Skip to content

Igreja Adventista da Promessa cresce no número de discípulos de Cristo

Relatório da Secretaria Geral revela dados da igreja no Brasil e no mundo referentes a 2023 e 2024. 

 

Durante a 61ª Assembleia Geral, realizada em Curitiba (PR), a Secretaria da Convenção Geral apresentou os números referentes a 2024, já divulgados em maio deste ano na Junta Geral Deliberativa (JGD). O relatório aponta 64.306 cadastrados, representando um crescimento de 1,1%. Esse número aumenta 3,96%, quando somados outros países da Aliança Mundial Promessista (AMP), 2.117; de países com projetos da Junta de Missões Brasil, 5.123, e chega a 71.546 promessistas no mundo. 

 

O secretário da Convenção Geral, Pastor Genesio Mendes Júnior, agradeceu o empenho dos secretários regionais e locais por manterem atualizadas as informações no aplicativo Promessa Mais. Segundo o relatório, os números consolidados das 26 convenções (Brasil) refletem um esforço contínuo de aperfeiçoamento da plataforma Promessa Mais. Este é o segundo ano de uso pleno da versão 2.0, que em breve permitirá análises mais profundas — incluindo taxa de evasão — para melhor compreensão dos dados.

A seguir, os números apresentados:

  • Cadastrados: 64.306
  • Membros batizados nas águas: 49.275
  • Frequentadores: 15.031
  • Estudos bíblicos: 1.742
  • Pequenos grupos: 859

O secretário destacou. “Eu tenho tentado motivar as secretarias regionais a que esses números sirvam para que a gente possa realmente fazer apontamentos e não somente o retrato. O retrato, ele é importante, mas ele precisa gerar em nós apontamentos, planejamento, estratégias e preocupações naturais nesse processo denominacional.”

 

Crescimento das frentes de discipulado

O secretário destacou ainda o crescimento das frentes de discipulado: “Houve um aumento de estudos bíblicos e PGs de 23 para 24, com incremento médio de 8%, o que aponta para uma compreensão missionária nas igrejas locais.”

  • Batismos: 2.502
  • Recebimentos de outras denominações: 826
  • Total de novos discípulos em 2023: 2.743

Segundo o Pastor Júnior, ao analisar os números apresentados: “De 23 para 24 há um incremento de 21,3% no batismo, o que também é uma boa notícia pensando numa igreja que tem discutido, apontado, falado e se esforçado na direção de se tornar uma igreja em missão.”

Ele ainda ressaltou a necessidade de atenção para a evasão. Pelos números e análises há maior evasão entre jovens e adultos entre 15 a 49 anos: “Precisamos pensar seriamente na missão com adolescentes e jovens adultos, porque a Promessa tem sofrido um processo de envelhecimento sem a devida reposição”. Ao final considerou que isso é uma oportunidade, ao invés de vermos somente como uma ameaça. Finalizou comparando a atual situação com a percepção de Paulo sobre a missão: “Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários” (1 Coríntios 16.9). E concluiu: “precisamos de estratégias de missão para as novas gerações”.

Os números relativos a 2025 serão divulgados na próxima Junta Geral Deliberativa e Assembleia Geral, após o fechamento do ano.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC) | Andrei Sampaio

Notícias