Entenda como a Promessa Vila Medeiros, com o tema “Convocados: um time, uma missão”, e a Promessa Santo Amaro, sob a temática: “Essa é nossa Copa”, aproveitam o contexto da Copa do Mundo para anunciar o Evangelho.
Assim como Paulo utilizou modalidades dos jogos olímpicos em suas cartas, como a luta greco-romana e a corrida (1 Co 9:24-27; Fp 3:12-14), para extrair reflexões sobre a fé cristã, o contexto esportivo também pode servir de pano de fundo para ilustrar a vida de quem segue o Salvador. O Promessistas.org consultou dois exemplos promessistas que desenvolveram séries de mensagens para junho de 2026, utilizando a Copa do Mundo como ilustração da jornada espiritual.
Na Igreja Adventista da Promessa de Vila Medeiros, em São Paulo (SP), pertencente à Convenção Paulistana Central, o Pastor Local, Alan Rocha, contou ao portal que a intenção de utilizar a maior competição do futebol é criar uma “ponte cultural”.
“Vila Medeiros já tem uns três anos que, em toda série, a gente usa um ponto de contato com a cultura, que é pensar em algo que está acontecendo no momento, algum problema ou pergunta que a sociedade está fazendo, e buscar resposta na Palavra, buscar a resposta em Deus, em Cristo”, esclareceu. Segundo o líder espiritual, falar sobre a Copa do Mundo e fazer essas leituras com as lentes da Bíblia é “fazer como Paulo lá em Atos 17, que olha para o Deus desconhecido e vê um ponto de contato da cultura com a mensagem que ele tava pregando. É nesse sentido que eu uso”.
Na apresentação da série à igreja, Alan utilizou Hebreus 12:1-3, texto em que a fé cristã é apresentada como uma corrida que exige resistência, foco e olhos fixos em Cristo. Seguindo essa lógica bíblica, diante da paixão que o futebol desperta, será pregada a série de sermões “Convocados: um time, uma missão”. Os temas e textos de cada sermão pregados aos sábados são:
- 06 – Somos uma Equipe (Mateus 16:18-19; 1 Coríntios 12:1-31); assista sermão abaixo:
- 13 – Temos uma Missão (Mateus 11:28-30; 28:18-20)
- 20 – O Segredo é Treinar (João 14:16-26; 1 Timóteo 4:7-8)
- 27 – Estude o Adversário (Gálatas 5:16-26; 1 João 2:15-17; Efésios 6:10-18)
- 28 – Táticas para Vencer (Hebreus 12:1-3)
Fidelidade às Escrituras e necessidade de contextualização
A Promessa Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, também aproveitará o momento da Copa do Mundo para apresentar respostas bíblicas às pessoas, como explicou o Pastor-titular da igreja, Fabiano Sousa Santana. Segundo ele, o assunto altera a rotina de muita gente para acompanhar os jogos, modificando até horários de trabalho.
“Penso que, no caso de Santo Amaro, abordar ‘Essa é a nossa Copa’ é mostrar que a igreja está antenada com o que acontece no mundo e, ao mesmo tempo, mostrar que é possível, com base em uma contextualização que não comprometa as Escrituras, pregar o Evangelho”, defende Fabiano.
Além de reforçar que é preciso contextualizar sem comprometer a mensagem bíblica, o líder ressalta que, assim como Jesus e os apóstolos, é necessário utilizar, com sabedoria, recursos do cotidiano que servem como “isca” para “pescar” pessoas para o Reino. “Quando chega o período da Copa do Mundo, a expectativa cresce, as pessoas se reúnem e vivem intensamente cada partida. Mas existe uma realidade ainda maior acontecendo todos os dias: uma batalha espiritual da qual todos nós fazemos parte”, explica, ao estabelecer a relação entre a competição e a vida espiritual.
Ele também avalia que muitas vezes, pessoas não-cristãs entram no templo sem interesse no conteúdo do evangelho e sem interesse pela igreja. “Elas podem entrar por causa de um tema atual que chamou a atenção delas. E quando a igreja é comprometida com o Evangelho, ela tem as suas ‘iscas’”, afirma o teólogo. Segundo ele, no caso de Santo Amaro, essa “isca” é justamente a contextualização. “Quando existe uma ponte cultural, ou seja, falar sobre esse assunto fazendo uma leitura a partir das Escrituras, naturalmente acaba atraindo mais aquela pessoa que tem certa resistência com Jesus e com a igreja”, avalia.
Sobre a série
Durante os sábados de junho, quem participar das celebrações da igreja refletirá sobre o chamado de Deus para sair da arquibancada e entrar em campo, vivendo uma vida de fé, coragem e propósito. Segundo o release (explicação do conteúdo) divulgado, a série “Essa é a nossa Copa” vai enfatizar que, enquanto muitos buscam conquistas temporárias, os cristãos são chamados para uma vitória que tem valor eterno. Os sermões anunciados serão:
- Dia 13: Convocados;
- Dia 20: Adversário;
- Dia 27: Vitória.
Texto: Andrei Sampaio/APC
Fotos: Divulgação.












