DICAS da Lição 1 – Inversão de prioridades

Confira os recursos para a primeira aula do trimestre, com vídeos e dinâmicas. Além disso, você tem acesso a novos materiais para a preparação da aula e divulgação.

 

DICA UM – Novos recursos para professores e líderes de ensino

PANORAMA E SÍNTESE – Já está no ar um novo recurso para os estudos: o Panorama e Síntese para professores da Escola Bíblica, desenvolvido pela Agência Promessista de Comunicação (APC). O material, como o nome sugere, apresenta apontamentos sobre o conteúdo dos três livros que serão estudados ao longo do trimestre: Ageu, Zacarias e Malaquias. O recurso destaca pontos centrais da narrativa profética em relação aos estudos do trimestre.

Para acessar, clique aqui.

PODCAST – Áudio com a introdução à nova série, resumo teológico e aplicações práticas.
Acesse e faça o download aqui. 

Materiais para aula – Disponibilizamos, a seguir, os slides 1, o PDF do capítulo 1 e materiais para divulgação nas redes sociais. Em breve, estes e outros recursos estarão disponíveis na área das Lições Bíblicas.

 

DICA DOIS – Vídeo de apresentação para a aula

Está disponível no canal da TV Viva Promessa o vídeo de apresentação da nova série de Lições Bíblicas. O diretor da Editora Promessa, pastor Elenilton Freitas, faz uma síntese da lição do trimestre e um convite aos estudos. Confira abaixo:

Observação: Todas as terças-feiras, às 21h, os estudos estão disponíveis no programa Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa.

 

DICA TRÊS – Recurso do despertador

Leve para a sala de aula um despertador semelhante ao da capa da lição e programe-o para tocar no início da aula. Certamente os alunos terão alguma reação. Pergunte a eles o que um despertador significa e, em seguida, explique o significado da série para o primeiro trimestre de estudos de 2026.

Observação: Na ausência de um despertador analógico, utilize o despertador do celular.

 

DICA QUATRO – Vídeo com resumo de Ageu

As quatro primeiras lições da série tratam do livro de Ageu. Por isso, o professor pode exibir em sala o vídeo do Bible Project, que apresenta um resumo do livro profético. O material pode ser exibido durante a aula ou enviado previamente para que os alunos assistam e expliquem o conteúdo no dia do estudo (abaixo):

 

DICA CINCO – Dinâmica “Obras inacabadas”

Pesquise na internet fotos de obras inacabadas em seu bairro ou cidade. Observe as placas dessas construções, os prazos programados e a reação dos alunos ao perceberem que algo foi prometido, mas não entregue. Após as reflexões, questione: tente imaginar a indignação do Senhor diante do abandono, por parte do povo, da construção do templo. Outro ponto é levar os alunos a refletirem sobre projetos da igreja local que precisam ser retomados com a cooperação de todos.

 

DICA SEIS – Dinâmica do “saco furado”

Utilize uma sacola com um furo ou fundo falso e peça que, de uma só vez, os alunos coloquem objetos nela (exceto itens que possam quebrar). À medida que os objetos são colocados, eles perceberão que tudo cai. Em seguida, leia Ageu 1:5-7.

Pergunte aos alunos o que essa dinâmica, a imagem da sacola furada que o Senhor apresentou ao povo na época do profeta, representa. Questione também se isso pode estar acontecendo na vida de cada um. Faça um momento de reflexão silenciosa e utilize as reflexões dos dois últimos parágrafos do item 1.

 

DICA SETE – Reflexão aplicativa

O item 1 da aplicação enfatiza a questão da procrastinação, comportamento que levou o povo a adiar a obra do Senhor por 16 anos. Escreva em um quadro ou cartaz alguns exemplos de procrastinação, como adiar a leitura diária da Bíblia, alegar muito trabalho para orar ou nunca conseguir servir ou contribuir com o próximo. Em seguida, converse com a turma sobre como mudar esses comportamentos e colocar a vontade do Senhor como prioridade na agenda.

Texto: Secretaria de Escola Bíblica

CONSEJOS de la Lección 1 – Inversión de prioridades

Conozca los recursos para la primera clase del trimestre, con videos y dinámicas.

 

CONSEJO UNO – Recurso del despertador

Lleve al aula un despertador similar al de la portada de la lección y prográmelo para que suene al inicio de la clase. Seguramente los alumnos tendrán alguna reacción. Pregúnteles qué significa un despertador y, a continuación, explique el significado de la serie para el primer trimestre de estudios de 2026.

Observación: En ausencia de un despertador analógico, utilice el despertador del teléfono celular.

 

CONSEJO DOS – Video con resumen de Hageo

Las cuatro primeras lecciones de la serie tratan del libro de Hageo. Por eso, el profesor puede exhibir en el aula el video del Bible Project, que presenta un resumen del libro profético. El material puede mostrarse durante la clase o enviarse previamente para que los alumnos lo vean y expliquen el contenido el día del estudio.

Vea aquí:

 

CONSEJO TRES – Dinámica “Obras inacabadas”

Busque en internet fotos de obras inacabadas en su barrio o ciudad. Observe los carteles de estas construcciones, los plazos programados y la reacción de los alumnos al percibir que algo fue prometido, pero no entregado. Después de las reflexiones, cuestione: intente imaginar la indignación del Señor ante el abandono, por parte del pueblo, de la construcción del templo. Otro punto es llevar a los alumnos a reflexionar sobre proyectos de la iglesia local que necesitan ser retomados con la cooperación de todos.

 

CONSEJO CUATRO – Dinámica de la “bolsa rota”

Utilice una bolsa con un agujero o fondo falso y pida que, de una sola vez, los alumnos coloquen objetos dentro de ella (excepto objetos que puedan romperse). A medida que los objetos se colocan, se darán cuenta de que todo se cae. A continuación, lea Hageo 1:5-7.

Pregunte a los alumnos qué representa esta dinámica, la imagen de la bolsa rota que el Señor presentó a su pueblo en la época del profeta. Cuestione también si esto puede estar ocurriendo en la vida de cada uno. Realice un momento de reflexión silenciosa y utilice las reflexiones de los dos últimos párrafos del ítem 1.

 

CONSEJO CINCO – Reflexión aplicativa

El ítem 1 de la aplicación enfatiza la cuestión de la procrastinación, un comportamiento que llevó al pueblo a posponer la obra del Señor durante 16 años. Escriba en una pizarra o cartel algunos ejemplos de procrastinación, como postergar la lectura diaria de la Biblia, alegar demasiado trabajo para orar o nunca lograr servir o contribuir con el prójimo. Luego, converse con el grupo sobre cómo cambiar estos comportamientos y colocar la voluntad del Señor como prioridad en la agenda.

Texto: Secretaría de Escuela Bíblica