diz Pr. Adelmilson na abertura da Junta Geral Deliberativa

Reunião com líderes gerais e regionais ocorre nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Curitiba (PR). 

Durante um momento de oração no início da reunião da Junta Geral Deliberativa (JGD), que ocorre nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), em Curitiba (PR), o Presidente da Convenção Geral, Pastor Adelmilson Julio Pereira, conduziu um momento de oração, convidando os líderes promessistas a interceder pelas famílias, pela própria vida espiritual e por toda a reunião, incluindo os assuntos que serão tratados ao longo dos trabalhos.

Durante o clamor, Adelmilson agradeceu “pela graça de Deus sobre a Junta Geral, pelos dons recebidos para levar adiante a obra de Deus”, e acrescentou: “Por mais que sejamos uma denominação pequena, somos homens e mulheres limitados, contamos com a graça de Jesus”.

Entre os temas de destaque da programação, que são realizadas no Hotel Nacional Inn, na capital paranaense, está um painel especial sobre missões no Brasil e no mundo. Na sessão de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira, o momento de louvor e adoração foi conduzido pelo líder do Celebração Promessista da Convenção Geral, Pr. Fabio Manfrin. 

O devocional ficou a cargo do Superintendente da Convenção Goiás, Pr. Arimateia Oliveira, que realizou uma reflexão com a leitura completa da carta de Tito.

 

Boas-vindas

O Superintendente da Convenção Sul e anfitrião da reunião, Pr. Airton Corrêa, deu as boas-vindas à JGD em Curitiba, apresentou sua diretoria e os colaboradores que servirão a Deus e aos líderes durante toda a reunião. Ele destacou ainda que Curitiba, e cada espaço onde ocorrerão a Conferência Modo Missão e a 61ª Assembleia Geral, será “casa de Deus, onde será derramada muita bênção”.

Sobre a JGD: compõem esta importante instância da Igreja Adventista da Promessa a Diretoria Geral, líderes de instituições, ministérios, secretarias e as diretorias regionais.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)/Andrei Sampaio

Fotos: APC/Natan Torres

Consejos para la clase de la Lección 08 – Iglesia y familia, ¿cuál es la relación?

Consulte los recursos para su clase de Escuela Bíblica: dos dinámicas y una encuesta rápida para aplicar en el aula.

CONSEJO UNO – Armando un devocional familiar

Pregunte a sus alumnos cómo está la vida devocional y el culto en su hogar. Después de las respuestas, en una pizarra o cartel, escriba algunos elementos que componen un momento devocional en familia: adoración, oración, lectura de la Palabra y comunión.
Al final, anímelos a elegir el mejor momento del día o de la semana para, juntos en casa, practicar el devocional en familia.

CONSEJO DOS – Dinámica: “Familias que dan nombre”

Prepare un mural en el aula — puede ser en la pared, pizarra, flipchart o panel. Haga pequeñas casas de papel con adhesivo detrás para fijarlas en el mural. Usando la lista del ítem 2 de la lección, escriba previamente en algunas casas los nombres de las familias bíblicas, como:

  • Familia de Filemón (Flm 1:1-7)
  • Priscila y Aquila (Ro 16:3-4)
  • Andrónico y Junias (Ro 16:7)
  • Familias de Aristóbulo y de Narciso (Ro 16:10-11)
  • Las hermanas Trifena y Trifosa (Ro 16:12)
  • Rufo y su madre (Ro 16:13)

Coloque cada una en el mural mientras explica la importancia de esas familias en la misión de la iglesia primitiva. Luego, presente las casas en blanco e incentive a los participantes a escribir el nombre o apellido de su familia, colocándolas en el mural.
Use este momento para promover la oración por las familias de la clase y fortalecer su involucramiento con la iglesia — incluso si dicho compromiso aún está comenzando.

 

CONSEJO TRES – Checklist: Familias involucradas con la iglesia

Pida que cada familia evalúe su participación mediante la siguiente lista:

  • Congregan regularmente ( )
  • Sirven en algún ministerio ( )
  • El hogar ha sido un lugar de proclamación (estudio bíblico, Grupo Pequeño, base misionera, etc.) ( )
  • Contribuyen con la iglesia (dones, tiempo, recursos, etc.) ( )

Interpretación de las marcas:

  • 1 marca: la familia no está muy involucrada; necesita repensar su conexión con la iglesia local.
  • 2 marcas: la familia está bien, pero puede involucrarse más.
  • 3 a 4 marcas: familia comprometida con la iglesia, con vida devocional activa y apoyando la misión local.

Importante: el propósito es únicamente reflexionar sobre el nivel de involucramiento y lo que se puede hacer, como familia, para servir mejor a la iglesia local.

Texto: Secretaría de Escuela Bíblica