O que dizer biblicamente sobre o Carnaval?

Pastor Eleilton Freitas alerta que por trás desta festa “há muito mais do que simplesmente alegria, desfiles”; que os “os desejos das pessoas ficam como o centro dessa festa”, contrariando a vontade do Senhor. 

* Foto de capa: Alex Ferro/Rio Tur

O Brasil vive o período do feriado de carnaval. Em 2026, o feriado ocorre no dia 17 e termina na Quarta-feira de Cinzas (18), mas a festa se estende por vários dias antes e depois da data, sendo um dos períodos mais influentes e vivenciados no país.

Em vídeo publicado nas redes sociais da Igreja Adventista da Promessa Jardim Aeroporto, em Campinas, o vice-presidente da Convenção Geral, Pastor Eleilton Freitas, respondeu à questão: o que dizer biblicamente sobre o Carnaval?

O líder geral começou pontuando que “o Carnaval é conhecido como a festa da carne. No Brasil, milhões de pessoas nesse período celebram essa festa, mas por trás dela há muito mais do que simplesmente alegria, desfiles”.

Como se sabe, o Carnaval, originalmente, era um tipo de despedida da carne, a proteína, porque para os católicos romanos é o início do período da Quaresma, quando se abstêm de carne. Logo depois do Carnaval, na tradição, eles ficariam 40 dias sem comer carne. “Entretanto, com o passar do tempo, essa festa acabou se tornando uma festa em que se celebram os prazeres da carne, da natureza pecaminosa, e os desejos das pessoas ficam como o centro dessa festa”, explica Eleilton.

O Pastor lembrou que o apóstolo Paulo escreveu em carta aos Filipenses 3:19 sobre os que “têm o ventre como o seu próprio deus”, ou seja, pessoas que colocam os seus desejos como o senhor de suas vidas, como o deus de suas vidas. “O Carnaval é um tipo de festa em que as pessoas celebram os seus próprios desejos”, enfatizou.

 

Controle dos desejos

Na contramão da festa, a Bíblia Sagrada ensina que os discípulos de Jesus Cristo, os cristãos, foram libertos pelo Senhor de sua própria natureza pecaminosa. “Portanto, [eles] vivem de acordo com o Espírito, não satisfazendo os desejos da carne”. Como disse Paulo aos Gálatas 5:16: “Vivam pelo Espírito e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois o que a carne deseja é contrário ao Espírito, e o Espírito ao que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”.

O Pr. Eleilton reforça ainda que os servos de Deus, foram “chamados para viver pelo Espírito, para deixar o Espírito governar e controlar a nossa vida e não os nossos desejos, os nossos apetites”. E concluiu enfatizando que só com o controle de Deus é possível viver para agradar o Senhor. “Nesse tempo de Carnaval, esse tempo em que as pessoas estão celebrando essa festa, guarde esse período para fortalecer ainda mais o seu espírito, para ler a Palavra, para orar, para estar mais perto e conectado com o Senhor. Deus abençoe a sua vida.”

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)