Skip to content

Dia dos Professores: missão e vocação a serviço da Escola Bíblica e da Teologia

Professores são parte importante da estrutura da sociedade e da igreja. Eles são destacados como profissionais responsáveis pela formação de todos os outros profissionais. No meio do povo de Deus, educadores são importantes peças na engrenagem de ensino, desde a comunidade local até as estruturas institucionais da educação promessista.

Neste Dia dos Professores (15/10), o Promessistas.org enfatiza a importância do professor da Escola Bíblica — em suas classes de crianças, adolescentes, jovens e adultos — bem como dos professores de Teologia das instituições teológicas da Igreja Adventista da Promessa. Além disso, o papel do professor é ressaltado nas Escrituras e associado a pelo menos dois dons para o Corpo de Cristo. Segundo “O Doutrinal”, o “ensino” (Rm 12:7) é uma dessas capacitações que o Espírito dá à igreja e que habilita a pessoa na explicação e aplicação da Palavra de forma mais fluente, além de ser dedicada ao estudo e à pesquisa.

O dom de mestre é outra capacitação divina dada a homens e mulheres e que aparece na Bíblia. Ligado ao ensino, o mestre é o cristão maduro, com a capacidade tanto de ensinar conceitos quanto de levar seus alunos à aplicação do que foi ensinado, podendo inclusive acompanhá-los nesse desenvolvimento. Em alguns casos, esse dom é dado junto ao ministério pastoral (1 Co 12:28; Ef 4:11).

 

A líder da Secretaria da Escola Bíblica, Missionária Célia Beltran, que direcionou uma mensagem aos educadores da EB, disse que ser professor é semear a verdade nos corações. “Queridos mestres da Palavra, vocês são semeadores que plantam verdades eternas nos corações dos alunos. Em cada lição ensinada, vidas são alcançadas, despertadas e transformadas”, disse a líder. “A vocês, o nosso respeito e gratidão pela dedicação e responsabilidade com que ajudam irmãos e irmãs a compreender melhor as Escrituras. Que o nosso Pai continue lhes dando graça para essa missão que é tão preciosa”, complementou.

Para o diretor da Associação de Ensino Adventista da Promessa (AECAP) e do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (CETAP), Pastor Roberto Junior Helfstein, o papel dos professores é uma missão que o Espírito concede a algumas pessoas na igreja. “Eu vejo que essa missão, como destacada na Bíblia, é uma missão tão importante, é um dom tão importante quanto os outros. E o que chama muito a atenção é como Deus chama pessoas. Deus capacita e dá essa vocação para que as pessoas possam exercer o ensino dentro da igreja. E ensinar é uma das marcas mais importantes da Escritura, e ela é uma parte do ministério de Cristo”, analisa.

 

Um dom relevante

Junior ressaltou que “ensinar” foi algo destacado no ministério do Senhor. Junto com cura e salvação, estava o ensino, mostrando a relevância de quem ensina e do que ensina. Para ele, hoje, o mais complexo é o tipo de Teologia que os professores ensinam. “O maior desafio hoje é ser professor de uma teologia bíblica, saudável, que impacte, que transforme, de verdade, a vida das pessoas, porque o ensino tem essa característica.” Para ele, a grande relevância do ensino teológico é o fato de aproximar do conhecimento da Palavra de Deus, mas esse perfil anda em falta hoje. Segundo ele, esse é o maior desafio do século para quem ensina Teologia.

“Tanto o professor de Teologia quanto o professor da Escola Bíblica, da igreja local, precisam estar muito centrados, muito firmados no que vão ensinar. E, se não tiverem a Escritura como base, se não estiverem respaldando esse ensino, a gente começa a ter dificuldade; as pessoas não poderão ser transformadas pelo evangelho”, alerta o diretor do CETAP.

 

A importância da formação

O líder das instituições de educação destacou que a igreja deve continuar no seu caminho de formar professores tanto da EB quanto para as escolas vinculadas à igreja. Assim, ele foi grato a Deus pela vocação dos professores e ressaltou o papel da instituição na formação dos educadores, por meio do CETAP e Promessa Educa. “O CETAP hoje tem sido uma ferramenta de formação. Hoje, através da plataforma do Promessa Educa, tem sido uma ferramenta importante na difusão, na expansão do ensino. Enfim, nós temos hoje muitas ferramentas que podem ser úteis nessa missão importante que é o ensino dentro da igreja”, complementou.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Fotos: APC.

Notícias