Veja os recursos para aula na Escola bíblica: sacos com pesos, duas dinâmicas, mapa, infográfico e dois vídeos.
DICA UM – Recurso pedagógico “Saco com pesos” (introdução)
Utilize, para ilustração, um saco com livros ou cheio de seixos médios para iniciar a aula. O saco deve ser de material plástico reforçado ou tecido resistente. Feche-o bem e passe o objeto de mão em mão entre os alunos, aguardando ou provocando comentários como: “Está pesado!” ou “Como pesa!”.
Após envolver toda a classe, destaque que o peso do saco representa o teor das mensagens apresentadas em Zacarias 9–11 (desta lição), e os capítulos 12-14 (próxima), enfatizando a intensidade e a seriedade do conteúdo estudado.
DICA DOIS – Dinâmica “Entrada triunfal” (item 1)
Para ilustrar a chegada do Rei, tema do item 1, utilize a narrativa de Evangelho de Mateus 21:7-11. Leve pequenos ramos de árvores para representar a forma como o povo recebeu Jesus Cristo, em cumprimento à cena profética registrada em Zacarias 9:9 (compare Zc 9:9 com Mt 21:5).
Durante a leitura dos textos de Mateus e Zacarias, peça que os alunos levantem os galhos e, em seguida, organizem-nos no chão, formando uma espécie de caminho.
Reflexão: Por meio dessa pequena encenação, a proposta é reconstituir a cena bíblica e explicar o significado desse primeiro reconhecimento público de Jesus como Rei, destacando o cumprimento profético e a reação do povo diante do Messias.
DICA TRÊS – Mapa Medo-Persa (item 1)
Para demonstrar a dimensão do domínio Medo-Persa, aproximadamente no período de glória, apresente em sala um mapa que ilustre a extensão e a força desse império, posteriormente derrotado conforme o propósito soberano de Deus, como explica o item 1. Enfatizar que embora a grandiosidade do império, não escaparia do juízo divino que usaria a ascensão do Alexandre, O Grande.
O mapa pode ser exibido em slides, impresso para distribuição em sala ou enviado pelo WhatsApp para que os alunos o acessem durante a aula.
Abaixo, disponibilize um link com a explicação do mapa que poderá ser utilizado no item 1, auxiliando na compreensão de como esse vasto império ruiu para o cumprimento das profecias messiânicas.
Link de mapa: https://www.worldhistory.org/trans/pt/3-16107/mapa-do-imperio-persa-aquemenida-cerca-de-500-ac/
DICA QUATRO – Infográfico (itens 2 e 3)
Utilize, em sala de aula, o infográfico “Um rei em um jumentinho: o ministério do rei-pastor” (imagem abaixo), baseado em Livro de Zacarias 9–11. O material reúne os principais pontos do estudo, facilitando a explicação do conteúdo e auxiliando no aprendizado dos alunos.
O infográfico pode ser inserido nos slides, enviado pelo WhatsApp ou impresso para distribuição em sala. Ao lado, clique no link para acessar a imagem: InfograficoLB8
DICA CINCO – Dinâmica “Varas Pastorais” (item 3)
Na profecia do Livro de Zacarias há referência a duas varas pastorais: uma chamada “Vara Favor”, representando a atuação de Deus em favor de Judá, e outra chamada “Vara União”, simbolizando a unidade entre Judá e Israel, conforme o texto de Zacarias 11:4-17.
A proposta é que o professor providencie dois cajados identificados com esses nomes. Eles podem ser confeccionados com cartolina ou papel 40 kg enrolado, de modo que fiquem semelhantes a varas.
Após a explicação sobre “o desprezo ao pastor”, as varas devem ser dobradas ao meio, ilustrando visualmente a quebra simbólica descrita no texto bíblico. Essa metáfora ajudará os alunos a compreenderem os desafios que a nação enfrentaria ao rejeitar a mensagem profética e a messianidade de Jesus.
DICA SEIS – Vídeos para estudo e uso em sala de aula
Destacamos o vídeo sobre a entrada triunfal de Jesus, da série The Chosen. A cena retrata o que é descrito tanto em Zacarias quanto nos Evangelhos. O professor pode utilizá-lo como recurso de introdução ao tema da aula. Acesse abaixo:
Também recomendamos, para estudo prévio e para destaque durante a aula, o vídeo com resumo visual e criativo da Lição 8. O material auxilia professores e alunos na compreensão tanto explicativa quanto aplicativa do conteúdo estudado. Confira abaixo:
Texto: Secretaria de Escolo Bíblica

