O que esse clássico infantil pode nos ensinar sobre a autoestima, ou pelo menos, sobre o que não é autoestima? Essa madrasta não estava contemplando somente sua beleza e plenamente satisfeita com ela, mas estava buscando comparação com outra pessoa, ou seja, só se sentiria plenamente bela, desde que não existisse alguém para comparar. Vivia assombrada pela possibilidade de que outra pessoa pudesse ser mais bonita. Isso significa que precisava ter a certeza de que sua beleza era única. Quando buscamos nos comparar a outras pessoas, pode significar que nossa autoestima ou nosso bem querer, estejam comprometidos.
Quando pensamos em autoestima, logo nos vem à cabeça algo relacionado à beleza física, mas a verdade é que até mesmo mulheres extremamente bonitas podem sofrer de autoestima rebaixada. Portanto, olhar-se no espelho e apreciar apenas os atributos físicos, não significa ter uma autoestima elevada, inclusive pode ser que esteja escondida atrás dessa beleza, uma autoestima comprometida.
Quantas vezes nos colocamos diante do espelho e focamos exatamente naquilo que mais reprovamos em nós, o cabelo, o nariz, a boca, os dentes etc, etc e etc e por que não procurar observar melhor partes que não costumamos muito apreciar? Comece a prestar atenção nos detalhes do seu rosto, corpo, mas não só isso, também procure apreciar a capacidade, sua força, sua inteligência. Se olhe melhor diante do espelho, sem se julgar. Veja a si mesma, aprenda a se apreciar!
Muitas mulheres trazem em sua história alguns estigmas de sua infância e adolescência. Podem ter sofrido, por ouvirem palavras que a ridicularizavam (Bullying) como, por exemplo; gorda , burra, feia, dentuça, quatro olhos etc . Dependendo do quão significante isso possa ter sido, essas palavras podem ter se transformado em “verdades” dentro de nós e ao longo da nossa história vamos perpetuando esses pensamentos sobre nós mesmas e ao olhar no espelho, não vemos outra coisa senão aquilo que aprendemos ouvindo de outros, a nosso respeito.
A autoestima é ter certeza de quem você é, é valorizar-se sem comparar-se, é muito mais do quer ser ou sentir-se bela, é sentir-se capaz, sentir-se forte, é se valorizar! Você é o que é, e até que tenha aprendido a apreciar genuinamente o que possui; seus atributos físicos, intelectuais, suas qualidades, suas habilidades, se tornará refém daquilo que acreditou a vida inteira. Não transforme mentiras ditas a você, em verdades, não perpetue um estigma, não aceite ser rotulada como desastrada, boba, esquisita, feia etc. Só farão com você o que você mesma permitir. Pense nisso! Quando precisamos de autoafirmação o tempo todo, é porque ainda não temos certeza de quem verdadeiramente somos e nem a capacidade que possuímos.
Se veja pela perspectiva de Deus. Ele a viu sendo formada dentro do ventre de sua mãe. Ele aprecia você, pois foi feita à imagem e semelhança do Criador. Ele deseja estar com você na eternidade “Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade”. (Efésios 1:5 NTLH). Ele a valoriza e ama com amor incondicional. Fomos feitas para adorar o autor da vida. Se compreendermos perfeitamente isso, não teremos motivos para nos sentirmos insignificantes.
Precisamos reconhecer em nós, nosso próprio valor, portanto, valorize-se! E pense assim: posso não ser perfeita, até porque não preciso e outras pessoas podem até terem qualidades diferentes das minhas ou se saiam melhor em muitas coisas, mas não preciso olhar para isso e perder tempo, ao invés disso, posso começar fazendo uma busca em mim mesma e quem sabe assim, descobrir e apreciar o que vejo no espelho, mas não só isso, principalmente o que vejo dentro de mim o quão bonita, inteligente e capaz eu sou e com isso não precise questionar o espelho e sim responder para ele sobre o que estou vendo!
Espelho, espelho meu…
Rubenita Lacerda Souza é Psicóloga Clínica, casada com Waldeci Antônio de Souza, mãe de Abner e Débora, avó da Lara, Pedro e Samuel. Faz parte da Capelania Prisional e do Ministério Vida Pastoral Geral e congrega na Igreja Adventista da Promessa em Vila Joaniza, São Paulo-SP.
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa