No início do Evangelho de Mateus, o evangelista apresenta Jesus como Emanuel, que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23). Esse título revela uma das mais belas características do Salvador: Ele está perto das pessoas e habita com aqueles que creem em Seu nome.
Num mundo marcado pela solidão e pelo individualismo, saber que Jesus é o Emanuel traz consolo e esperança ao coração. Como expressa o Livro de Teologia do Novo Testamento do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa: “O próprio Deus se encarnou e veio morar com os seres humanos.”
Pulando para o final do Evangelho, vemos que Aquele que possui toda autoridade no céu e na terra entrega à comunidade dos discípulos, a Igreja (o Israel de Deus), a missão conhecida como A Grande Comissão (Mateus 28:18-20). Nela, o Senhor envia Seus seguidores a irem pelo mundo, alcançando todos os povos e etnias, fazendo discípulos que se pareçam com o Mestre, batizando-os e ensinando-os a obedecer tudo o que Ele ordenou.
E junto a essa grande tarefa, Mateus mostra que, mesmo após a ascensão, Jesus não deixaria Seu povo sozinho: “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).
O teólogo William Hendriksen chama essas últimas palavras de “O Grande Conforto”, pois enfatizam que o Emanuel continuaria com Sua Igreja na missão e em toda a sua jornada espiritual. Ele destaca ainda que não se trata de uma presença apenas “para sempre”, mas “dia após dia”. A palavra “convosco” ecoa de forma poderosa o nome Emanuel.
Esse eco chega até nós hoje, mostrando Jesus como a resposta de Deus para a solidão do mundo. Ele, que experimentou o abandono dos homens e o peso da separação de Deus por causa do nosso pecado (Mateus 27:46), pode nos consolar com Sua presença constante, especialmente nestes tempos solitários em que vivemos.
Além disso, por meio da Igreja — o Corpo de Cristo na Terra (1 Coríntios 12:27) —, a presença do Emanuel se torna visível e concreta quando, por exemplo:
- amamos uns aos outros (João 13:34);
- perdoamos uns aos outros (Colossenses 3:13);
- suportamos uns aos outros (Efésios 4:2);
- aconselhamos uns aos outros (Colossenses 3:16).
Assim, quando a Igreja vive a Grande Comissão, ela também experimenta o Grande Conforto: o Emanuel que caminha com Seu povo, enchendo-a do Espírito Santo e fortalecendo-a para levar o Evangelho a todos os lugares.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).