Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 01 – O profeta e sua mensagem

Confira quatro recursos para ajudar na explicação do primeiro estudo da nova série.

 

DICA UM – Recurso interativo

Para a introdução de sua aula, recomendamos que você use um recurso de interação com seus alunos: uma pergunta de lembrança. Questione a classe: “Qual é a sua memória do livro do profeta Isaías? Quando você pensa no livro, vem à mente um versículo específico, uma pregação ou um louvor?” 

Após a pergunta, dê alguns minutos para que reflitam e, em seguida, peça que compartilhem seus pensamentos. Depois de receber o maior número possível de participações, explique que o trimestre tanto reforçará as memórias quanto trará novos conteúdos sobre o livro profético. 

 

DICA DOIS – QUADRO DE ISAÍAS

Sugerimos que o professor tenha, no dia da aula, uma espécie de tecido (TNT), quadro ou cartaz que possa ser colocado na parede ou em uma base, para que seus alunos possam colocar palavras ou imagens coladas, de modo que, ao olharem, identifiquem passagens do profeta Isaías. Quando você colar, diga que busquem a referência no livro e digam para a classe. 

Aqui estão algumas sugestões: Cruz, Cordeiro e Cristo (referências ao servo sofredor); Neve e elã (referência que contrasta com o carmesim); Trono (visão de Deus assentado); Bebê (Um menino nos nasceu); Vinho, pão e leite (comprar de graça); Brasa e língua (A purificação e o pecado na vida do profeta); Novo céu e nova terra (visão de futuro do livro). 

Enfatize ao final da dinâmica, a importância de participar do trimestre para se aprofundarem na série.

 

DICA TRÊS – Construindo cenários

De acordo com o item 01 do primeiro estudo, o profeta Isaías tinha a missão de profetizar “em uma nação corrupta, injusta socialmente, imoral, idólatra e apóstata”. Ele profetizou para Jerusalém, capital do Reino do Sul. Pensando no cenário do profeta, destaque este ponto e pergunte: “Qual é o cenário de nossa cidade/bairro? Temos problemas semelhantes aos do profeta?” Pare, espere suas respostas e prossiga: “Qual era a postura de Isaías na época dele e qual será a nossa postura hoje?”.

 

DICA QUATRO – Dinâmica Alianças amassadas

No item 3, é mencionado que Israel quebrou sua parte na aliança com o Senhor. Para ilustrar essa situação, utilize dois anéis dourados encontrados em lojas de bijuteria. Amasse um deles, coloque dentro de um estojo de joia e leve para a aula. 

Quando chegar à parte do estudo, passe o estojo de mão em mão e pergunte: “Qual destas alianças vocês aceitariam?” Espere as respostas de cada um. Após as participações, explique que a aliança intacta é a proposta e a aliança de Deus, que Ele nunca quebra e honra; a aliança amassada é do seu povo, que geralmente não cumpre o seu lado, exatamente como Israel fazia nos dias de Isaías; isso mostra que mesmo assim, a profecia de Isaías é um convite para que eles recebam uma renovação em seu pacto com Deus.

Por: Editora Promessa e APC Jornalismo.

Notícias