O Promessistas.org e a Secretaria de Inclusão explicam sobre as campanhas de Setembro Amarelo, Verde e Azul; entenda.
Setembro é um mês marcado por diversas campanhas de conscientização importantes, conforme divulgado pelo perfil da Secretaria de Inclusão da Convenção Geral. Neste mês, três cores representam causas significativas: o Setembro Amarelo, Setembro Verde e Setembro Azul.
Para a Diaconisa Juliana Duque, líder de Inclusão Promessista, os cristãos têm o papel de responder a essas demandas sociais, sendo um reflexo do amor de Deus e do evangelho para aqueles que necessitam. “Como igreja, temos o dever de nos atentar a essas dores que a sociedade está expondo e de nos posicionarmos na ‘brecha’, falando do amor de Jesus, acolhendo essas pessoas e trazendo respostas do Evangelho para as dores contemporâneas”, ressalta Juliana.
A seguir, confira o significado de cada uma dessas campanhas:
Setembro Amarelo
Focado na prevenção ao suicídio, com o dia 10 de setembro como data central, que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha incentiva todos a estarem atentos e oferecerem apoio às pessoas em risco.
Setembro Verde
Dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência (PcD), sendo o 21 de setembro o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Além disso, o mês também é marcado pela conscientização sobre a doação de órgãos.
Setembro Azul
Voltado para a conscientização sobre os direitos das pessoas surdas e a promoção da igualdade e respeito à comunidade surda. Algumas datas importantes são:
- 23 de setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais
- 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo
- 30 de setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional do Tradutor e Intérprete
Juliana Duque vê essas pautas profundamente ligadas à missão da igreja. “É impossível falar de missão urbana e de intencionalidade missionária sem tocar nessas causas. A igreja deve olhar para o sofrimento das pessoas e essas campanhas refletem onde está a dor que a igreja precisa alcançar”, afirma.
Ela também reforça que, embora tratamentos e programas sociais sejam importantes, “sabemos que somente o Evangelho pode preencher plenamente a alma humana e transformar vidas”, enfatiza Juliana.
Além das campanhas de setembro mencionadas, os promessistas têm a oportunidade de participar da Campanha de Missões 2024, promovida pela Junta de Missões, com destaque para o Dia de Missões e Evangelismo em 12 de setembro, e o Dia do Jovem Promessista, celebrado em 15 de setembro.
Texto: APC Jornalismo.