Skip to content

De olho na notícia, de olho na Bíblia: Fake News

Esse é um tema recorrente em noticiários, das eleições no Brasil, e até mesmo de perseguição a muitas religiões. Por isso, é importante que haja uma reflexão sobre: “Como o cristão lida com isso?”

Os tempos mudaram e a relação do cristão com as informações também mudou. O acesso fácil à elas, trouxe diversos benefícios, mas ao mesmo tempo responsabilidades, e uma preocupação: o aumento da disseminação de notícias falsas. Um termo que surgiu a pouco tempo, foi o das Fake News, um tema recorrente em noticiários, das eleições no Brasil, e até mesmo de perseguição a muitas religiões. Por isso, é importante que haja uma reflexão sobre: “Como o cristão lida com isso?”

No quadro “De olho na notícia, de olho na Bíblia”, do programa “Promessa Notícias”, da TV Viva Promessa, na última segunda-feira, 31, o apresentador Gustavo Rocha conversou com o Pr. Felipe José, Diretor da Agência Promessista de Comunicação (APC) da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa, sobre o importante tema para a igreja. 

Os cristãos de hoje vivem num tempo que absolutamente, seus pais, avós, os antecessores, não tiveram: uma abundância de informação. Com certeza, essa abundância, de toda e qualquer tipo de informação, se apresenta como um desafio diante de todos. 

“De fato é um desafio, não só para cristão, mas para toda a pessoa, todo cidadão lidar com esse excesso de informação, mas pensando do ponto de vista cristão, o ideal é que a gente siga o conselho bíblico para que nós tenhamos prudência”, analisou o Pr. Felipe. 

O líder alertou sobre a necessidade do cuidado que os internautas devem ter, no uso da Internet e nos conteúdos vindos dela. A prudência, vinda do Espírito, segundo ele, é necessária. “Eu me lembro de um autor que usava a expressão ‘nós precisamos tomar cuidado para não naufragar na Internet’. E nós naufragamos quando, ao consumirmos a informação sem a prudência, sem o filtro necessário da cosmovisão cristã”

Nesses tempos de tecnologia e informação, deve-se tomar cuidado porque, o fato de se ter acesso a muito conteúdo, não significa de fato ser profundo. “Nosso maior desafio é tomar o cuidado para não nos tornarmos pessoas rasas, pessoas ocas. Como cristãos, devemos avaliar as coisas, sempre à luz da palavra de Deus”, declarou Felipe. Por isso, segundo ele, valorizar a Palavra de Deus é um passo importante, como Jesus disse em João 17:17: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. 

 

Dicas sobre lidar com os conteúdos: 

– Investigue se é um conteúdo verdadeiro;

-Tenha uma postura cristã ao compartilhar o conteúdo; 

-Tome cuidado com a sua definição da verdade;

-Compartilhe a verdade do Evangelho. 

 

Assista ao quadro, “De olho na notícia, de olho na Bíblia”, no “Promessa Notícias” aqui:

 

Por: Ministério de Comunicação/APC Jornalismo.

Notícias