Os promessistas de Bocaiúva plantaram mudas e anunciaram Jesus em uma manhã especial na cidade.
Com propósito de ser uma igreja relevante para a cidade e próxima da comunidade onde está presente, o Ministério de Evangelismo da Igreja Adventista da Promessa em Bocaiúva (MG) deu mais um importante passo no projeto “Uma Igreja para a Cidade”. Em parceria com a Prefeitura da cidade, 604 mudas foram plantadas e o canteiro em frente à igreja foi reformado, como expressão prática do propósito do evangelho integral, na manhã do último domingo, 29 de junho de 2025.
A iniciativa mobilizou mais de 100 pessoas, entre membros da igreja e moradores da comunidade: irmãos, irmãs, crianças, jovens e vizinhos, que trabalharam direta e indiretamente, com alegria para plantar, pintar, orar, cantar e servir juntos. Com isso, a igreja busca levar o amor de Cristo para fora das quatro paredes. Logo, às 8h da manhã, já era possível ver o agir de Deus em cada detalhe, em cada gesto de colaboração e unidade.
Segundo o Secretário Regional da Convenção Mineira e Pastor Local, Marcelo Aquino, foram quatro meses de muito trabalho envolvendo toda a igreja, para que esse projeto se concretizasse. “A ideia foi trazer revitalização para essa rua através de plantação de mudas de árvores, flores e deixar esse jardim bem bonito”, explicou o líder em um vídeo publicado no perfil do instagram da prefeitura da cidade. “E também falar de Jesus! Esse é o nosso propósito de ser igreja relevante”, complementou em outro vídeo.
O prefeito Robertão classificou a parceria com a igreja de “maravilhosa”. Ele disse ainda que estava muito feliz pela ação dos promessistas. Explicou que a igreja ajudou também na doação das mudas e a prefeitura autorizou a mobilização: “Eu vejo isso aqui como um carinho especial”, ao falar da ação.
A líder do Ministério de Evangelismo, irmã Jéssica, tomou a frente para resolver a parte burocrática: idas e vindas à prefeitura, telefonemas, pedidos de autorização para fechamento de rua, reuniões e muita oração para que tudo saísse perfeito. O intuito é que a ação se estenda para outros bairros, com a parceria da prefeitura e da secretaria do Meio Ambiente.
A frase “onde a fé faz morada, Deus faz um jardim”, escrita em uma das plaquinhas colocadas no lugar, evidencia a certeza do agir de Deus em cada detalhe, e o importante papel da igreja na comunidade ao apresentar Cristo às pessoas. Além das plaquinhas com mensagens de esperança e fé, foi colocada uma casinha de oração, onde todos que passarem poderão deixar seus pedidos, fortalecendo o elo entre a igreja e os moradores.
Engajamento local
Essa iniciativa coloca em prática o projeto regional “Lançando Bases, construindo Futuros”, com o intuito de abrir às portas da igreja para a cidade, como pontuou o irmão Paulo Henrique, do Ministério de Evangelismo Local, que celebrou o fato de Deus agir para que tudo se concretizasse: “Partimos da proposta de sermos uma igreja relevante para a cidade e decidimos começar pelo nosso bairro, mais precisamente pela rua da nossa igreja. Surgiu então a ideia de envolver os vizinhos, os comerciantes e toda a comunidade ao redor.”
E foi o que ocorreu. Para além do que eles esperavam, contou Paulo. “Tivemos apoio direto da prefeitura, e até a presença do prefeito no dia do plantio, sinais claros de que esse projeto ultrapassou os muros da igreja. Acredito que quando nos colocamos à disposição de Deus e permitimos ser usados por Ele, grandes coisas acontecem.” Ele concluiu afirmando que o projeto tirou a igreja da zona de conforto “e nos impulsionou a sermos uma igreja ainda mais relevante, acolhedora e presente na vida da comunidade”.
Uma visão regional
O projeto foi lançado na Assembleia Regional da Convenção Mineira, em abril de 2025, por meio de um vídeo de apresentação, criado pelo líder do Ministério de Comunicação Regional, Dênisson Coutinho. Ele chama à atenção para um olhar especial à cidade, “e como igreja, somos chamados a entender esse cenário – não para nos conformar a ele, mas para comunicar o Evangelho com clareza e relevância. Esse processo de conhecer a cultura ao nosso redor é como uma semeadura. Quando investimos tempo em observar, escutar e aprender sobre as pessoas à nossa volta, estamos preparando o solo.”
Ele também ressaltou que a igreja espalha essa visão ao proporcionar treinamentos, encontros e acompanhamentos, e também a pensar estrategicamente, “com base na Palavra, com os olhos atentos à realidade da cidade.” Segundo ele, por meio da unidade dos ministérios e do exercício dos dons a igreja caminha comprometida com a missão, sustentada pelas doutrinas que levam à colheita de vidas transformadas para Cristo.
Por meio do “Lançando Bases, construindo Futuros”, se busca alinhar visão, valores e práticas entre as igrejas, para que cada liderança esteja preparada para servir com excelência em seu contexto local. Também se constroi “pontes para o futuro”, ao investir no presente com clareza, unidade e propósito, com o intuito de se ver uma nova geração de líderes e igrejas maduras, prontas para a colheita que está preparada por Deus.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Com informações, fotos e vídeo: Divulgação/Promessa Bocaiúva/Comunicação Regional.