Na Promessa Vila Medeiros, zona norte de São Paulo (SP), além das técnicas para plantar, a amizade é terreno fértil para o anúncio do Evangelho.
A Igreja Adventista da Promessa de Vila Medeiros, em São Paulo (SP), tem sido local de desenvolvimento de um projeto que leva atividades para o público 60+. Em uma das salas nas dependências da igreja, idosos dos bairros da zona norte e membros da comunidade local aprendem como plantar, em um terreno próximo ao templo, hortaliças e outras folhas, como alface, açafrão e coentro. Trata-se do Projeto Horta Orgânica e Alimentação Saudável.
O projeto é uma realização da ONG Instituto Nacional de Cidadania e Trabalho, do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Medeiros, ligadas à Prefeitura de São Paulo. A Promessa Vila Medeiros cede seu espaço para que as palestras sejam realizadas, sempre acompanhadas de uma oração pelos participantes.
“Nossa igreja recebeu vários agentes públicos. Faz parte da visão dela servir a sociedade ao seu redor”, disse o pastor local, Alan Rocha, em entrevista ao Promessistas.org. De acordo com o líder, “abrir as portas” para a comunidade é mais uma forma de manifestar o Evangelho de Cristo e mostrar a proximidade da igreja. “É normal andar no bairro e encontrar pessoas alcançadas pelo projeto. As pessoas da igreja interagem com quem não é da igreja, e isso é muito importante para alcançá-las”, analisa Alan.

Duas formaturas do curso que ensina técnicas de plantio, saúde e alimentação saudável já foram realizadas nas dependências da igreja.
A iniciativa conta com a mentoria de um agrônomo e de uma gerontóloga, que aborda temas de saúde na terceira idade, além de uma nutricionista. Outro ponto importante da ação, é que tudo o que é plantado é utilizado para consumo próprio dos participantes.
Entre os alunos, idosos da igreja local, como Marcia da Silveira, Neta do fundador da Promessa (foto acima), são desafiados pelo pastor a criarem laços que façam brotar, além das amizades, uma terra propícia ao crescimento da semente do Evangelho, como bons semeadores da Palavra de Deus. Momentos definidos pelo Pr. Alan como de “amizade, sociabilidade e possibilidade missionária”.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).










