Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 3 – SOMOS IGREJA – Ser igreja é… existir para glória de Deus


Prezado professor, é com muita alegria e satisfação que publicamos as dicas desta lição. Esperamos em Deus que estas lhes sejam úteis para a ministração da lição. Fique à vontade para utilizar as que você julgar possíveis para o seu contexto e até para adaptar à sua realidade, se necessário. As dicas são estas:
1) Mais conteúdo: baixe os slides desta lição (link: http://portaliap.org/slides-licao-somos-igreja/ ). Veja também os comentários adicionais no Portal IAP e traga mais conteúdo para sua aula.
2) Introdução: A introdução da lição nos informa que, através da oração de uma pessoa, é possível saber quem verdadeiramente ela é. Bom, antes de ler a introdução, distribua, entre os alunos, uma folha de papel e peça-lhes que escrevam uma oração pessoal. Peça que sejam bem leais aos desejos de sua alma. Após uns 3 min., leia a introdução e fale para cada aluno, silenciosamente ou não, comparar sua oração com a de Paulo. Leve-os a refletirem sobre o que andam orando a Deus.
3) Leve algum aparelho eletrônico para a igreja (de preferência um pequeno, como celular, liquidificador, batedeira, chapinha etc.). Um só é suficiente. Mostre o mesmo para os alunos e faça a seguinte pergunta: Como podemos descobrir a maneira correta do funcionamento deste aparelho, com detalhes. A resposta esperada é: no manual do fabricante. Neste momento, você deve apresentar o manual do fabricante do aparelho que você levou. Mostre-o e fale, em rapidíssimas palavras, sobre sua importância. Pergunte se alguém tem costume de ler manuais. Pois bem, aonde estamos querendo chegar? É que a lição desta semana tem a ver com a razão da existência da igreja. Onde nós descobrimos como a igreja deve funcionar? A igreja também tem o seu manual: a Bíblia Sagrada. Nela, o dono e construtor da igreja deixou-nos diretrizes para o seu bom andamento. Diga que, na presente lição, vamos estudar algumas destas diretrizes. A partir desse momento, inicie os tópicos da primeira parte da lição: “PARA A IGREJA SABER”.
4) Você também pode utilizar o método das perguntas de maneira diferente e mais interativa. Divida a classe em duplas ou trios e peça aos alunos que reflitam sobre a questão 05 e elaborem uma resposta para essa questão. Dê cinco minutos para que conversem e mais cinco minutos para que os grupos compartilhem o que refletiram na discussão.
5) Finalize a primeira parte da lição mostrando novamente o aparelho eletrônico que levou para a sala de aula e o seu manual. Pergunte para os alunos o que acontecerá, se o eletrodoméstico não for usado seguindo as orientações do manual. Pergunte, também, o que pode acontecer com a igreja, se ela não pautar a sua conduta neste mundo obedecendo às prescrições do criador. Em seguida, apresente com determinação as duas aplicações.
6) O tópico “Desafio da semana” é muito importante, pois, a partir dele, os alunos são encorajados a colocar em prática tudo o que aprenderam por meio desse estudo. Dessa forma, você, professor, deve desafiá-los a essa prática. Não se esqueça de fazer isso! Nesta semana, marque um encontro com seus alunos para conversarem sobre as necessidades do bairro onde a igreja em que vocês congregam está inserida. Reflitam sobre o que vocês podem fazer, como igreja, para ser sinal de Deus nesta comunidade. E não só reflitam: façam!

Notícias