Skip to content

A liderança e o trabalho em equipe

A liderança e o trabalho em equipe

“Uma andorinha só não faz verão”. Cresci ouvindo esse ditado especificamente em duas situações. Quando havia o julgamento de um fato que envolvia mais de uma pessoa ou quando se tratava do trabalho em equipe, um convite a colaboração coletiva, tipo “a união faz a força”.

Realmente o trabalho em equipe não é algo novo, desde sempre o ser humano precisou dessa força para realizar grandes coisas. Até mesmo para ir à guerra era preciso uma boa equipe, forte e de extrema confiança, devido a necessidade de criar estratégias, formar guerreiros, proteger as tendas, garantir o suprimento e tantas outras demandas.

Nos dias atuais nossas guerras são outras, mas a forma de lidar com elas são basicamente as mesmas. Para se obter resultados é preciso estratégias eficazes, planos organizados, reconhecimento do território, dos tempos, de seu público e de seus inimigos. Sozinho, não dá!

Todo líder precisa de uma equipe disposta a enfrentar as dificuldades e desafios na direção do Ministério. Porém, não lhe basta uma boa equipe se você não for um bom líder (seja você homem ou mulher). A equipe precisa ser direcionada da maneira correta. Ela vê em seu líder o referencial de alguém que está por dentro das constantes mudanças, à disposição para guiar, discipular novos líderes e fazer a roda girar.

Ter uma equipe motivada, animada, estimulada, bem orientada, requer esforço por parte do líder que, deve ser o agente os movendo para frente. Então se liga nessas dicas:

Exercite o olho clínico – cada integrante tem habilidades que podem ser dignamente exploradas a favor do Reino. Sem contar que se cada um estiver em sua área de atuação, os resultados serão promissores. Leia 1 Cr 12: 1-25, os guerreiros que se uniram a Davi tinham habilidades específicas e foi isso que o ajudou a realizar o propósito de Deus.

Em vez de delegar tarefas, delegue responsabilidades, onde cada um dentro de suas capacidades, irá desenvolver o seu trabalho. Será satisfatório para eles e um alívio para você. Não foi em vão que Jetro aconselhou Moisés a dividir o fardo das responsabilidades e não das tarefas (Ex 18: 21).

Motive-os sempre! Tenha relacionamento interpessoal. Seja tolerante. Fique com sua equipe. Orem juntos e mesmo à distância, estejam comunhão. Deixe que eles vejam o seu trabalho, que notem seus esforços e sua satisfação em está no ministério.

Siga o exemplo de Cristo que em todo o seu Ministério conduziu, ensinou e demonstrou interesse por seus discípulos. Seja um bom amigo!

Ajude-os a descobrir novas habilidades, desafie-os, tire-os da zona de conforto e os ajude a crescer. Quanto mais sua equipe se fortalece, mas sua liderança é fortalecida e o Ministério ganha.

Não fique apenas nessas dicas. O trabalho é progressivo. Lembre-se, a posição que você ocupa hoje, foi escolha divina. Por isso, no trabalho em equipe “Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo”(Filipenses 2:14-15).

Por. Ivany Oliveira
MJGeral

Notícias