Skip to content

A espada do Espírito

A única peça da armadura usada para duas finalidades: defesa e ataque

… e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” – Ef6.18
Não podemos descuidar, porque quando menos esperamos, nos encontramos no meio de uma batalha. Mas ainda bem que há possibilidade de vitória através de uma arma maravilhosa que está à nossa disposição, a espada do Espírito. Mas não nos esqueçamos:
Ela é do Espírito. Foi o Espírito Santo que a inspirou – 2 Pe 1.21. Portanto, é Ele quem dá a iluminação certa no momento de necessidade, tanto para o ministrante como para o ministrado.
Jesus deixou o maior exemplo de como utilizá-la por ocasião da tentação no deserto – Mt 4.1-11. Com ela o Senhor venceu todas as artimanhas malignas de Satanás. Através da Palavra podemos também vencer os ardis malignos.
Esta espada é espiritual e não carnal. Pedro usou uma espada carnal quando Jesus foi preso no Getsêmani e causou ferida em Malco – Jo 18.10. Porém, no dia de Pentecostes, usou a espada espiritual num memorável sermão e quase três mil pessoas tiveram um encontro com Cristo – At 2.41. Então o contraste é grande: arma material ou carnal fere e mata, enquanto a espiritual, que é a inerrante Palavra de Deus, sob a direção do Espírito Santo, cura as feridas, convence as pessoas do engano e traz a vida que continua para sempre.
A espada era a única peça da armadura usada para as duas finalidades: defesa e ataque. Com ela defendemos nossa posição de fé, dissipamos dúvidas e avançamos, invadindo o reino do mal, conquistando almas para o Senhor. O texto de Hebreus 4.12 fala também deste símbolo da Bíblia Sagrada: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Pr. Elias Alves Ferreira é responsável pela IAP em Jales (SP) e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral

Notícias