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AFINIDADES E DIVERGÊNCIAS ENTRE MUSICALIDADE, MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

AFINIDADES E DIVERGÊNCIAS ENTRE MUSICALIDADE, MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

 

por

Andressa Leal Lopes

Resumo:

O ensino da música, quando aplicado de forma correta, é fundamental em todas as fases da vida do ser humano, pois desenvolve habilidades específicas como a percepção e memória auditiva, coordenação fina e grossa, raciocínio lógico, memória muscular e espacial, entre outras habilidades do fazer musical que são desenvolvidas dentro de três grandes eixos do ensino da música. 

O pressuposto do estudo apresentado em minha monografia consiste em três conceitos fundamentais na iniciação musical, os quais colocamos em três grandes eixos.

  • O primeiro eixo é a musicalidade que consiste, segundo o presente pressuposto, na vivência musical, ou seja, todo e qualquer contato que o ser-humano já teve com a música de forma indireta, sem nenhum objetivo a ser alcançado ou desenvolvido. Cuervo e Maffioletti (2018) afirmam que é uma característica humana ao alcance de todos e por isso o vemos como o maior eixo.
  • O segundo eixo está contido dentro de musicalidade, nomeamos de musicalização, é o eixo de transição e um dos mais importantes, pois traz o início do processo construtivo da música a partir da vivência musical com finalidade de tornar-se sensível a música (PENNA, 1990) e desenvolver habilidades específicas no que diz à percepção musical sendo elas: o movimento, audição, sensibilidade, apreciação, criatividade, o ritmo, melodia, harmonia (CRISTAL, 2018).
  • Por fim, o terceiro e último eixo que está contido dentro de musicalização, responsável pelo início de uma longa jornada no ensino da música nomeamos de educação musical, cujo papel é aprimorar as habilidades adquiridas na musicalização (ABREU, 2011) e avançando para o desenvolvimento cultural e psicomotor, estimulando o contato com diferentes linguagens, contribuindo para a sociabilidade e democratizando o acesso à arte (NADAL, 2010), gerando entendimento, raciocínio, reflexão sobre o que se reproduz ligado ao intérprete de instrumentos musicais ou cantor ou no fazer musical ligado a criatividade: compositor, arranjador, improvisador…

Dada a importância do estudo e uso correto dos termos no processo de ensino-aprendizagem da música, considera-se necessário realizar outros estudos voltados para (a) práticas pedagógicas que desenvolva a Musicalidade, (b) práticas pedagógicas que desenvolva a Musicalização, (c) práticas pedagógicas que desenvolva a educação musical, estudo específico do ensino da música.

 

Referência 

LEAL, Andressa. Afinidades e divergente entre musicalidade, musicalização e educação musical. 2020. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Instituto Villa-Lobos.

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