Skip to content

DICAS da Lição 1 – Inversão de prioridades

Confira os recursos para a primeira aula do trimestre, com vídeos e dinâmicas. Além disso, você tem acesso a novos materiais para a preparação da aula e divulgação.

 

DICA UM – Novos recursos para professores e líderes de ensino

PANORAMA E SÍNTESE – Já está no ar um novo recurso para os estudos: o Panorama e Síntese para professores da Escola Bíblica, desenvolvido pela Agência Promessista de Comunicação (APC). O material, como o nome sugere, apresenta apontamentos sobre o conteúdo dos três livros que serão estudados ao longo do trimestre: Ageu, Zacarias e Malaquias. O recurso destaca pontos centrais da narrativa profética em relação aos estudos do trimestre.

Para acessar, clique aqui.

PODCAST – Áudio com a introdução à nova série, resumo teológico e aplicações práticas.
Acesse e faça o download aqui. 

Materiais para aula – Disponibilizamos, a seguir, os slides 1, o PDF do capítulo 1 e materiais para divulgação nas redes sociais. Em breve, estes e outros recursos estarão disponíveis na área das Lições Bíblicas.

 

DICA DOIS – Vídeo de apresentação para a aula

Está disponível no canal da TV Viva Promessa o vídeo de apresentação da nova série de Lições Bíblicas. O diretor da Editora Promessa, pastor Elenilton Freitas, faz uma síntese da lição do trimestre e um convite aos estudos. Confira abaixo:

Observação: Todas as terças-feiras, às 21h, os estudos estão disponíveis no programa Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa.

 

DICA TRÊS – Recurso do despertador

Leve para a sala de aula um despertador semelhante ao da capa da lição e programe-o para tocar no início da aula. Certamente os alunos terão alguma reação. Pergunte a eles o que um despertador significa e, em seguida, explique o significado da série para o primeiro trimestre de estudos de 2026.

Observação: Na ausência de um despertador analógico, utilize o despertador do celular.

 

DICA QUATRO – Vídeo com resumo de Ageu

As quatro primeiras lições da série tratam do livro de Ageu. Por isso, o professor pode exibir em sala o vídeo do Bible Project, que apresenta um resumo do livro profético. O material pode ser exibido durante a aula ou enviado previamente para que os alunos assistam e expliquem o conteúdo no dia do estudo (abaixo):

 

DICA CINCO – Dinâmica “Obras inacabadas”

Pesquise na internet fotos de obras inacabadas em seu bairro ou cidade. Observe as placas dessas construções, os prazos programados e a reação dos alunos ao perceberem que algo foi prometido, mas não entregue. Após as reflexões, questione: tente imaginar a indignação do Senhor diante do abandono, por parte do povo, da construção do templo. Outro ponto é levar os alunos a refletirem sobre projetos da igreja local que precisam ser retomados com a cooperação de todos.

 

DICA SEIS – Dinâmica do “saco furado”

Utilize uma sacola com um furo ou fundo falso e peça que, de uma só vez, os alunos coloquem objetos nela (exceto itens que possam quebrar). À medida que os objetos são colocados, eles perceberão que tudo cai. Em seguida, leia Ageu 1:5-7.

Pergunte aos alunos o que essa dinâmica, a imagem da sacola furada que o Senhor apresentou ao povo na época do profeta, representa. Questione também se isso pode estar acontecendo na vida de cada um. Faça um momento de reflexão silenciosa e utilize as reflexões dos dois últimos parágrafos do item 1.

 

DICA SETE – Reflexão aplicativa

O item 1 da aplicação enfatiza a questão da procrastinação, comportamento que levou o povo a adiar a obra do Senhor por 16 anos. Escreva em um quadro ou cartaz alguns exemplos de procrastinação, como adiar a leitura diária da Bíblia, alegar muito trabalho para orar ou nunca conseguir servir ou contribuir com o próximo. Em seguida, converse com a turma sobre como mudar esses comportamentos e colocar a vontade do Senhor como prioridade na agenda.

Texto: Secretaria de Escola Bíblica

Notícias