Skip to content

Adoração, mesmo na tribulação

“Quando cheguei a este mundo estava nu e nada possuía. O Senhor me deu tudo quanto eu tinha e agora tomou de volta. Glória ao Senhor! Bendito seja Ele!”. (Jó 1:21 – Bíblia Viva)
Num mundo onde se busca cada vez mais os bens financeiros, a riqueza, o texto acima parece absurdo. Um evento realizado na IAP em Santana (SP), em maio, com o tema “Adoraçãoevida” me fez pensar em alguns fatores bíblicos e contemporâneos a respeito dos adoradores na Bíblia: a rotina de mais um dia está normal, os dois irmãos chegam para oferecer adoração ao Deus vivo: Caim e Abel, mas o coração e as intenções de Caim não estão de acordo com o Criador. Mas, a misericórdia do Senhor é compassiva (Gn 4:1-7).
Infelizmente, Caim está distante do Deus vivo e próximo do abismo. Mal intencionado e cheio de raiva, Caim mata seu irmão, Abel. Quantas pessoas que não falam nada, porém ao pensar, matam com o olhar, com intenções e com palavras lançadas para prejudicar e levantar contendas por ciúmes. O Criador não aceita a oferta e adoração de uma vida com raiva e fora dos propósitos bíblicos. Para adorar é preciso sinceridade, amor e obediência.
Dois personagens íntimos com o Criador muito têm a nos ensinar: São Jó e Davi. Os dois eram ricos, porém humildes. Um era temente a Deus, justo e desviava-se do mal, o outro, um homem segundo o coração de Deus. O patriarca e o rei foram tentados, sofreram, foram perseguidos, mas procuraram sempre buscar e confiar no Deus Todo Poderoso! Jó afirma que tudo vem do Senhor: “Ele dá e Ele tira no tempo Dele”. Davi entregou tudo o que tinha, reconhecia que a fonte de tudo é o Senhor. Bendize ó minha alma ao Senhor… (Sl 103:1-3)
Como adorar a Deus com tudo o que temos e ainda quando não temos? Nos dias atuais, tem sido valorizado tudo na centralidade do ser humano. Deus é Todo Poderoso, Ele nos abençoa mesmo! Quando surgem algumas dificuldades, esquecemos que Deus é Soberano, não entendemos e foge da nossa mente as mensagens bíblicas para enfrentarmos os dias inesperados com a mesma firmeza dos momentos de paz e conquistas! Aprenda com Jó e Davi a bendizer ao Senhor em todo o tempo. Como cantamos fervorosamente e temos dificuldades para viver com alegria: “Te louvarei, não importam as circunstâncias, adorarei somente a ti Jesus. Perto quero estar…”. O ser humano foi criado para adorá-lo, em especial aqueles que conhecem o Evangelho de Cristo, a Palavra de Deus. Deus fala e cumpre; o Deus que tudo vê, no tempo certo, ensina seu povo que as tribulações são lições pedagógicas para conhecer o seu maravilhoso amor, que jamais deixará o ser humano e assim, o homem pode glorificar a Deus.
Deus está conosco! Mas será que o conhecemos de tal forma que investimos tempo para buscá-lo e estar perto dele? Hoje, tudo é rápido e prático, pelos recursos tecnológicos que temos. O Senhor Jesus afirma: “Deus é Espírito e importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade” (João 4:23 e 24). Cantar e tocar bem, fechar os olhos e levantar as mãos, ter um excelente repertório, com certeza, são elementos importantes no culto. Entretanto, o Deus que é Espírito procura adoradores que estudam a Palavra e que, através da oração e meditação diária, procuram em amor agradá-lo e lutam diariamente para alcançar este alvo. E você? Para chegar ao altar e adorar é preciso parar nos átrios do Senhor, orar e reconciliar com o irmão; os relacionamentos precisam ser restaurados! Através do sangue de Cristo temos o perdão dos pecados e a purificação da alma. Para adorar a Deus é preciso perdão e reconciliação em Espírito e em verdade!
Antes de aceitar a adoração do cristão (o louvor, as ofertas, os dízimos, a pregação e outras atividades), Deus quer a vida do adorador por completo e para sempre! Quer ser um dos tais? Então, estude a Palavra, peça ajuda do Senhor e oração aos irmãos e amigos, creia e procure viver a proposta na liturgia do culto nos finais de semana, em todos os lugares, e Deus estará contigo e aceitará sua adoração.
Dessa forma, sua vida está na direção, na vontade e nos braços do Pai!
Pr. Sandro Soares de O. Lima é responsável pela IAP em Santana (SP).

Notícias