Skip to content

Dia do Teólogo: a Teologia combina com a prática

A igreja é como uma intermediária entre Deus e o teólogo. É ali, na igreja, com os irmãos, que se faz reflexão teológica.

No Dia do Teólogo, 30 de novembro, trago uma definição do que é Teologia. Etimologicamente (origem da palavra), Teologia é a junção de dois termos gregos: Theós + logia = Deus + ciência ou estudo = Θεολογία. Platão definia “teologia” como discurso sobre Deus ou os deuses. Aristóteles usava o termo para definir os campos do saber, referindo-se também a fábulas mitológicas. O próprio Agostinho mencionava a teologia no sentido mitológico, filosófico e civil. O termo foi finalmente definido como “ciência divina”, ou seja, conhecimento sobre Deus.

Um profissional de Teologia estuda a natureza de Deus, das religiões, seus atributos e relações com a humanidade. O(a) teólogo(a) é alguém que se debruça sobre as Escrituras com a intenção de aprofundar-se, fortalecendo e edificando a igreja de Cristo. Desta forma, podemos afirmar que a Teologia é algo mais prático do que se imagina.

Falando agora como graduanda em Teologia, quanto mais eu leio a Bíblia, quanto mais estudo os livros acadêmicos sobre fé, religião, Deus e a criação, mais percebo que não sabia nada. O estudo me traz uma certa “luz” que vai, aos poucos, iluminando toda a minha mente. A supremacia de Deus é extraordinária. Deus me surpreende, me fascina, porque seus pensamentos e ações são “loucura”. Agora, 1 Coríntios 1:18-20 faz muito mais sentido para mim:

“A palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. A mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura.”

Teologia combina com prática

A Teologia nos coloca frente a frente com a nossa fé! Em Hebreus 11:6 lemos:

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

Assim sendo, o conceito “teologia” não existe apenas para a compreensão de Deus, mas, principalmente, para aprofundar, justificar e esclarecer o ato de fé nEle. Se a fé termina em Deus, a teologia é a reflexão crítica e sistemática sobre a fé.

E por que afirmamos que a Teologia é mais prática do que se imagina? Porque a Teologia se aplica na igreja ou na comunidade. A igreja é como uma intermediária entre Deus e o teólogo. É ali, com os irmãos, que se faz reflexão teológica. No Dicionário da Bíblia de Almeida (Sociedade Bíblica do Brasil), o termo Teologia significa: “Estudo de Deus e das suas relações com o universo. Isso inclui uma interpretação da fé, da experiência e da prática religiosas.”

Em seu livro “Somos todos teólogos: uma introdução à teologia sistemática”, o pastor e doutor R.C. Sproul traz o seguinte pensamento:

“A questão real diz respeito ao valor de todo este estudo. Muitas pessoas acreditam que o estudo teológico tem pouco valor. Elas dizem: ‘Não preciso de teologia; preciso apenas conhecer a Jesus’. Mas teologia é inevitável para todo cristão. É nossa tentativa para entendermos a verdade que Deus nos revelou – algo que todo cristão faz. […] É importante estudarmos e aprendermos porque Deus fez grande esforço para se revelar ao seu povo. Ele nos deu um Livro, que não deve ficar quieto numa prateleira exercendo pressão sobre flores secas, mas deve ser lido, examinado, meditado, estudado e, principalmente, entendido.”

Irmãos, de certa forma, toda vez que você se debruça sobre a Palavra de Deus, abre sua lição bíblica para estudar, ensaia e louva ao Senhor com hinos bíblicos e cristocêntricos ou prepara um sermão para pregar, você também está fazendo Teologia! Portanto, todo cristão deve buscar conhecer Deus, não apenas na teoria dos livros, mas nas experiências diárias com Ele e sua igreja. Amém?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

Feliz Dia do(a) Teólogo(a). Deus te abençoe!

 

Texto: Dsa. Andrea Nunes | Congrega na Promessa São Brás em Curitiba (PR); Tem especialidade técnica em Desenho de Moda, Design gráfico, Gestão de redes sociais e graduanda em Teologia.

Notícias