Skip to content

Adolescente com dúvidas sobre batismo pede sinal e recebe resposta em culto

Davi Marinho, de 11 anos, foi um dos quatro batizados em uma cerimônia emocionante na Promessa Lages, no Rio de Janeiro.

 

O batismo nas águas é um marco na vida cristã, simbolizando o compromisso com Cristo e a nova vida em Deus. Para Davi Nycolas Rodrigues Marinho, de 11 anos, um dos quatro adolescentes que desceram às águas na Igreja Adventista da Promessa de Lages, no Rio de Janeiro, esse momento foi ainda mais especial. Ele chegou à igreja por meio de sua avó e tia e, após passar pelo curso Trilho do Discipulado, ainda tinha dúvidas sobre o batismo.

Em oração, pediu uma confirmação do Senhor e, no dia seguinte, recebeu a resposta que precisava. “Vim ao culto e o pastor estava falando sobre batismo. Meu coração ardia, e a única coisa que eu pensava era: ‘Eu quero me batizar!’”, relembra.

Além de Davi, que cresceu espiritualmente e hoje auxilia os obreiros da igreja, também foram batizados no domingo (16/02): Luiz Emanoel Marques do Nascimento, de 13 anos; Isaac Ivo Gregório da Silva, de 12 anos; e João Pedro Masiero Guimarães, de 12 anos. A cerimônia foi marcada por momentos de intenso quebrantamento, renovação espiritual e entrega. A presença do Espírito Santo foi palpável para as cerca de 75 pessoas presentes.

 

O impacto do culto também alcançou as crianças mais novas. Entre elas, Karol, de 8 anos, que visitava a igreja e, emocionada durante a oração pelos pequeninos, aceitou Jesus como Senhor. Já Maria, de apenas 6 anos, impactada pelo mover de Deus, repetia insistentemente: “Minha mãe tem que servir a Jesus nesta igreja.”

Outro ponto marcante foi a inovação no formato da cerimônia. Segundo o pastor titular, Éder Nascimento, colocar uma piscina no meio da igreja durante o culto foi um desafio, mas representou um novo tempo para a Promessa Lages. Ele destacou que o batismo também é uma oportunidade de evangelização para aqueles que ainda não conhecem Jesus.

Histórias dos batizados

Os quatro adolescentes representam sinais de um novo tempo para a comunidade cristã local.

🔹 Isaac, nascido em um lar cristão, é filho dos diáconos Ivan e Ionice. Após participar das aulas do Trilho do Discípulo, sentiu o desejo de dar esse passo de fé, compreendeu a importância do batismo e decidiu se entregar totalmente ao Senhor.

🔹 Luiz Emanoel, filho do Pr. Éder, sempre sonhou com o batismo. Comprometido com o Desafio 365 de leitura da Bíblia, pediu para ser batizado e realizou um sonho de longa data. Agora, seu anseio é viver a experiência do batismo no Espírito Santo.

🔹 João Pedro teve sua caminhada de fé influenciada pelo avô e pelo Diácono Fábio, que o evangelizou. Ele aceitou Jesus como Senhor durante um culto de oração. Sua conversão impactou toda a sua família: seus pais, Aylan e Jessika, que estavam afastados há anos, retornaram à comunhão e levaram consigo a filha, Fernanda. Pouco tempo depois, nasceu Manuela, e hoje toda a família serve a Deus.

O desejo de João Pedro em participar da Ceia do Senhor foi um grande incentivo para seu batismo. Durante um culto de campanha de oração pelas crianças, ele pediu a uma diaconisa que orasse por ele e expressou sua vontade de descer às águas. Sua mãe prontamente comunicou ao Pr. Éder, que levou seu nome ao conselho da igreja para que pudesse participar da cerimônia.

 

Missão em meio à violência

O Pastor Éder Nascimento destaca que a igreja enfrenta desafios devido ao contexto onde está inserida. “Desde que cheguei à igreja de Lages, há dois anos, enfrentamos muitas dificuldades, mas o maior deles tem sido a guerra de facções criminosas na comunidade. No ano passado, os irmãos ficaram muito desanimados, e eu entendo perfeitamente, pois, durante uma tentativa de invasão da comunidade, perdemos nossa querida diaconisa Maria José, uma das pioneiras da igreja. Foi um momento muito difícil.”

Com o tempo, os membros começaram a retornar aos cultos. Uma das estratégias adotadas foi a abertura de Pequenos Grupos (PGs) durante a semana, além do ajuste no horário das celebrações. “Abrimos três PGs e, apesar de alguns irmãos não terem retornado ainda, a igreja se reanimou e novas vidas foram alcançadas através do curso Trilho do Discipulado.”

Para o pastor, a realização do batismo foi um dos momentos mais emocionantes. Ver os quatro adolescentes descerem às águas, entre eles seu próprio filho, foi uma experiência indescritível. “Temos planos para um novo templo, mas seguimos confiantes de que Deus está conduzindo Sua igreja. Ele é quem nos fortalece e nos dá a certeza de que, apesar das lutas, a vitória sempre pertence ao Senhor.”

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação. 

Com informações: Comunicação Promessa Lages e Convenção Rio de Janeiro.

Fotos: Comunicação Promessa Lages. 

Notícias