Em reunião com a Junta Geral Deliberativa, na manhã desta segunda-feira (11), movimento com a mesma confissão de fé promessista foi recebido depois de comitiva de pastores brasileiros verificar a autenticidade do grupo no país.
A Igreja Adventista da Promessa foi oficializada na manhã desta segunda-feira, 11 de agosto de 2025, durante uma reunião on-line com a Junta Geral Deliberativa (JGD), formada de líderes gerais e regionais. No momento do anúncio, o Pastor ugandense Félix estava em uma sala com alguns membros do novo campo e demonstrou alegria, felicidade e emoção quando foi anunciado que o grupo africano poderia se juntar à família promessista por crer na mesma doutrina bíblica.
“We share keep servig with promise family around the word. Thank you for love Uganda, thank you for accept as brothers to us”, que traduzido ao português é: “Nós seguiremos compartilhando como família promessista no mundo. Obrigado por amar Uganda e por nos aceitarem como irmãos em Cristo.”

O Promessistas.org teve acesso exclusivo ao relatório de uma viagem missionária feita recentemente ao país pelo vice-presidente geral, Pastor Eleilton Freitas; o diretor da Junta de Missões, Pr. Denilson Ferreira; e o Missionário em Liverpool, Inglaterra, Pr. Márcio Johansen, entre os dias 18 e 22 de junho, e apresentado na manhã desta segunda-feira, durante a reunião remota da JGD. O documento relata a trajetória do Pr. Félix e do movimento que fundou. Batizado nas águas na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em 1986, em 1998 conheceu o pentecostalismo e, desde então, não conseguiu mais se identificar com a denominação.
Há aproximadamente dois anos, deixou a igreja pentecostal e decidiu plantar a Igreja Adventista da Promessa em Uganda, já que no país não havia uma igreja pentecostal que fosse sabatista. Félix teve como base as traduções do material encontrado no Promessistas.org e, a partir disso, passou a ensinar a confissão de fé promessista àqueles que frequentam os cultos.
LEIA MAIS: Obra promissora em Uganda: mensagem promessista chega ao país africano
Saiba como se inscrever e os propósitos da Conferência Promessa Global 2025
Alinhamento doutrinário
A visita teve o propósito de conhecer de perto a liderança local e verificar sua proximidade com à Promessa. Um dos pontos mais importantes da viagem foi confirmar se a fé professada pelo grupo estava de acordo com as doutrinas bíblicas pregadas pela Igreja da Promessa. Por isso, o líder foi questionado sobre as diferenças com a IASD e com o movimento pentecostal de forma geral (Bíblia, Trindade, Salvação, Sábado, incoerência do decreto dominical, Dieta Bíblica, Batismo no Espírito, Dons, Cura, Exorcismo, Ordenação de líderes, Ceia, Lava-pés, Batismo por imersão, função dos presbíteros, Mortalidade, Segunda Vinda de Cristo, Juízo Investigativo, Jesus não é Miguel, feitiçaria e encantamento, entre outros).
A comissão relatou ainda que o momento de alinhamento bíblico no país foi edificante para todos; que era nítido o conhecimento do pastor sobre a doutrina; que considerou um milagre a ida da liderança à Uganda; e que sonham em receber apoio da denominação para se tornarem uma igreja que ajude outras no resto do mundo.
“Não tivemos dificuldades. Ele fez perguntas pontuais sobre o sábado, dons e diferenças com a IASD. Possui boa habilidade em argumentar e mostrou ser um homem maduro na fé e doutrinariamente. Nos agradeceu no final e ficou muito feliz pelo momento”, ressaltou o Relatório da viagem.
De acordo com o relatório, o líder contou à comitiva que o grupo possui três locais de culto, com aproximadamente 250 pessoas congregando, e que eles se consideram pentecostais sabatistas e membros da “IAP”. O principal local de culto funciona em um salão social de moradores de bairro, emprestado, que serve como escola comunitária durante a semana. Os outros dois pontos de reunião funcionam em uma casa e em um sítio.

Início de um novo tempo
No parecer final da comitiva, os Pastores afirmaram: “Parece realmente ser um mover do Espírito esta aproximação. O Pr. Félix e sua família são comprometidos com a missão e, realmente, conhecem a Confissão de Fé Adventista da Promessa. Nosso parecer é que recebamos o Pr. Félix como pastor Adventista da Promessa e reconheçamos o movimento no país como um movimento promessista.”
Diante do que foi apresentado, nesta manhã histórica de segunda-feira, a Junta Geral Deliberativa aprovou a oficialização e o registro do movimento em Uganda como Igreja Adventista da Promessa. A partir de agora, novos passos serão dados para a consolidação da igreja no país, com o apoio da Convenção Geral.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).









