Skip to content

Messi convertido? Inteligência Artificial (IA) e Sabedoria de Deus (SD)

“Aquilo que o ser humano entende como sendo a sua inteligência e a sua sabedoria é absolutamente louco para Deus. Portanto, esse texto (1 Co 1:18-24) nos traz calma, ele nos traz paz. Nós não precisamos viver nesta presente era assustados com todas as possibilidades da IA.”

 

O que você faria ao ver um vídeo com a suposta conversão do jogador argentino Messi? Provavelmente seria um misto de alegria e surpresa, e, dependendo do seu grau de euforia, poderia ser uma baita oportunidade de compartilhar a notícia e levar esse testemunho ao maior número de pessoas. 

E foi isso que um famoso pastor brasileiro fez: compartilhou a notícia da “conversão” do jogador campeão do mundo. Porém, pouco tempo depois, o líder descobriu que tudo não passava de um vídeo feito por inteligência artificial (IA). Ao perceber o erro, ele tirou do ar o post e pediu desculpas.

Essa história abriu as reflexões do programa Promessas de Esperança, da TV Viva Promessa. O apresentador, Pastor Edmilson Mendes, pontuou como esta tecnologia é positiva, mas traz grandes desafios aos nossos tempos. “A IA mostra pra gente um grande avanço nas comunicações, nas relações e no aceleramento de muitas possibilidades”, disse o apresentador, que também observou: “Ao mesmo tempo que ela é tão boa como tecnologia, como recurso, como aplicativo, as mentes caídas e pecadoras do nosso planeta já estão usando a IA para uma série de golpes, para uma série de cancelamentos, de escândalos, de falsificações, de coisas que destroem reputações.”

O diretor da Agência Promessista de Comunicação e da TV Viva Promessa refletiu que a tecnologia é um bem precioso se usada para o que é bom. “Todos os avanços da modernidade, eles são bons se forem bem usados para o bem da humanidade, para a expansão, para o progresso, para o conforto, para a qualidade de vida. Porém, sempre existirão pessoas que pegarão estas coisas boas e aplicarão de forma destruidora”, ressaltou.

A facilidade tecnológica rapidamente transportou as práticas pecaminosas do mundo real para o virtual. Afinal, “temos os golpes pela internet, a pornografia na internet, o abuso de adolescentes, de crianças, o tráfico de menores.” E, por isso, “existem pessoas que têm medo da inteligência artificial.”

 

IA ou SD?

Diante do cenário que se apresenta, com pontos positivos e desafios, o Pr. Ed fez a seguinte pergunta e conduziu os internautas à reflexão: “IA ou SD: Inteligência Artificial ou Sabedoria de Deus?”, e trouxe à tona o texto de 1 Coríntios 1:18-24, que diz:

 

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”

Por meio do texto apostólico, o pregador trouxe reflexões profundas, enfatizando a importância de não perder a capacidade de discernir todas as coisas.

“Esse texto já falava naquela época sobre as intenções humanas de manipular populações, adoradores, a fé das pessoas através de sabedoria humana, de inteligência humana. E aí o texto vai dizer que a sabedoria de Deus é loucura para o ser humano”, refletiu.

E prossegue: “Aquilo que o ser humano entende como sendo a sua inteligência e a sua sabedoria é absolutamente louco para Deus. Portanto, esse texto nos traz calma, ele nos traz paz. Nós não precisamos viver nesta presente era assustados com todas as possibilidades da IA.”

Discernimento de espíritos

Uma das capacidades dadas pelo Senhor aos que creem em Jesus Cristo é um dos dons espirituais presentes na Palavra de Deus — mas que, para além do dom, é concedido àqueles que tiveram a mente transformada pela Palavra de Deus. “Nós precisamos pedir o discernimento de espíritos nesse tempo, porque é um tempo louco, é um tempo absolutamente constrangedor, manipulador, inibidor”, analisa.

Somos chamados a não pensar como a maioria das pessoas, mas como aqueles que estão em processo de salvação. “É um tempo que pressiona as pessoas para pensarem, falarem e serem como a maioria é. Mas nós não fomos chamados para sermos como a maioria. Nós fomos chamados para vivermos em conformidade com a Palavra de Deus, as promessas de Deus para cada um de nós.”

Apesar da capacidade tecnológica da humanidade e de sua importância para o desenvolvimento da civilização, o conhecimento de Deus vem por meio da fé em Jesus Cristo, cuja sabedoria é encontrada por meio da pregação do evangelho. “Deus continua abençoando, honrando e dando unção para aqueles abnegados e apaixonados pela loucura, pelo absurdo da pregação do evangelho. É o meio que Deus escolheu e é este meio que alcançará pessoas, milhares delas em toda tribo, raça, língua e nação”, explicou o Pr. Ed.

Afinal, o evangelho da cruz é a verdade que não deve ser desprezada e que é eterna, por meio de Jesus Cristo, a Sabedoria de Deus.

Assista à reflexão completa aqui:

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Notícias