O que é pressão? Pressão é sufocar, apertar, pressionar determinada área, por vezes, uma grande força sufocando uma pequena. Um exemplo atual é a Rússia atacando a Ucrânia; uma megapotência atacando um pequeno país. A pressão tem a ver com ataques desproporcionais. Foi assim que o apresentador do “Promessas de Esperança”, da TV Viva Promessa, introduziu sua mensagem no episódio intitulado “Três pressões”. Para ele, há três pressões que todas as pessoas podem enfrentar e que geram desconforto e desafios para viver.
UM: A PRESSÃO DO PASSADO
O pastor Edmilson Mendes diz que a maioria das pessoas pode sofrer com relação ao passado. “A pressão do passado gera depressão, a depressão tem a ver com tristeza, desencorajamento, desânimo, a gente não tem motivação para nada porque as coisas nos abalaram tanto e elas foram roubando de nós toda a alegria e toda a vontade de viver”. Hoje, muitas pessoas estão deprimidas, enfrentando ciclos severos de depressões profundas, atrás de especialistas médicos, terapias, pastores e conselheiros para solucionar essa “prisão” de ontem.
DOIS: A PRESSÃO DO PRESENTE
A pressão do presente tem como característica o estresse provocado pelos eventos e pressões do dia a dia: pelo trânsito, pela agenda, por um sem-número de compromissos, pelas cobranças que os filhos fazem, o cônjuge faz, os pais e os irmãos da igreja fazem, superatividades delegadas pelo chefe, pelo gerente, pelos colegas de trabalho, pelos clientes, fornecedores.
“A pressão do mundo pela academia, pela moda, pela estética… você precisa caminhar, se alimentar… tudo isso gera estresse porque nós não damos conta, a gente deixa de ser feliz, a gente deixa de viver para atender as demandas que o mundo capitalista criou”, falou Edmilson.
TRÊS: A PRESSÃO DO FUTURO
Por último, a pressão do futuro é outra demanda enfrentada por muitos homens e mulheres. Ela é caracterizada pela ansiedade, a ansiedade das coisas que estão por vir, que vão acontecer, ela é amiga do medo de como será o amanhã.
Mas qual a solução apresentada pela Bíblia para essas três pressões? O Pr. Edmilson Mendes usou a referência de Hebreus 13:8: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” “Esse versículo, por ser tão famoso, por ser tão usado, por ser adesivo de carro, acaba que crentes esquecem dele, deixam ele em alguma gaveta lá como um versículo bonito, mas há profundidade e as verdades contidas nele”, ressaltou Edmilson.
O versículo fala fundo na alma das expectativas das pessoas, ele mexe com a fé, com a esperança, porque trata exatamente de passado, presente e futuro, colocando Jesus como aquele que não sofre com o tempo, mas que entrou no tempo para dar a ele um novo significado e para colocar nele a Sua eternidade. “Jesus é o Senhor do tempo, então nossas pressões só encontrarão solução no Jesus que é o mesmo sempre. Ele manda na história, na minha vida, na sua vida”, pontuou O Pr. Edmilson. Como se lê em Malaquias 3:6: “Eu, o Senhor, não mudo, e é porque eu não mudo, filhos de Jacó, que vocês não são consumidos”.
Assista à mensagem completa aqui:
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).